As pessoas que acompanham o mundo do entretenimento têm notado a grande revolução no mercado gamer e no audiovisual, devido ao crescimento e melhoria na usabilidade e recursos nos projetos. O que antes era visto apenas como forma de lazer pelo simples fato de jogar videogame ou assistir um filme, hoje se define como um cenário bem mais maduro e competitivo, com o desenvolvimento e criações de grandes comunidades que são fãs dos dois setores.
Um fator que desempenha papel fundamental nessa junção é a tecnologia. Os avanços nos gráficos dos jogos têm impulsionado a indústria do cinema a buscar novos padrões visuais, principalmente em termos de qualidade e experiência do telespectador.
A união entre o games e o audiovisual também proporciona grandes inovações e novidades no que tange formas de conquistar o público. Um exemplo claro dessas novas possibilidades desencadeadas por esse encontro está o e-Sports. Ele permite que transmissões ao vivo sejam realizadas para todo o mundo e esse aspecto conquistou uma grande popularidade entre os jogadores e espectadores que seguem esses eventos, assim como partidas de esportes tradicionais.
A Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, comprova o potencial do mercado de jogos eletrônicos, já que revelou que três a cada quatro brasileiros jogam games, representando 74,5% da população. Além disso, mais da metade do público gamer brasileiro é feminino, o equivalente a 51,5%.
A indústria cinematográfica, por sua vez, tem feito cada vez mais adaptações de jogos de videogames para grandes produções, com o objetivo de conquistar os fãs desse nicho de mercado nas telas. Segundo apontamento do Ministério da Cultura do Brasil, os investimentos no mercado audiovisual chegam a 2,4 bilhões apenas neste ano.
Inclusive séries e documentários baseadas em jogos têm ganhado destaque, com narrativas detalhadas, conexão emocional e mostrando personagens reais que fazem parte desse cenário. O Gaming Queens, que se trata de um documentário lançado em 2023, mostra justamente esse lado dos gamers e tem produção brasileira. A trajetória da equipe Furia no Campeonato Mundial Feminino de CS do ano passado é registrado por meio de vídeos e veiculado na Red Bull TV. O filme permite acompanhar os desafios diários que as jogadoras enfrentam em seus treinamentos e na preparação para o ESL Impact.
O mercado gamer junto ao audiovisual está ajudando produtores cinematográficos a explorarem novas oportunidades, criando histórias e interações com o público de forma que cativa e mantém o espectador ligado ao enredo. Dessa maneira, é possível esperar que essa influência dos dois setores tenha uma evolução constante no mundo do entretenimento.
Essa união é uma tendência que vem para ficar, transformando não só como consumimos esse ramo, mas como criamos e interagimos com ele. Essa, com certeza, é uma aliança bem consolidada que tem tudo para surpreender os apaixonados por jogos e cinema, conclui Beatriz Scavazzini, diretora e especialista em branded content e documentários para publicidade, televisão e mídias digitais.
ONDE ASSISTIR O DOCUMENTÁRIO
Assista à programação da Red Bull TV pelo link https://www.redbull.com/br-pt/discover ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation4 (PS4), PlayStation3 (PS3) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.
SOBRE A RED BULL TV
A Red Bull TV é um Canal global de entretenimento digital com programação além do extraordinário disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Combinando eventos ao vivo, uma extensa biblioteca On Demand e os melhores momentos de eventos que incluem esportes radicais como surfe, skate e bike, além de festivais de música, dança, séries originais, longas-metragens e documentários. A Red Bull TV oferece uma experiência de visualização envolvente pelo site redbull.tv, assim como em seu aplicativo ou via Smart TV.
SOBRE A FURIA
A Furia é uma das principais organizações de esportes eletrônicos do mundo. Fundada em 2017 por André Akkari, Jaime Pádua e Cris Guedes, a Furia disputa os principais títulos e ligas de e-sports do mundo mas quer muito mais que o sucesso competitivo: ela busca tornar-se um movimento sociocultural que impacta positivamente os contextos nos quais está inserida. Atualmente conta com estruturas no Brasil, Malta e nos Estados Unidos que apoiam seus pilares de atuação: performance, estilo de vida, conteúdo, business, tecnologia e social.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo