Líderes das Nações Unidas e da Microsoft anunciaram uma parceria que permitirá à UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) criar uma nova plataforma alimentada por IA e um centro de dados climáticos globais para medir e analisar o progresso global na redução de emissões. Isto simplificará drasticamente o processo de validação e análise de dados climáticos apresentados pelas 196 Partes do Acordo de Paris.
A parceria surge num momento crítico, quando os governos de todo o mundo se reúnem na COP28 em Dubai (Emirados Árabes Unidos) para fazer um balanço do lento progresso no cumprimento dos objetivos climáticos estabelecidos pelo Acordo de Paris.
“O mundo deve avançar mais rapidamente para reduzir as emissões de carbono. Simplificando, não se pode corrigir o que não se pode medir, e estas novas ferramentas de IA e de dados permitirão que as nações meçam as emissões muito melhor do que conseguem hoje”, afirmou Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft.
“O Acordo de Paris fornece a estrutura para que todas as nações do mundo reduzam as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), em linha com a limitação do aquecimento global a 1,5 graus”, disse Simon Stiell, secretário executivo da UNFCCC. “As alterações climáticas são uma emergência global que ultrapassa fronteiras. Exigirá tecnologia para adaptação e mitigação. O progresso também requer a colaboração de parceiros de confiança para desenvolver as ferramentas que o quadro exige para ser implementado. Estamos felizes em trabalhar com a Microsoft neste esforço”, completou.
Agregar e analisar dados de carbono hoje em dia é demorado e muitas vezes feito através de métodos manuais. Nos termos do acordo, a Microsoft construirá uma nova plataforma para fornecer suporte digital ao Quadro de Transparência Aprimorada da UNFCCC. Esta plataforma permitirá a análise avançada de dados climáticos globais através da criação de um novo centro de dados climáticos globais e de uma plataforma de análise de dados alimentada por IA. Isto irá equipar a UNFCCC e os estados membros com as ferramentas de que necessitam para comunicar e validar de forma eficiente o progresso em direção às metas de redução de carbono. Isso inclui rastrear transporte, agricultura, processos industriais e outras fontes de emissões de carbono. Também fornecerá à UNFCCC e aos estados membros ferramentas para planejar estratégias de redução de carbono usando simulações, benchmarks e visualizações de dados para ajudar a informar ações específicas, economizando tempo e dinheiro.
Este trabalho incluirá também a criação de Painéis Climáticos Globais para publicação no website da UNFCCC, aumentando a transparência, a responsabilização e, em última análise, informando ações climáticas significativas.
A Microsoft comprometeu-se com US$ 3 milhões ao longo de dois anos para ajudar a permitir a implementação do Quadro de Transparência Aprimorada e dos mecanismos de avaliação global estabelecidos pelo Acordo de Paris.
Promulgado em 2015, o Acordo de Paris compromete os países a reduzir as emissões para abrandar o impacto das alterações climáticas e a reforçar estes compromissos ao longo do tempo. A implementação do Acordo de Paris é fundamental para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Serviço
www.microsoft.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo