book_icon

Multicloud: por que é importante que as empresas adotem a solução?

Atualmente, a tecnologia em nuvem é parte fundamental da estratégia de TI das empresas. Neste contexto,  um fenômeno crescente é a abordagem mista na implementação de soluções em nuvem, mais conhecida como multicloud, ou seja, o uso de várias nuvens públicas e privadas para diferentes cargas de trabalho e aplicações.

Quando perguntados sobre a mudança para várias plataformas de nuvem, os tomadores de decisão das empresas se concentraram na flexibilidade e no gerenciamento geral dos custos de TI. Muitos, por outro lado, observaram que as soluções multicloud permitem recuperação confiável em caso de eventos adversos, maior segurança de dados e conformidade com níveis variados de desempenho.

Adotar uma estratégia multicloud, portanto, simboliza uma mudança crucial na maneira como as empresas pensam. Depois de enfrentar anos de esforços de transformação digital com retorno mínimo, as companhias buscam agora soluções que possam trazer os resultados certos. Elas estão interessadas ​​em alinhar o uso de tecnologias de nuvem com objetivos de negócios tangíveis, como eficiência operacional, capacidade de inovação e redução de custos. Usando uma solução  multicloud, as empresas podem selecionar plataformas de nuvem com base nos requisitos de carga de trabalho e ajustá-las aos principais objetivos de negócios. Isso permite  que as estratégias multicloud seja definidas com base em desempenho e economia de custos.

Quanto maior a nuvem, maior a complexidade
A premissa de que cada vez mais empresas adotarão uma estratégia “all cloud” significa mais provedores e soluções em nuvem dentro de uma única infraestrutura. Ter mais tecnologias sempre será mais complexo do que ter apenas uma –  e a implementação multicloud não é exceção. Os modelos multicloud implicam o design em múltiplas nuvens, bem como a implementação e integração de nuvens privadas e públicas.

Há empresas que podem afirmar ter um foco claro em multicloud, mas a realidade é que muitas  adotaram uma abordagem visando apenas resultados rápidos e com menor custo, adaptando seu modelo para atender a necessidades específicas ao longo do tempo. Embora essa abordagem gere benefícios como maior agilidade e ROI mais rápido, ela também cria desafios que podem atenuar os motivadores de adoção ao longo do tempo. Por exemplo, implementar uma multicloud sem um bom gerenciamento pode prejudicar a velocidade de reação das empresas a problemas de segurança.

É preciso aproveitar a oportunidade de Multicloud hoje
Com as empresas selecionando cada vez mais várias plataformas de nuvem para diferentes cargas de trabalho,o momento atual é ideal para que provedores de serviços gerenciados (MSPs) e parceiros estratégicos de TI possam apoiar as empresas na navegação por esse novo e complexo cenário.

Com o provedor e o parceiro de canal certos, as empresas podem minimizar as dores de cabeça associadas à nuvem e se sentirem à vontade para obter benefícios quase imediatamente. É aí que reside uma grande oportunidade para os provedores: fornecer a experiência, as habilidades e as soluções necessárias para projetar uma abordagem otimizada e simplificada para a implantação em várias nuvens.

Toda empresa tem um volume de dados significativo para proteger. No entanto, uma jornada de nuvem complexa torna o gerenciamento, o aproveitamento e a proteção desses dados extremamente difícil sem o conhecimento adequado. Esse desafio de negócio, portanto, transforma os fornecedores de TI em consultores de confiança, que irão oferecer orientação sobre estratégias de dados em nuvens públicas e privadas.

Como a redução de custos é um fator chave na adoção de uma estratégia multicloud na empresa, os especialistas em TI devem garantir que qualquer solução proposta seja capaz de atender a essa necessidade. A chave do sucesso para as empresas é encontrar o equilíbrio certo entre despesas de capital (CapEx) e despesas operacionais (OpEx), ao mesmo tempo em que garantem flexibilidade suficiente para escalar o crescimento dos negócios ou reduzir o risco financeiro, caso o consumo diminua.

Com o trabalho inicial concluído, amplas oportunidades para serviços profissionais de acompanhamento aguardam os fornecedores de TI, que precisam estar atentos para ajudar os clientes a pensar em novas aplicações para nuvens corporativas já existentes. Além disso, eles podem encontrar oportunidades para expandir sua oferta e incluir soluções que não só fornecem as vantagens da estratégia multicloud – flexibilidade, simplicidade e eficiência -, mas também garantem total proteção e segurança de dados.

Neste sentido, criar as ofertas certas pode ser complicado, uma vez que existem muitos fatores a serem considerados. No entanto, à medida que cresce a oportunidade de implementar estratégias multicloud, os parceiros de TI precisarão diversificar suas ofertas –  isso pode significar uma solução completa para todas as empresas ou ofertas sob medida que atendem às necessidades específicas dos setores de negócios que atendem.

Os clientes querem menos empresas
Apesar da mudança para multicloud, as companhias expressam cada vez mais o desejo de trabalhar com menos empresas quando se trata de transformação digital. Essa tendência para soluções mais completas é algo que os parceiros tecnológicos certamente devem levar em conta na hora de desenhar as suas propostas.

Embora os modelos multicloud ofereçam a flexibilidade que as empresas precisam para se transformarem rapidamente, as estratégias de implantação logo começarão a minar esses motivadores de adoção, se é que já não o fizeram. Aqui reside uma oportunidade para provedores de TI. Com sua vasta experiência, eles podem oferecer aos clientes recomendações sobre os melhores serviços e TI para ajudá-los a entender seu ambiente multicloud. Além disso, eles têm a oportunidade de atuar como consultores confiáveis ​​em gerenciamento e transformação, fazendo parcerias com fornecedores para oferecer mais do que apenas software, mas também serviços educacionais e de consultoria.

Por Alvaro Camarena, vice-presidente de Canais da Dell Technologies para América Latina.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.