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Pesquisa da Alteryx revela os desafios para o futuro dos negócios com a IA

Quase por unanimidade, as empresas em todo o Brasil acreditam que o uso generalizado da automação generativa baseada em IA terá o maior impacto em suas organizações

Pesquisa da Alteryx revela os desafios para o futuro dos negócios com a IA

A Alteryx, empresa global de Analytics Cloud Platform, divulgou nesta terça-feira (5/12) uma pesquisa independente intitulada “Defining the Enterprise of the Future”. Usando dados de 2,8 mil tomadores de decisão de TI e de negócios em todo o mundo (100 respostas pertencem ao Brasil), o estudo revela o roteiro de três anos sobre como as empresas irão operar em uma era de inteligência fornecida por IA.

“Embora prever o futuro não seja uma tarefa fácil, dados e análises serão essenciais para fornecer insights automatizados baseados em IA que se prevê serem uma característica vital das futuras empresas do Brasil”, disse Marta Clark, diretora-gerente Latam da Alteryx. “Não importa o que o futuro traga, estabelecer as bases para a IA generativa requer uma abordagem de toda a empresa para a tomada de decisões baseada em dados que capacite toda a força de trabalho aproveitar ao máximo a tecnologia. Tecnologias acessíveis de análise e automação de autoatendimento são o multiplicador de forças que ajudará as empresas a avançarem em sua jornada de IA generativa”, explica a executiva.

Somente capacitando toda a força de trabalho para aproveitar ao máximo as tecnologias, fazer o uso correto dos dados, a computação e os recursos de automação disponíveis, será possível desbloquear todo o potencial de ROI e valor dos negócios

À medida que as empresas se preparam para enfrentar os desafios futuros, abraçar o poder da tecnologia (e das regulamentações) de IA acessível as ajudará a reinfundir transformações que moldam o futuro, assumir a liderança e nunca olhar para trás. Os resultados mostram que as organizações têm um forte apetite por políticas e governança que regulem a utilização de IA responsável neste futuro cada vez mais complexo e orientado por dados.

• 78% afirmam que a IA já está impactando o que a sua organização pode alcançar, enquanto 69% afirmam que investirão em tecnologias avançadas, como a IA, para responder ao ambiente de mercado em mudança.

• 55% citam que a adoção da IA se tornará generalizada em todos os setores e funções empresariais, e 48% estão entusiasmados com a combinação de automação e IA na análise de dados.

• 91% acreditam que regulamentos e normas em torno da utilização de IA (incluindo a utilização de IA generativa) devem ser desenvolvidos no seu setor, à medida que transformam o cenário empresarial.

• 91% afirmam que tais políticas ajudariam as empresas a implementarem a IA de forma responsável; e 53% citam a possibilidade de consequências legais e éticas por não ter um quadro ético de IA em vigor.

Futura força de trabalho

Embora o panorama atual da IA preencha o atual mercado de trabalho de medo e incerteza, surge um raio de otimismo ao prever as competências e o talento necessários para criar a futura força de trabalho. Há uma apreciação crescente pela priorização de competências que são vistas como distintamente humanas.

• 64% afirmam que é mais importante que os seus colaboradores sejam polivalentes do que especializados em uma área específica. 61% nomearam a criatividade como a habilidade que os humanos contribuirão para um ambiente de mercado moldado pela IA, seguida pela emoção e pelo pensamento crítico.

• Nenhuma competência técnica singular emergiu como a mais importante para a força de trabalho do futuro, mas a especialização em tecnologias emergentes, como a IA (39%), seguida pelo conhecimento de software informático, análise de dados e prospecção de dados, está no topo da lista. A criatividade e a literacia digital são consideradas competências profissionais essenciais para o futuro.

• Surpreendentemente, 56% acreditam que o cenário de talentos tecnológicos avançados será caracterizado por um excedente de talentos nos próximos três anos.

Ao imaginar o futuro, a maioria das organizações defende o uso generalizado da IA para prever e reagir às mudanças, mas os riscos de longo prazo decorrentes do cenário empresarial em evolução são iminentes. Embora muitos identifiquem a IA como uma potencial ferramenta-chave para o sucesso, ela requer uma abordagem combinada de pessoas, políticas e cultura, em vez de apenas tecnologia, para permitir que as empresas planejem, naveguem e superem o desconhecido para prosperar em um cenário empresarial em constante mudança.

• 56% listam ameaças à segurança cibernética e à privacidade de dados, 50% com desafios da globalização, 43% com inflação e taxas de juro elevadas e 41% com mudanças no comportamento do consumidor como os fatores de mercado que deverão ter maior impacto nas empresas.

• Em última análise, a tecnologia por si só não conduzirá ao sucesso futuro. 42% investirão mais na compreensão das necessidades dos clientes para fazer ofertas relevantes, enquanto 33% citam a necessidade das suas organizações demonstrarem melhores práticas éticas e responsabilidade ambiental.

“Embora a pilha de tecnologia do futuro exija muitas tecnologias emergentes, ela será tão boa quanto a capacidade da sua força de trabalho de usá-las e se beneficiar delas”, disse Trevor Schulze, CIO da Alteryx. “Não existe uma solução única para ajudar as empresas a compreenderem as necessidades dos clientes, aumentarem a eficiência e encontrarem a sua vantagem competitiva. Somente capacitando toda a força de trabalho para aproveitar ao máximo as tecnologias, fazer o uso correto dos dados, a computação e os recursos de automação disponíveis, será possível desbloquear todo o potencial de ROI e valor dos negócios”, completou.

Para estarem preparadas para este futuro cada vez mais complexo e orientado por dados, as empresas precisam estabelecer três características principais: garantir que a sua jornada para estratégias de transformação digital em torno da IA seja bem-sucedida; construir uma força de trabalho multiqualificada, capaz de fornecer valor comercial a partir da tecnologia; e ser capaz de aproveitar as percepções do cliente e do mercado para dinamizar estratégias e operações de negócios a fim de responder a fatores externos.

Serviço
www.alteryx.com

 

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