book_icon

ChatGPT altera as regras do jogo no setor financeiro

Especialistas da N5 falam sobre como a tecnologia é vista como um passo importante para a evolução do setor e como as empresas podem se beneficiar com isso

ChatGPT altera as regras do jogo no setor financeiro

A Inteligência Artificial (IA) está se transformando rapidamente na forma como as operações são conduzidas no setor financeiro. As tecnologias de linguagem natural estão revolucionando a maneira como as empresas interagem com seus clientes e como as informações financeiras são processadas. Atualmente, o um dos mais importantes e conhecidos do mercado é o ChatGPT, um modelo de Inteligência Artificial que usa Deep Learning para entender e gerar informações.

Essa tecnologia tem o potencial de impactar profundamente o setor financeiro, permitindo melhorias significativas em serviços, análises e eficiência operacional. Um dos maiores desafios associados à implementação desse tipo de tecnologia no setor financeiro é garantir que os Dados usados para treinar os modelos do ChatGPT sejam precisos e livres de vieses. Também é importante que os reguladores e os clientes entendam como a tecnologia de linguagem natural é usada para tomar decisões, para que possam confiar que seus dados estão sendo usados de forma ética e responsável.

O sucesso na implementação dessas tecnologias no setor financeiro dependerá também da habilidade das organizações em entender e enfrentar os desafios tão particulares deste mercado 

Pensando nisso, os especialistas do mercado financeiro, Julian Colombo, CEO e fundador da N5, empresa de software dedicada a indústria financeira, e Diego San Esteban, diretor comercial, listaram alguns benefícios que o ChatGPT pode proporcionar para as companhias:

Comunicação efetiva com o cliente
Um grande benefício é a melhoria no atendimento ao cliente. Os chatbots financeiros podem se comunicar com os clientes em linguagem natural, conseguindo entender suas dúvidas e fornecendo respostas precisas e personalizadas, permitindo que as empresas forneçam serviços ao cliente em horário estendido sem incorrer em custos adicionais. Com isso, as empresas estão conseguindo elevar a experiência do cliente, aumentando a fidelidade e possibilitando novas oportunidades de negócios.

Decisões mais assertivas
Com o ChatGPT, as empresas do setor financeiro podem processar grandes quantidades de Dados em questão de segundos e obter insights valiosos, como, por exemplo, análise de risco de crédito, detecção de fraude, análise de tendência de mercado, entre outros. Por isso, a solução pode ajudar bancos e outras instituições financeiras a tomar decisões mais informadas e oferecer experiências personalizadas e mais eficazes aos clientes.

Cibersegurança
Em termos de segurança, vale a pena notar que o ChatGPT usa tecnologias de segurança avançadas para proteger os Dados financeiros dos clientes. Isso inclui criptografia de ponta a ponta e o uso de técnicas avançadas de autenticação para garantir que os dados sejam mantidos seguros e privados.

Facilidade em processos internos
O ChatGPT pode ajudar as empresas financeiras a automatizar e simplificar muitos processos internos, como gerenciamento de documentos, processamento de faturas e gerenciamento de contas. Isso pode economizar tempo e reduzir custos, resultando em maior eficiência e lucratividade.

Para finalizar, Julian reforça que o sucesso na implementação dessas tecnologias no setor financeiro dependerá também da habilidade das organizações em entender e enfrentar os desafios tão particulares deste mercado. “Aqueles que investem ou consideram investir em ferramentas de IA pensando primeiro em resolver problemas como a complexidade dos sistemas legados, e não apenas para ter uma tecnologia em si, terão uma vantagem competitiva realmente significativa, construindo experiências de clientes mais eficazes e tomando decisões mais informadas. Isso, sem dúvida, é o caminho para um futuro mais competitivo e inovador”, finaliza.

Fundada em agosto de 2017 por Julian Colombo, a N5 é uma empresa de software especializado para a indústria financeira, dedicada a proporcionar soluções inovadoras para que o setor se adapte a um mundo em constante evolução tecnológica. Em plena expansão, a companhia está presente em mais de 15 países e vem registrando um crescimento atípico, com taxas de 200% ao ano.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.