Nos últimos meses só ouvimos falar sobre ela: AI Generativa. Esse assunto me fez refletir sobre alguns pontos como, por exemplo, as possibilidades que a Inteligência Artificial pode trazer para nosso dia a dia corporativo, em como podemos unir forças com a tecnologia de uma maneira equilibrada e pensar na oportunidade de vivenciar mais uma evolução tecnológica, já que, meu caro leitor, sou um profissional das antigas.
Sabemos que a IA (Inteligência Artificial) Generativa é uma tecnologia capaz de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de Dados. IA Generativa é baseada em redes neurais e certamente você já leu alguma coisa sobre isso, não é mesmo? O ChatGPT, por exemplo, reúne IA e PNL (Processamento de Línguas Naturais), por isso, é tão poderoso e capaz de reproduzir conteúdos pós- treinamento a partir da técnica de “Machine Learning” em inglês, outro termo que você também deve conhecer já que diversos postais têm falado sobre o assunto. Ferramentas como Dall-E, Midjjourney e o famoso ChatGPT foram os responsáveis pela popularização da IA Generativa, mas o que tudo isso tem a ver com o meu negócio?
Há algum tempo, o Google anunciou a integração da tecnologia de Inteligência Artificial ao motor de busca, seu principal negócio. E muito antes, Bill Gates inseriu o ChatGPT no navegador Edge e no motor de buscas Bing, motivos mais do que relevantes para não ignorar a IA Generativa no dia a dia de qualquer negócio.
Em maio deste ano, foi publicado o resultado de uma pesquisa sobre Inteligência Artificial Generativa, 2023 AI Readiness Report da Scale, uma survey com mais de 1.600 executivos e profissionais de aprendizado de máquina (ML) para descobrir o que está funcionando, o que não está, e as melhores práticas para as organizações implantarem IA para um impacto real nos negócios. A pesquisa destaca que as capacidades significativamente aprimoradas dos modelos generativos em 2022 impactaram enormemente as estratégias de IA das empresas, com 65% acelerando suas estratégias existentes ou criando uma estratégia de IA pela primeira vez.
A pesquisa também aponta que, enquanto a maioria dos entrevistados (60%) está experimentando modelos generativos ou planeja trabalhar com eles no próximo ano, apenas 21% têm esses modelos em produção.
Outro item importante da pesquisa revela que 61% das empresas estão buscando a IA para ajudar a melhorar a experiência do cliente, 56% para melhorar a eficiência operacional e 50% para aumentar a lucratividade.
Podemos concluir que, sim, as empresas já entendem o potencial dos modelos generativos para acelerar seus negócios, mas colocá-los em produção ainda é um desafio.
E aí leitor, vem minha reflexão do início, como utilizar esses recursos de uma maneira equilibrada?
A geração e interpretação de Dados, criação de conteúdos e aplicativos, otimização de tarefas e economia de tempo são alguns dos benefícios da IA Generativa, e para as empresas, tudo que otimiza tarefas e economiza tempo pode ser igualado à redução de custos e ao aumento de produtividade. Então, sim, é preciso entender, aprender, e se aprofundar no tema, para ampliar a capacidade de entrega e, se possível, adivinhar as necessidades e comportamentos dos clientes, bem como do usuário final. Embora tudo que envolva aprendizado de máquina exija, segundo especialistas, maior controle de qualidade sobre os conteúdos produzidos, tal qual a precisão de Dados, muitos desafios técnicos a respeito da tecnologia ainda não estão muito claros, mas certamente devem evoluir com o crescimento e adoção da tecnologia.
Imagine o quanto sua força de vendas cresceria usando IA Generativa. Como? Na produção de conteúdo, por exemplo, para uma campanha de outbound. E o futuro nunca é tão distante quando falamos dessa tecnologia que é capaz de fazer em minutos um trabalho que pode demorar dias, o que certamente reduzirá o tempo de lançamento de produtos ou campanhas, aumentando a eficiência e permitindo que pessoas pensem de forma estratégica, e não apenas por meio do esforço repetitivo; com certeza, tudo isso e muito mais vão impactar o seu negócio de forma significativa.
O que quero dizer com isso é que, eu acredito no potencial da IA Generativa como um facilitador nos processos do dia a dia com moderação e como meio de pesquisa.
E vale a ressalva que estamos na fase inicial e a IA Generativa ainda não é capaz de tomar decisões, mas já favorece o surgimento de novos processos de trabalhos. E, lembre-se: é preciso treinar pessoas! Dessa forma, haverá perfeita evolução e sintonia entre seres humanos e essa tecnologia.
E por aí, você utiliza a AI no seu dia a dia de trabalho?
Por Fernando Gomes, diretor Comercial da Office Total.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo