Em um cenário empresarial em que a produtividade e o crescimento das receitas estão na vanguarda das prioridades organizacionais, o papel da IA generativa (GenAI) está no centro das atenções. A International Data Corporation (IDC) prevê a ocorrência de uma grande mudança de paradigma, com 35% das empresas em todo o mundo utilizando a GenAI para desenvolver produtos e serviços digitais até 2025, potencialmente duplicando o crescimento das suas receitas em comparação com os seus concorrentes.
E à medida que esta adoção acelera, a IDC prevê que a implementação do desenvolvimento de competências impulsionado pela GenAI e pela automação permitirá às organizações gerarem US$ 1 bilhão em ganhos de produtividade em todo o mundo até 2026.
Surge a questão central: o que os clientes priorizarão ao construir seus roteiros GenAI? As respostas a uma recente pesquisa global realizada pela IDC sugerem que grande parte do foco nos próximos 18 a 24 meses será na promoção de melhorias de produtividade, especialmente em relação às funções de vendas, TI e finanças. Na verdade, mais de 50% dos entrevistados enfatizaram que os ganhos de produtividade são o resultado comercial mais importante que almejam para os próximos 18 meses.
Em 2024, as ferramentas GenAI permitirão que os líderes sêniores dupliquem o uso produtivo de dados não estruturados, descobrindo insights e conhecimentos inexplorados. Mas Jyoti Lalchandani, vice-presidente do grupo IDC e diretor-geral regional para o Oriente Médio, Turquia e África (META), espera que as prioridades evoluam à medida que as organizações alargam as suas visões para além da produtividade.
“Para a maioria das organizações, é fácil desenvolver centenas de casos de uso de produtividade em torno da GenAI, mas muitas já estão questionando se estão se concentrando demais na redução de custos e não se concentrando o suficiente em como a GenAI pode ajudá-las a aumentar suas receitas”, diz Lalchandani. “Esperamos que a ênfase nos ganhos de produtividade dê lugar a resultados de crescimento de receita nos próximos 3 a 5 anos, com vendas, TI, finanças, operações e funções da cadeia de suprimentos relatando expectativas de crescimento de receita da GenAI. Os fornecedores devem acompanhar essa mudança cuidadosamente com seus principais compradores para garantir que suas ofertas de soluções GenAI continuem alinhadas com as metas de negócios em evolução de seus clientes”, finalizou.
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