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Nava dá dicas para proteger os meios de pagamento no Comércio Eletrônico

Também é recomendado que sejam estudadas formas de validação das compras efetivamente, evitando que as empresas que vendem eletronicamente tenham dispêndios desnecessários com compras falsas

Nava dá dicas para proteger os meios de pagamento no Comércio Eletrônico

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o DataFolha, a Black Friday deste ano deve movimentar cerca de R$ 15 bilhões e o cartão de crédito deve ser o meio de pagamento favorito para 44% dos consumidores.

Para Wesney Silva, líder de segurança da Nava Technology for Business, nesse período do ano, historicamente, é observado um aumento significativo no acesso às plataformas digitais e, assim, empresas enfrentam muitos desafios, como sistemas de e-commerce desprotegidos, gaps de capacidade na infraestrutura digital, campanhas falsas e grupos que cometem os mais variados crimes cibernéticos (desde as tradicionais invasões aos sistemas para subtrair Dados, passando pelos ataques cujos objetivos são tirar sistemas do ar e ataques que muitas vezes passam longe das análises de riscos: a cadeia de logística).

Reforçar a segurança digital é primordial

Outro ponto que algumas vezes passa despercebido nas análises de riscos corporativas são os clientes. “Levando em consideração que os consumidores são o elo mais fraco de toda a cadeia de consumo, as companhias devem se prevenir o máximo possível para evitar problemas com a experiência da compra e, consequentemente, ter a sua imagem impactada de forma negativa. Dessa forma, reforçar a segurança digital é primordial”, ressalta o executivo.
Entre os principais cuidados que as companhias devem ter com os meios de pagamento no e-commerce durante o mês da Black Friday, Wesney Silva destaca:

Orientar os consumidores: é de extrema importância ressaltar a orientação básica aos consumidores para prestar atenção nos sites que estão acessando e verificar se o que está sendo acessado é realmente o domínio pertencente à empresa.

Mecanismos de validação: é importante oferecer mecanismos de validação para o consumidor verificar se as informações de pagamento estão corretas e válidas: se o boleto emitido é válido, se o nome da empresa está correto no PIX, se a URL utilizada na transação via cartão de crédito é a original, se utiliza gateways de pagamento confiáveis e certificados pela organização global PCI (Payment Card Industry), entre outras formas.

Centrais de atendimento: caso os consumidores enfrentem problemas ou tenham dúvidas no pagamento, é minimamente esperado que a empresa disponibilize centrais de atendimento para que possam auxiliá-los.

Segurança tecnológica: além de tomar as medidas técnicas necessárias para proteger, especialmente, as transações de pagamentos, é importante consultar uma empresa especializada para verificar se existe algum tipo de falha na segurança da plataforma de e-commerce. Também é recomendado que sejam estudadas formas de validação das compras efetivamente, evitando que as empresas que vendem eletronicamente tenham dispêndios desnecessários com compras falsas.

Dados seguros: as empresas devem armazenar em seus bancos de Dados apenas as informações estritamente necessárias para o negócio e, consequentemente, proteger e criptografar as que forem colhidas, pois um suposto vazamento de Dados dos consumidores, além de destinar informações a criminosos que podem gerar compras indevidas, pode expor a empresa a receber uma multa pesada por conta da LGPD.

Serviço
nava.com.br

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