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Pesquisa da Skillsoft mostra lacunas de habilidades e talentos nas empresas

Relatório examina o estado da indústria de TI, destacando a necessidade premente de qualificação e requalificação da força de trabalho, dado o rápido avanço das tecnologias

Pesquisa da Skillsoft mostra lacunas de habilidades e talentos nas empresas

A Skillsoft, uma plataforma para experiências de aprendizagem, apresentou os resultados de seu Relatório de Habilidades e Salários de TI de 2023. Com base em insights de mais de 5,7 mil profissionais de TI globais, incluindo líderes e funcionários, o relatório examina o estado da indústria de TI, destacando a necessidade premente de qualificação e requalificação da força de trabalho, dado o rápido avanço das tecnologias de IA e aprendizado de máquina (ML).

As principais descobertas incluem:

– IA e ML são as maiores áreas de foco dos líderes de TI, embora 43% classifiquem os conjuntos de habilidades de IA e ML de suas equipes como baixos.

– Um em cada três líderes de TI tem mais dificuldade em encontrar talentos qualificados em IA e ML.

Com 72% dos líderes de TI classificando as habilidades de liderança de suas equipes existentes como médias a baixas, há uma lacuna significativa entre as necessidades e prioridades de treinamento nesta área crítica

– O principal fator de lacunas de competências é a taxa de mudança tecnológica que ultrapassa os programas de formação.

– No ano passado, 45% dos profissionais de TI afirmaram que a gestão não viu um benefício tangível na formação. Apenas 15% dizem agora o mesmo, uma vez que o desenvolvimento de competências se torna um imperativo empresarial.

– 97% dos líderes de TI afirmam que equipes certificadas agregam valor à sua organização.

– A principal razão para o desenvolvimento de competências dos profissionais de TI é preparar a sua organização para novas tecnologias, especialmente à medida que a IA generativa (GenAI) se torna mais avançada.

“Com a IA acelerando a disrupção em um ritmo sem precedentes, a necessidade de treinamento da força de trabalho nunca foi tão óbvia e consequente”, disse Orla Daly, diretora de Informação da Skillsoft. “As organizações estão num ponto crítico em que precisam de ser deliberadas e proativas na construção de competências e capacidades – especialmente relacionadas com a IA – ou correm o risco de ficar para trás no próximo ano. Experiências de treinamento interativas, onde os profissionais aprendem fazendo, irão desbloquear possibilidades ricas, criando valor comercial e aumentando o envolvimento e o moral dos membros da equipe”, completou.

Aumentar o escopo e a eficácia do treinamento

O desenvolvimento de habilidades é uma peça crítica do quebra-cabeça para a construção de uma organização competitiva, embora seja necessário mais trabalho para otimizar o treinamento entre as equipes de tecnologia. Apenas 37% dos profissionais de TI relatam receber formação “na maior parte do tempo” quando os seus empregadores investem em novas tecnologias. Além disso, em comparação com o ano passado, mais 40% dos líderes de TI afirmam que a sua organização não está a investir o suficiente no desenvolvimento profissional e mais 80% afirmam que os seus actuais programas de formação não são eficazes no desenvolvimento das competências de que necessitam.

Isso representa uma oportunidade perdida para fortalecer os resultados de negócios e a retenção de talentos. Os profissionais de TI que recebem treinamento relatam melhoria na qualidade do trabalho (62%), maior senso de engajamento (47%) e desempenho mais rápido no trabalho (45%). Entretanto, 82% dos profissionais de TI afirmam que a formação é extremamente ou muito importante para a sua carreira e a falta de desenvolvimento foi o principal factor que levou os entrevistados a mudar de emprego no último ano.

Habilidades “hard” ou técnicas têm sido tradicionalmente priorizadas no setor de TI, enquanto habilidades “soft” ou poderosas podem cair no esquecimento, apesar de serem essenciais para adaptar e aumentar tecnologias transformadoras, especialmente GenAI. Os profissionais de TI classificam a comunicação da equipe (40%), a comunicação interpessoal (21%) e a inteligência emocional (13%) como as três habilidades mais importantes que os líderes de TI devem ter. No entanto, apenas 6% dos líderes de TI afirmaram que as competências de liderança serão uma área-chave de investimento no futuro, e apenas 7% disseram o mesmo sobre as competências de poder.

Com 72% dos líderes de TI classificando as habilidades de liderança de suas equipes existentes como médias a baixas, há uma lacuna significativa entre as necessidades e prioridades de treinamento nesta área crítica. Isto representa uma grande oportunidade para as empresas desenvolverem profissionais de TI completos, fornecendo treinamento de liderança como um diferencial para impulsionar maior inovação, crescimento e eficiência.

Construção programas de qualificação

Lacunas de competências, escassez de talentos e transformação tecnológica são desafios que afetam os departamentos de TI. No entanto, todos são obstáculos que podem ser remediados com um programa de treinamento bem orquestrado que combine múltiplas modalidades e tipos de conteúdo. De acordo com profissionais de TI, as características mais importantes de um programa de treinamento incluem qualidade de conteúdo (55%), oportunidades de prática prática (50%) e múltiplos métodos de aprendizagem (38%).

O treinamento online sob demanda é a modalidade de aprendizagem mais popular entre os profissionais de TI este ano (59%), seguido pelo treinamento on-line ao vivo (46%) e pelo treinamento improvisado no trabalho (31%). Além disso, os profissionais de TI aproveitam uma variedade de recursos de aprendizagem, desde assinaturas de treinamento para empregadores (35%) e guias de preparação para certificação (25%) até comunidades on-line (24%).

Serviço
www.skillsoft.com

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