Uma nova pesquisa da Cloudera, empresa de dados para Inteligência Artificial (IA) empresarial, revelou que mais da metade das organizações nos EUA (53%) atualmente usam tecnologia de IA generativa e outros 36% estão nos estágios iniciais de exploração de IA para implementação potencial no próximo ano. Mas mais de oito em cada dez tomadores de decisão em estratégia e gerenciamento de dados pesquisados (84%) estão preocupados com o compartilhamento de dados com terceiros para treinamento ou ajuste fino de modelos de IA generativa, aludindo à percepção de um Velho Oeste ainda indomado. semelhante ao ambiente quando se trata de privacidade, segurança e conformidade de dados. Além disso, quase todos os entrevistados (95%) acreditam que o controle total dos dados durante o treinamento do modelo de IA é fundamental para confiar nos resultados da IA.
“A IA generativa ocupou o centro das discussões nas salas de reuniões – embora os produtos analíticos de IA tenham sido trabalhados durante décadas, o ChatGPT acelerou a inovação da GenAI e o caminho para o desempenho de nível humano foi encurtado em todos os setores”, disse Abhas, diretor de Estratégia da Cloudera. “No entanto, existem preocupações em relação à confiança, conformidade, autorização e propriedade intelectual. As organizações estão apreensivas com a exposição potencial de modelos de treinamento que usam dados disponíveis publicamente e/ou recebem respostas erradas de modelos de IA que não foram treinados com contexto empresarial relevante. Nossos resultados da pesquisa confirmam o entendimento de que os fossos de dados são reais e que as organizações que tiveram sucesso na criação de fontes de dados confiáveis e seguras terão uma vantagem na produção de resultados de maior fidelidade com aplicações de IA generativa”, completou.
A pesquisa entrevistou 500 tomadores de decisão de TI (ITDMs) e cientistas de dados nos EUA sobre o status e os planos de suas organizações para IA generativa. Os resultados do estudo “2023 Evolving Trends: Data, Analytics & AI” foram publicados na conferência de dados Evolve New York em 2 de novembro.
Chatbots para IA generativa
Aprimoramento da comunicação do cliente com chatbots ou outras ferramentas (55%), suporte para desenvolvimento de produtos (44%) e desenvolvimento de conceito (44%) são citados como os principais aplicações em que a IA generativa oferece benefícios às organizações. Também são citados o suporte à análise de dados (34%), ao desenvolvimento de software (32%) ou à automatização de atividades e processos (28%).
“O sucesso desses casos de uso iniciais, como perguntas e respostas por chat, resumo de texto e melhorias de produtividade do copiloto, depende de trazer os modelos para os dados, no ponto de sua criação e origem, e não dos dados para os modelos! Por exemplo, uma grande instituição financeira está atualmente tomando 4 milhões de decisões por dia, processando todos os dados por meio de sua AI Lakehouse”, disse Abhas.
Serviço
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