A Siemens, que atua em tecnologia com propósito, e a NTT Data, uma consultoria de tecnologia e negócios , assinaram um acordo de cooperação com o objetivo de buscar sinergia em oportunidades de negócios na indústria, infraestrutura e utilities (petróleo e gás, energia e água). As empresas, que são líderes em fornecimento de soluções e serviços para o mercado, manifestaram interesse em trabalhar em parceria para explorar suas competências complementares e colaborar em soluções de integração OT (Operational Technology) e IT (Information Technology).
Ricardo Neves, CEO Brasil da NTT DATA, e Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens, assinam acordo de cooperação para fomentar negócios e acelerar Transformações Digitais. Foto: Divulgação
O documento foi assinado no recém-inaugurado DEX (Digital Experience Center), na sede central da Siemens, em São Paulo, por Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens, e Ricardo Neves, CEO Brasil da NTT Data. Na ocasião, as lideranças concordaram em combinar habilidades para atender clientes com projetos e soluções inovadoras baseadas em tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial Generativa, Digital Twins e Realidade Estendida e integradas – desde a implementação até a operação.
“O nosso propósito é construirmos juntos um País mais eficiente, competitivo e gerador de valor. Na Siemens, acreditamos que no processo de Transformação Digital a velocidade é um fator cada vez mais crítico, e a construção de ecossistemas como esta parceria com a NTT Data é a forma de acelerar isso”, destaca Pablo Fava, CEO Brasil da Siemens.
“Trazemos para o mercado a fortaleza de duas empresas que podem realmente impactar positivamente o campo empresarial, o social e o meio ambiente. A parceria nasce com uma visão abrangente de desenvolvimento do Brasil”, afirma Ricardo Neves, CEO Brasil da NTT Data.
A NTT Data faz parte do ecossistema global de parceiros do Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta lançada em 2022 para acelerar a Transformação Digital e a criação de valor para clientes de todos os tamanhos na indústria, edifícios, redes elétricas e mobilidade.
A cooperação entre as empresas começa, entre outras iniciativas, com a integração entre o software SiGREEN, que faz gestão de emissões (pegada de carbono) de toda a cadeia envolvendo empresas e seus fornecedores (escopos 1, 2 e 3), e os dados de ferramentas de IT desenvolvidas pela NTT Data. É interoperável e está disponível como serviço (SaaS), utilizando tecnologias Siemens e fornecendo interfaces de dados que podem ser facilmente reunidas com outras soluções para gerir de forma eficiente as emissões de CO2.
De maneira inovadora, o SiGREEN mostra que a descarbonização não ocorre sem tratamento de Dados. Segundo estudos de mercado, até 90% das emissões de CO2e (dióxido de carbono equivalente) nas indústrias não são geradas no processo de produção, mas ao longo da cadeia de abastecimento. Essa é uma ferramenta para gestão de emissões que conecta empresas com todos os seus fornecedores. Para isso, a tecnologia operacional (OT) no chão de fábrica e os sistemas de TI devem estar totalmente conectados.
O software SiGREEN faz gestão de emissões (pegada de carbono) de toda a cadeia envolvendo empresas e seus fornecedores. Foto: Divulgação Siemens
Serviço
www.siemens.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo