book_icon

Movimento CyberTech Brasil apresenta hub digital e programa de inovação

Iniciativa idealizada pela Cisco em parceria com o Distrito pretende fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação na área de segurança digital

Movimento CyberTech Brasil apresenta hub digital e programa de inovação

A transformação da sociedade por conta das novas tecnologias é tão rápida que, hoje, a quantidade e complexidade das ameaças cibernéticas evoluem a uma velocidade ainda maior. Acreditando que a digitalização sem segurança afeta a sobrevivência dos negócios e que a segurança sem inovação contínua é inócua, o Movimento CyberTech Brasil, iniciativa idealizada pela Cisco em parceria com o Distrito para fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação na área de segurança digital, apresenta duas ações: o hub digital CyberTech Brasil e o Programa de Inovação Aberta CyberTech para startups e empreendedores do setor de segurança cibernética.

A plataforma CyberTech Brasil é uma ponte facilitadora entre diversos ecossistemas, sejam eles de inovação, negócios, sociedade civil ou comunidades, em prol da união destas esferas para discutir, colaborar e compartilhar informações e conhecimentos relevantes. O hub digital é lançado com o que existe de mais novo em termos de conhecimento, estudos, relatórios, mapas de ataques cibernéticos, além de incentivar um amplo e aberto debate sobre o tema.

A proposta é construir um Brasil mais digital e mais seguro, sendo um ecossistema de empresas, organizações e pessoas 

Além disso, o hub traz uma comunidade exclusiva onde os interessados podem se tornar membros por meio de um cadastro gratuito na própria plataforma e têm a oportunidade de ter acesso a encontros, discussões e compartilhamento de experiências, contribuindo assim para o desenvolvimento do setor e do próprio Movimento CyberTech Brasil.

A plataforma reúne ainda agenda de eventos e as últimas iniciativas de inovação para as startups de segurança, além de um banco de talentos para profissionais do setor.

Desafios para startups

O Programa de Inovação Aberta CyberTech convida empreendedores e startups de segurança cibernética a tornarem o ecossistema digital mais seguro, projetando soluções que auxiliem CISOs e demais profissionais em suas tomadas de decisões na análise e respostas a ameaças cibernéticas.

Com duração de seis meses, o desafio pretende estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras, baseadas no Cisco SecureX, plataforma nativa em Nuvem com recursos XDR, que viabiliza a orquestração, integração da infraestrutura de segurança, acelerando a detecção e resposta a incidentes. As startups selecionadas vão receber mentorias de especialistas e acesso ao ecossistema de parceiros e clientes da Cisco, a maior fornecedora de soluções de segurança do mundo.

Sob o tema “Threat Hunting & Incident Response” (‘Busca a Ameaças e Resposta a Incidentes’ na tradução livre), as startups consideradas aderentes ao desafio proposto e selecionadas na primeira etapa seguem para a fase de mentoria sobre Tecnologia, Hiring (contratação de talentos) e Growth/Vendas com duração de dois meses, além de poderem utilizar o espaço físico do Cisco Secure Cyber Hub, o primeiro centro de inovação em cibersegurança no País, localizado em São Paulo. Após essa fase, as startups selecionadas participam do Demo Day para apresentarem a evolução de suas soluções e recebem mais um mês de mentoria, seguida por avaliação final dos jurados especialistas do setor.

Para Rodrigo Uchoa, diretor para Digitalização da Cisco do Brasil, as novas iniciativas do Movimento são um grande incentivo para ampliar a discussão sobre segurança digital e inovação no País. “Os projetos lançados refletem o ambiente agnóstico e agregador do Movimento CyberTech Brasil, que foi criado para ser um indutor de colaboração e integração entre governo, empresas e a sociedade. A infraestrutura de conectividade e a segurança cibernética são dois pilares fundamentais para a digitalização e desenvolvimento econômico e social do País e, por isso, continuamos desenvolvendo e lançando iniciativas como esta para incentivar a discussão e novas ideias, promover o empreendedorismo e a inovação, estimular a colaboração e integração de todos os participantes do ecossistema digital brasileiro e acelerar a jornada de transformação digital das organizações públicas e privadas no Brasil. Precisamos de um Brasil cada vez mais digital, seguro e inclusivo”, finaliza Uchoa.

Já Gustavo Araujo, co-fundador e CRO do Distrito, destaca que essas duas novas ações do Movimento favorecem a consolidação de um ecossistema de inovação em cibersegurança no Brasil. “O evento é uma ótima oportunidade para fortalecermos um modelo de negócios que atende startups, corporações e investidores no setor. O avanço da nova economia demanda um avanço também na segurança das informações. São aspectos que andam lado a lado, e se comunicam diretamente com necessidades reais da sociedade”, completa.

O Movimento CyberTech Brasil

Idealizado pela Cisco em parceria com o Distrito, o Movimento CyberTech Brasil foi criado para incentivar o desenvolvimento do ecossistema de inovação na área de segurança digital. A proposta é construir um Brasil mais digital e mais seguro, sendo um ecossistema de empresas, organizações e pessoas que se somam para discutir e promover a inovação no setor de segurança cibernética no Brasil.

Ao entender a relevância e necessidade da segurança cibernética para garantir que as empresas e o governo possam continuar sua jornada de transformação digital, a iniciativa promove ações para divulgar conhecimento e capacitar profissionais, como hackathons, programas de aceleração de startups focadas em cibersegurança, além de produção de conteúdos e relatórios sobre o setor no Brasil.

Serviço
www.cybertechbr.org

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.