A Kyndryl, empresa global de serviços de infraestrutura de TI, em colaboração com a Microsoft, divulgou nesta segunda-feira (4/12) as conclusões do estudo The Global Sustainability Barometer. O estudo, conduzido pela Ecosystm, conclui que embora 85% das organizações atribuam um elevado nível de importância ao cumprimento dos seus objetivos de sustentabilidade, apenas 16% integraram a sustentabilidade em suas estratégias e dados.
À medida que o mundo enfrenta um aumento de eventos e desafios relacionados com o clima, há uma urgência entre as empresas de agir agora, utilizando a tecnologia para impulsionar soluções sustentáveis. Embora 80% das organizações inquiridas vejam grande importância no papel da tecnologia para atingir os seus objetivos, apenas 32% acreditam que a estão fazendo pleno uso nas suas organizações.
“Muitas empresas estão em diferentes estágios de maturidade em sustentabilidade”, disse Faith Taylor, diretora de Sustentabilidade e ESG da Kyndryl. “As empresas estão aplicando tecnologia para desbloquear todo o potencial da sustentabilidade. Eles estão pensando além da conformidade regulatória para executar e avançar de forma pragmática em suas metas de sustentabilidade”, observou.
“A tecnologia emergiu como um facilitador chave para o sucesso da sustentabilidade e o seu papel só continuará a crescer com o advento de ferramentas de IA mais sofisticadas”, disse Shelly Blackburn, vice-presidente da área de Soluções Cruzadas da Microsoft. “Estamos ansiosos para ajudar a impulsionar mudanças significativas e contribuir para um futuro mais sustentável em colaboração com a Kyndryl”, comentou.
Os principais destaques da pesquisa incluem:
– Embora os CEO e os conselhos de administração tenham feito da sustentabilidade e da Transformação Digital uma prioridade, eles precisam de ajuda na integração e execução dos seus programas para atingir os seus objetivos.
– 61% das organizações utilizam IA para monitorizar o consumo de energia, mas apenas 34% utilizam dados atuais para prever o consumo futuro de energia.
– Entre as partes interessadas, os clientes são os que mais defendem políticas e práticas de sustentabilidade, seguidos pelos funcionários, investidores e reguladores governamentais.
Drivers para construir uma organização mais sustentável
De acordo com a Kyndryl, entre as melhores práticas de sustentabilidade para impulsionar o crescimento e melhorar os resultados dos negócios estão:
Faça da sustentabilidade uma prioridade do CEO e da diretoria alinhada com finanças e tecnologia: mais de 50% das organizações confiam ao CEO e ao Conselho funções de liderança nas suas funções de sustentabilidade. Das empresas que implementam a sustentabilidade há mais de 10 anos, apenas 24% têm alinhamento total com finanças e 44% com tecnologia.
Alinhar a sustentabilidade com a modernização tecnológica: a tecnologia pode ajudar a automatizar, modernizar e priorizar processos e infraestruturas de sustentabilidade. Dos entrevistados, 52% utilizam a automação para melhorar a eficiência e construir operações sustentáveis, enquanto 48% digitalizam os seus locais de trabalho para apoiar uma estratégia de trabalho híbrida e 47% utilizam a tecnologia para reduzir a pegada ambiental da sua organização.
Crie uma base de dados integrada: simplifique o gerenciamento de dados para tomada de decisões informadas e execução bem-sucedida de estratégias. Apenas 15% das organizações têm a capacidade de fornecer aos seus funcionários painéis de sustentabilidade em tempo real.
Libere a IA para sustentabilidade preditiva: expandir o uso da IA além dos relatórios para incluir análises preditivas que avaliam os riscos do Escopo 3, prevêem o consumo de energia e antecipam riscos potenciais, como desastres naturais.
Capacite os funcionários: o estudo concluiu que 48% carecem de recursos dedicados ou de conhecimentos internos limitados, o que sublinha a necessidade de desenvolvimento adicional da força de trabalho.
“Diante de temperaturas recordes e de eventos climáticos sem paralelo, este é um momento que exige uma ação coletiva de governos, indústrias, empresas e indivíduos”, disse Ullrich Loeffler, cofundador e CEO da Ecosystm. “Juntamente com a Kyndryl e a Microsoft, temos a honra de disponibilizar este estudo a organizações com visão de futuro em todo o mundo para delinear as medidas que podem tomar hoje para gerar um impacto mensurável na sustentabilidade”, completou.
O estudo The Global Sustainability Barometer, conduzido pela Ecosystm em colaboração com Kyndryl e Microsoft, ouviu 1.523 líderes empresariais de Tecnologia e Sustentabilidade em 16 países na Ásia, EMEA e nas Américas. A pesquisa ocorreu entre setembro e outubro de 2023. A pesquisa foi realizada em nove setores e incluiu empresas de pequeno e médio porte, bem como empresas globais.
Serviço
www.kyndryl.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo