book_icon

Com soluções da CommScope a Tex Cotton acaba com problemas de conectividade

A alta taxa de transmissão do cabo CAT 6A da CommScope (10 Gbits/seg, contra 50 Mbits/seg dos cabos usados na instalação antiga) atendeu prontamente ao aumento de velocidade que desejávamos para as novas demandas

Com soluções da CommScope a Tex Cotton acaba com problemas de conectividade

Sede da Tex Cotton adota soluções da CommScope e acaba com problemas de conectividade. Empresa de confecção de roupas infanto juvenis conectou cinco andares de sua unidade em Blumenau (SC) com cabos de rede CAT 6A e Fibra Óptica Monomodo da CommScope.

A empresa do ramo têxtil de confecção de roupas infanto-juvenis Tex Cotton tem mais de 35 anos de história e atualmente conta com mais de 650 colaboradores.

Localizada em Blumenau, Santa Catarina, a tradicional indústria fabril começou produzindo peças para grandes magazines e, entre 2005 e 2007, conquistou o licenciamento das marcas Hello Kitty e Pucca, tornando-se a principal fornecedora do segmento infanto-juvenil das Lojas Renner. Essa conquista abriu caminho para a empresa lançar marcas próprias e se lançar ao varejo multimarcas.

A GP Cabling realizou o projeto de cabeamento estruturado, que utilizou cabos de rede CAT 6A e de Fibra Óptica Monomodo 

Com crescimento rápido e uma linha de produção que desenvolve seus produtos do início ao fim do processo surgiram novas necessidades, a Tex Cotton precisou expandir suas instalações. Então, em 2019, a empresa adquiriu o antigo complexo industrial da Sulfabril, também em Blumenau, onde foi iniciada uma profunda reforma nas instalações, que hoje somam 45.000 m². Para efeito de comparação, antes disso, a área da antiga sede tinha 7.000 m².

Disposta a conectar digitalmente todos os departamentos da empresa de forma eficiente no novo prédio, a direção da companhia contratou a integradora Redetec, que utilizou as soluções CommScope de cabeamento em cobre CAT 6A e Fibra Monomodo no Backbone.

Com um projeto baseado na demanda da Tex Cotton (que implica o uso de arquivos digitais com todo o design das roupas), era necessária construir uma infraestrutura de rede que suportasse a transmissão de grandes arquivos em alta taxa e que fornecesse a garantia da continuidade do processo devido à característica do negócio, que faz com que as MAC (Moving, Adding, Changes) sejam comuns e precisem ser rápidas para não causar interrupções no processo.

Por conta disso, foi adotado um projeto com redundância e em Categoria 6A para entregar uma rede de 10 Gbit/s até as máquinas. A redundância de rede em pontos críticos, com caminhos e salas diferentes, permite que o processo de produção seja à prova de falhas, todas as MACs sejam realizadas sem nenhuma interrupção nos serviços e seja garantida a continuidade da produção.

“A solução para cabeamento estruturado oferece fácil implementação, alta conectividade e alta confiabilidade”, destaca Lúcio Marques, gerente de Oportunidades da CommScope para a América Latina.

Nova estrutura evita gargalo na rede
De acordo com Paulo César Kienen, supervisor de TI da Tex Cotton, o parque instalado anteriormente já não atendia às novas demandas de produção. Os racks de cabeamento estavam em prédios separados e levava muito tempo para encontrar e solucionar um problema de rede. Além disso, o desenvolvimento das roupas, feito em CAD, gera arquivos muito grandes, aumentando a demanda por infraestrutura.

“Como a produção aumentou, o sistema começou a ficar lento para as novas metas da empresa. Com mais máquinas para expandir a produção, câmeras de segurança, mais computadores e mais roteadores, ficou claro que era necessário fazer um projeto de cabeamento estruturado do zero para a nova sede”, lembra Kienen.

Com uma área muito maior e com as demandas de clientes aumentando, o prédio novo foi ideal para uma melhor integração entre todos os departamentos, desde o administrativo, RH, comercial, estoque, desenvolvimento de produtos, indo até o chão de fábrica. Para uma transmissão veloz de Dados entre os departamentos e evitar o risco de falhas, foi feito um projeto de cabeamento estruturado que utilizou cabeamento de rede CAT 6A e cabos de Fibra Óptica Monomodo, ambos da CommScope, por meio da GP Cabling distribuidora autorizada da companhia.

“Foram eliminados os problemas de tempo de inatividade da rede que a empresa enfrentava na antiga sede, além de propiciar uma manutenção mais rápida e maior agilidade nas instalações de novos computadores e outros equipamentos de TI”, explicou Ismar Mohr Júnior, diretor técnico da Redetec.

Para conectar todos os quatro andares do chão de fábrica, além do andar da área administrativa e de desenvolvimento foram utilizados 26 mil metros de cabo CAT6A. Para cada andar foram utilizados dois racks e um roteador Wi-Fi para cada rack. Dessa forma, se houver algum problema de comunicação de rede ou falha em um roteador, haverá sempre um rack de backup em cada andar. Também foram utilizados 4 mil metros de Fibra Óptica, que conectam o Data Center a todos os racks do prédio. No Data Center foram instalados quatro racks de servidor, e na área administrativa e de desenvolvimento, outras quatro estruturas desse tipo.

Com a nova estrutura, não são mais perdidos Dados de faturamento de pedidos e a solução ajudou muito na velocidade de transmissão dos arquivos pesados dos projetos das roupas, que agora são transmitidos imediatamente ao clicar em enviar projeto. E a alta taxa de transmissão do cabo CAT 6A da CommScope (10 Gbits/seg, contra 50 Mbits/seg dos cabos usados na instalação antiga) atendeu prontamente ao aumento de velocidade que desejávamos para as novas demandas. Outro ponto positivo foi o ganho de agilidade em sistemas como software de ERP da empresa, que ajuda na tomada de decisões e pode afetar diretamente em ganhar uma venda perante a concorrência.

“A boa distribuição dos racks e a redundância em cada área garantem que a comunicação não seja interrompida. Além disso, a alta taxa de transmissão do cabo CAT 6A da CommScope (10 Gbits/seg, contra 50 Mbits/seg dos cabos usados na instalação antiga) atendeu prontamente ao aumento de velocidade que desejávamos para as novas demandas”, ressaltou Paulo César Kienen.

Serviço
pt.commscope.com
gpcabling.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.