book_icon

Nokia testa com sucesso solução de criptografia contra ataques quânticos

O desenvolvimento da computação quântica introduz a capacidade de penetrar facilmente em sistemas anteriormente considerados seguros, por exemplo, quebrando a encriptação existente

Nokia testa com sucesso solução de criptografia contra ataques quânticos

A Nokia anunciou que concluiu com sucesso uma prova de conceito (PoC) de Redes Quantum-Safe (QSN) em uma complexa topologia de rede óptica em anel em três locais na Grécia com HellasQCI, o Consórcio Nacional Grego de Infraestrutura de Comunicação Quântica. A Nokia demonstrou com sucesso a geração de chaves híbridas usando física clássica e quântica para gerar e distribuir chaves Quantum-Safe para serviços ópticos criptografados. O objetivo do PoC era executar casos de uso com os membros do consórcio HellasQCI do governo, pesquisa e educação, defesa, aplicação da lei e proprietários de infraestrutura crítica do setor privado para garantir a infraestrutura de conectividade Quantum-Safe.

O PoC foi realizado em um anel conectando três nós no Data Center da GRNET, o Centro de Operações de Rede (NOC) da Universidade Nacional Kapodistrian de Atenas (NKUA) e o Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da NKUA, Laboratório de Comunicações Ópticas e Tecnologia Fotônica ( OPTCOMMS-PTL).

Ambientes de teste como este são cruciais para garantir que as redes estejam prontas para ataques de segurança cibernética de nível quântico, que são inevitáveis ​​à medida que a computação quântica se torna mais acessível em todo o mundo

O potencial positivo da computação quântica é enorme. Hoje, os governos e as organizações de investigação estão a investir na tecnologia para abordar questões como a sustentabilidade, a defesa e outros desafios sociais. As empresas a estão utilizando em todos os setores para aplicações como cálculos financeiros avançados, moldar o futuro dos veículos elétricos ou para compreender melhor o impacto das alterações climáticas na rede elétrica.

No entanto, o desenvolvimento da computação quântica também introduz a capacidade desta tecnologia de penetrar facilmente em sistemas anteriormente considerados seguros, por exemplo, quebrando a encriptação existente. Esta ameaça poderia facilmente danificar infra-estruturas críticas que sustentam a vida. Portanto, há uma necessidade urgente de garantir que as redes estejam prontas para ataques quânticos através de consórcios como o HellasQCI, que realizam testes e ensaios rigorosos nos seus sistemas antes que os malfeitores possam tentar aproveitar a computação quântica, substituindo as atuais tecnologias de encriptação.

O consórcio HellasQCI consiste em 14 organizações públicas e empresas privadas e é liderado pela GRNET como coordenador do projeto e pela NKUA como coordenador técnico. GRNET opera sob os auspícios do Ministério Grego de Governança Digital, fornecendo redes, computação em nuvem, computação de alto desempenho e infraestruturas eletrônicas. Conecta mais de 150 organizações em 50 cidades e atende centenas de milhares de usuários diariamente na administração pública, educação, pesquisa, saúde e cultura.

A solução Nokia QSN demonstrou o valor agregado do Nokia Security Management Server (SMS) para orquestrar chaves Quantum-Safe e fornecer monitoramento e gerenciamento contínuos de conectividade quântica segura. Este SMS específico é o orquestrador da chave Quantum-Safe, gerenciando solicitações de chave e garantindo serviços Quantum-Safe para um determinado período criptográfico. Após o monitoramento contínuo do serviço de conectividade Quantum-Safe, o SMS do sistema pode aumentar automaticamente a resiliência da conectividade segura, revertendo para chaves clássicas baseadas na física em caso de problemas na camada QKD.

“Estamos muito satisfeitos com a conclusão bem-sucedida do PoC com a Nokia, que é um dos principais marcos para o projeto HellasQCI que estabelece a Infraestrutura Nacional de Comunicação Quântica na Grécia”, disse Ognjen Prnjat, diretor de Infraestruturas e Projetos Europeus da GRNET. “A  GRNET desempenha um papel crucial em várias infraestruturas europeias de investigação e educação, e estamos honrados por ter recebido do Ministério da Governança Digital a responsabilidade de liderar a implementação deste infraestrutura de rede quântica inovadora como parte da iniciativa pan-europeia de infraestrutura de comunicação quântica (EuroQCI). O PoC demonstrou a viabilidade e os benefícios das Redes Quantum-Safe para proteger comunicações críticas na Grécia e na Europa e esperamos continuar a nossa colaboração com a Nokia e outros parceiros para desenvolver e implementar um EuroQCI operacional e seguro”, completou.

“Estamos orgulhosos da parceria com a HellasQCI e seus membros do consórcio para demonstrar nossa solução QSN neste PoC desafiador e inovador. Ambientes de teste como este são cruciais para garantir que as redes estejam prontas para ataques de segurança cibernética de nível quântico, que são inevitáveis ​​à medida que a computação quântica se torna mais acessível em todo o mundo. A Nokia traz uma estrutura estruturada e uma abordagem colaborativa baseada em parceiros, combinada com nossa experiência em redes líder mundial, com ampla experiência no gerenciamento de implementações complexas e em grande escala com domínio de multiconectividade e tecnologias de vários fornecedores de QKD”, finalizou James Watt, chefe da divisão de redes ópticas da Nokia.

Serviço
www.nokia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.