A Trellix, empresa de segurança cibernética de detecção e resposta estendida (XDR), apresentou uma nova pesquisa como parte da iniciativa Mind of the CISO da empresa. A pesquisa ‘Mind of the CISO: Behind the Breach’ da Trellix ouviu Chief Information Security Officers (CISOs) globais de grandes empresas para entender melhor os desafios únicos enfrentados após um ataque cibernético.
“Aumentar a urgência e a alfabetização cibernética de seu próprio conselho é um dos maiores desafios do CISO”, disse Bryan Palma, CEO da Trellix. “A pesquisa sugere que o board de muitas empresas só se dispõe a apoiar a segurança cibernética após um ataque. Claramente, deveria ser o contrário”, observou.
A pesquisa revela o que os CISOs enfrentam após um incidente cibernético:
Os CISOs permanecem reativos até que os conselhos se tornem proativos: 95% dos CISOs recebem mais apoio do conselho após um ataque – com 46% recebendo um orçamento maior para tecnologia adicional, 42% revisando sua estratégia geral de segurança, 41% implementando novas estruturas e padrões e 38% criando novos empregos e responsabilidades após um ataque.
“O maior aprendizado é que a conscientização precisou ser aumentada no nível do conselho… infelizmente, foi necessário um incidente para isso”, compartilhou um CISO de uma agência governamental australiana.
Os CISOs enfrentam ataques de todos os ângulos: ataques de roubo de dados (48%), malware (43%) e ataques DDoS (37%) são os mais comuns.
XDR é uma solução viável de prevenção de ameaças: pelo menos 92% dos entrevistados concordam que é necessária melhoria nas pessoas, nos processos e na tecnologia depois de passar por um grande incidente cibernético. Além disso, 95% acreditam que se a sua organização tivesse implementado o XDR, o grande evento de segurança cibernética que vivenciaram teria sido evitado.
“O XDR pode realmente agregar e correlacionar dados de múltiplas fontes e, portanto, reduzir falsos positivos. Vemos menos fadiga de alerta nas equipes de segurança e o XDR nos permite ser proativos em vez de defensivos durante e após uma ocorrência, outra grande diferença”, compartilhou um CISO de uma empresa do Reino Unido.
As consequências ocultas dos incidentes cibernéticos impactam mais as organizações: as consequências com custos claros, como a perda de receitas e o aumento dos prêmios de seguro, não foram relatadas como tendo o maior impacto. Em vez disso, os principais impactos incluem perda de dados (42%), estresse significativo para as equipes de SecOps (41%) e declínio da reputação (39%) como os principais fatores que impactam negativamente suas organizações.
“Todo CISO que conheço já passou, pelo menos uma vez, por incidente de segurança cibernética. De acordo com a pesquisa, 53% dos entrevistados no Brasil responderam que a causa do ataque cibernético foi por falha humana. Por isto a necessidade cada vez maior de uma plataforma que permita uma visão única e integrada do ambiente atual, provendo uma ampla análise correlacionada e automatizando a remediação desonerando os times de segurança”, comentou Paulo Breiten, diretor-geral da Trellix no Brasil.
“Experimentar um incidente cibernético reforçou o conceito de que precisamos estar sempre vigilantes e, não importa o quão seguros achamos que conseguimos as coisas, não importa quantas ferramentas tenhamos em funcionamento, é uma batalha constante”, disse um CISO de uma empresa de manufatura com sede nos EUA.
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