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Compartilhamento de dados com IA generativa preocupa empresas, diz Cloudera

Pesquisa mostra que 84% das empresas estão preocupadas com o compartilhamento de dados com terceiros para treinamento ou ajuste fino de modelos de IA generativa

Compartilhamento de dados com IA generativa preocupa empresas, diz Cloudera

Uma nova pesquisa da Cloudera, empresa de dados para Inteligência Artificial (IA) empresarial, revelou que mais da metade das organizações nos EUA (53%) atualmente usam tecnologia de IA generativa e outros 36% estão nos estágios iniciais de exploração de IA para implementação potencial no próximo ano. Mas mais de oito em cada dez tomadores de decisão em estratégia e gerenciamento de dados pesquisados ​​(84%) estão preocupados com o compartilhamento de dados com terceiros para treinamento ou ajuste fino de modelos de IA generativa, aludindo à percepção de um Velho Oeste ainda indomado. semelhante ao ambiente quando se trata de privacidade, segurança e conformidade de dados. Além disso, quase todos os entrevistados (95%) acreditam que o controle total dos dados durante o treinamento do modelo de IA é fundamental para confiar nos resultados da IA.

Uma grande instituição financeira está atualmente tomando 4 milhões de decisões por dia, processando todos os dados por meio de sua AI Lakehouse

“A IA generativa ocupou o centro das discussões nas salas de reuniões – embora os produtos analíticos de IA tenham sido trabalhados durante décadas, o ChatGPT acelerou a inovação da GenAI e o caminho para o desempenho de nível humano foi encurtado em todos os setores”, disse Abhas, diretor de Estratégia da Cloudera. “No entanto, existem preocupações em relação à confiança, conformidade, autorização e propriedade intelectual. As organizações estão apreensivas com a exposição potencial de modelos de treinamento que usam dados disponíveis publicamente e/ou recebem respostas erradas de modelos de IA que não foram treinados com contexto empresarial relevante. Nossos resultados da pesquisa confirmam o entendimento de que os fossos de dados são reais e que as organizações que tiveram sucesso na criação de fontes de dados confiáveis ​​e seguras terão uma vantagem na produção de resultados de maior fidelidade com aplicações de IA generativa”, completou.

A pesquisa entrevistou 500 tomadores de decisão de TI (ITDMs) e cientistas de dados nos EUA sobre o status e os planos de suas organizações para IA generativa. Os resultados do estudo “2023 Evolving Trends: Data, Analytics & AI” foram publicados na conferência de dados Evolve New York em 2 de novembro.

Chatbots para IA generativa

Aprimoramento da comunicação do cliente com chatbots ou outras ferramentas (55%), suporte para desenvolvimento de produtos (44%) e desenvolvimento de conceito (44%) são citados como os principais aplicações em que a IA generativa oferece benefícios às organizações. Também são citados o suporte à análise de dados (34%), ao desenvolvimento de software (32%) ou à automatização de atividades e processos (28%).

“O sucesso desses casos de uso iniciais, como perguntas e respostas por chat, resumo de texto e melhorias de produtividade do copiloto, depende de trazer os modelos para os dados, no ponto de sua criação e origem, e não dos dados para os modelos! Por exemplo, uma grande instituição financeira está atualmente tomando 4 milhões de decisões por dia, processando todos os dados por meio de sua AI Lakehouse”, disse Abhas.

Serviço
www.cloudera.com

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