book_icon

Petrobras anuncia ferramenta com IA Generativa para apoiar mais de 100 mil trabalhadores

Batizada de ChatPetrobras, solução implementada com a Microsoft Azure OpenAI Service irá apoiar os times da Petrobras na geração de conteúdo criativo e analítico, com segurança e privacidade

Petrobras anuncia ferramenta com IA Generativa para apoiar mais de 100 mil trabalhadores

A Petrobras desenvolveu, em parceria com a Microsoft, uma nova ferramenta interna de geração de conteúdos criativos e analíticos para apoiar seus times nas tarefas de trabalho. Batizada de ChatPetrobras, a ferramenta utiliza o modelo GPT e tecnologia de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure OpenAI Service. O aplicativo já está disponível por meio de um portal interno para 110 mil trabalhadores da Petrobras, entre empregados próprios e prestadores de serviço, para a realização de diversas atividades como a elaboração de relatórios, resumos, apresentações, além de responder perguntas e dúvidas dos usuários. A expectativa é que a implementação da plataforma facilite a rotina de trabalho na Companhia, levando a reduções de tempo e custos nos processos administrativos e operacionais.

A solução conta com as mais avançadas camadas de segurança e proteção nativas do Azure OpenAI Service e todos os Dados estão protegidos sob o domínio interno da Companhia 

Com essa iniciativa, a Petrobras se une aos principais players globais que estão adotando IA Generativa com pioneirismo, valendo-se da segurança proporcionada pelo Azure OpenAI Service para desenvolver uma solução de uso corporativo.

O ChatPetrobras foi desenvolvido com base em políticas de segurança da informação, proteção de Dados, conformidade, normas e regulamentações do governo brasileiro às quais a Petrobras está sujeita como uma empresa de economia mista, evitando a exposição de informações internas e garantindo a integridade dos Dados empresariais. A solução conta com as mais avançadas camadas de segurança e proteção nativas do Azure OpenAI Service e todos os Dados estão protegidos sob o domínio interno da Companhia.

Segundo o gerente executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações da Petrobras, Carlos Augusto Barreto, o lançamento do ChatPetrobras é um marco na história da empresa e demonstra o compromisso com a inovação e a Transformação Digital. “A Petrobras é uma empresa que sempre se reinventou ao longo dos seus 70 anos, buscando novas soluções para os desafios do setor de energia. Essa solução representa uma forma de utilizar a inteligência artificial para aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos nossos processos”, afirma.

Com a utilização do ChatPetrobras, a empresa terá ainda mais insumos para tomar decisões mais rápidas e precisas, gerar insights valiosos para o negócio e otimizar processos internos. O Azure OpenAI Service utilizado no ChatPetrobras oferece recursos de compreensão e geração de linguagem natural, tradução e geração de código, e beneficiará tanto as áreas de negócio, por exemplo a Exploração & Produção (E&P), Reservatórios e Poços, como os segmentos administrativos e corporativos, tais como Comercialização, TIC, Engenharia, Jurídico e Recursos Humanos. A solução servirá como arquitetura base para incorporação de IA Generativa nas aplicações da Companhia e faz parte da estratégia para democratização do uso de Inteligência Artificial na Petrobras. A ambição da estatal é que todos seus colaboradores estejam aptos a atuar como cientistas de Dados, tendo acesso, de forma simples e ágil, tanto às competências técnicas quanto às ferramentas avançadas para geração de cada vez mais valor para a empresa através de IA.

“Temos uma parceria de longa data com a Petrobras e ficamos orgulhosos em colaborar para que a empresa resolva seus desafios por meio da tecnologia. Esta iniciativa é um ótimo exemplo de como os recursos de IA da Microsoft podem ser aplicados nos mais diferentes setores e têm o potencial de contribuir para a transformação do segmento de Energia, aprimorando a produtividade da força de trabalho e potencializando a eficiência operacional por meio de insights e colaboração”, explica Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.