book_icon

Pós-graduação do Senac EAD preparam profissionais de TI para atuarem na Indústria 5.0

Inscrições para próxima turma estão abertas com três novos cursos: Tecnologias na Era Digital, IoT – Internet das Coisas e Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios

Pós-graduação do Senac EAD preparam profissionais de TI para atuarem na Indústria 5.0

As funcionalidades tecnológicas disponibilizadas pela Indústria 4.0 tem contribuído para melhoria dos negócios, em diferentes atividades econômicas. Na indústria, por exemplo, o crescimento médio dos últimos cinco anos foi de 18,8% e a projeção é que o índice aumente para 21% a cada ano.

Os Dados divulgados pelo “Monitor da Indústria 4.0”, da International Market Analysis Research and Consulting (IMARC), demonstram o potencial competitivo nacional, contudo um dos principais desafios ainda é oferta de mão de obra especializada.

Conforme informações do relatório mensal da Brasscom, o setor de TIC (software, serviços, indústria e comércio) registrou ofereceu 9.299 empregos, somente no mês de setembro. Vale acrescentar que nos últimos cinco anos, o segmento foi responsável pela contratação de mais de um milhão de profissionais.

A indústria 4.0 envolve a convergência de tecnologia digital, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem, análise de Dados e outras inovações que proporcionem a criação de ambientes de fabricação mais inteligentes, eficientes e conectados 

Além disso, os produtos e serviços demandados na área tecnológica foram responsáveis por 4% dos empregos oferecidos no mercado interno. Complementando o bom momento do setor, os salários também se destacam por serem 2,2 mais altos do que a média salarial do País.

Trajetória da Indústria 4.0
Com objetivo de detalhar a trajetória da Indústria 4.0, contamos com informações da coordenação de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação (TI), do Senac EAD. Os professores reforçam que o conceito surgido no Japão em 2010 e foi popularizado em uma das edições da Feira de Hannover, realizada na Alemanha.

“A indústria 4.0 envolve a convergência de tecnologia digital, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem, análise de Dados e outras inovações que proporcionem a criação de ambientes de fabricação mais inteligentes, eficientes e conectados”, pontua a coordenação.

Contudo, é importante ressaltar que as transformações efetivadas pela Indústria 4.0 variam significativamente entre setores e regiões do país. Entre os principais fatores para essa condição estão a baixa cobertura de internet e a falta de qualificação profissional, específica para o setor.

Na avaliação da equipe do Senac EAD, “a preparação eficaz exige uma abordagem multifacetada que envolva governos, empresas, instituições educacionais e a sociedade como um todo. O desenvolvimento de políticas eficientes e a promoção de uma cultura de aprendizado contínuo são componentes fundamentais desse processo”.

Quais os principais benefícios das revoluções tecnológicas?
Antes de apontar os aspectos mais relevantes dos dois termos, é preciso esclarecer que a Indústria 5.0 já está se desenvolvendo em nível global. O novo modelo foi criado para suprir as lacunas identificadas no modelo 4.0, propondo assim, que o foco principal seja atender as necessidades e o bem-estar das pessoas e do planeta.
Cabe ainda esclarecer que a Indústria 4.0 centralizou esforços na digitalização, automação e integração de tecnologias avançadas no processo de fabricação. Já a Indústria 5.0 defende que a automação industrial seja elevada a um nível mais humanizado, destacando a colaboração entre humanos e sistemas ciberfísicos. Para alcançar essa condição, reforça a importância dos profissionais na tomada de decisões, criatividade e resolução de problemas.

A coordenação de pós-graduação do Senac EAD elencou alguns dos principais pontos positivos de cada modelo industrial, confira:
Indústria 4.0:

Eficiência Operacional: a automação e a integração de tecnologias avançadas aumentam a eficiência nos processos de produção.

Personalização em Massa: permite a produção personalizada em larga escala, atendendo às demandas individuais dos consumidores.

Otimização de Recursos: a análise de Dados em grande escala ajuda na otimização do uso de recursos, reduzindo desperdícios e custos.

Maior Conectividade: máquinas, sistemas e processos estão interconectados, permitindo uma comunicação mais eficaz e uma tomada de decisões mais rápida.

Inovação Tecnológica: estimula o desenvolvimento contínuo de tecnologias como IoT, Inteligência Artificial e análise de Dados.

Indústria 5.0:

Colaboração Homem-Máquina: destaca a relevância da colaboração estreita entre humanos e sistemas ciberfísicos, integrando a inteligência humana no processo produtivo.

Produção Mais Flexível: aumenta a flexibilidade da produção para se adaptar rapidamente a mudanças nas condições de produção ou na demanda do mercado.

Personalização Avançada: vai além da personalização em massa, permitindo a produção eficiente de bens altamente personalizados em lotes pequenos ou únicos.

Rápida Adaptação a Mudanças: enfatiza a capacidade de resposta em tempo real às mudanças, garantindo uma produção ágil e adaptável.

Inteligência Distribuída: distribui a inteligência e a tomada de decisões entre humanos e sistemas ciberfísicos, promovendo uma abordagem mais equilibrada na gestão das operações.

Como se preparar para a Indústria 5.0?
Os profissionais que desejam se especializar e obter novas oportunidades no mundo do trabalho encontrarão no Senac EAD um portfólio completo de cursos de especialização (Lato Sensu). Em razão da diversidade de funcionalidades tecnológicas, a instituição investe em conteúdos super atualizados, cumprindo com a missão preparar profissionais altamente qualificados.

Entre os novos cursos disponibilizados pela pós-graduação da instituição, três estão em consonância com as tecnologias mais empregadas na indústria: Tecnologias na Era Digital, IoT – Internet das Coisas e Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios.

Vale acrescentar que as especializações do Senac EAD oferecem atendimento direto com o aluno, material didático completo, publicações e recursos multimídia, a fim de atenderem as necessidades de quem precisa conciliar estudos e as demais atividades diárias.

Portanto, aproveite a oportunidade e obtenha mais detalhes sobre cada um, no portal da instituição. No espaço você encontrará ainda, a política de descontos oferecidas pela instituição e o edital com informações sobre as inscrições.

Sobre o Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o País. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.