book_icon

Harness anuncia plataforma de desenvolvimento Open Source

O lançamento da plataforma de código aberto Gitness, baseada em Git, é uma iniciativa pioneira da Harness em mais de duas décadas do Modelo Open Source

Harness anuncia plataforma de desenvolvimento Open Source

A Harness, plataforma de software delivery fim a fim, lança uma plataforma pioneira, Open Source e unificada para gerenciamento de código-fonte. O Gitness contribui para a automatização de tarefas em fluxos de trabalho de desenvolvimento de software e a segurança dos processos.

De acordo com o gerente de Engenharia de Vendas de Campo da Harness, Luis Redda, “A proposta surge para resolver uma dor recorrente do mercado de Open Source, onde os desenvolvedores e as equipes de DevOps enfrentam a falta de plataformas de qualidade capazes de gerenciar múltiplas ferramentas”, destaca o executivo. “A maioria das soluções existentes tem um preço elevado, não possui recursos essenciais ou apresenta um ”inchaço de recursos” significativo, tornando o produto difícil de usar e manter”.

Ao executar o Gitness, o Docker run permite extrair a imagem e iniciar o contêiner do Gitness para importar o repositório Git existente – tudo em alguns minutos

Na prática, o Gitness é uma plataforma Open Source completa, onde a hospedagem de código e os pipelines necessários são todos integrados, eliminando ferramentas adicionais de organização. A solução simplifica os fluxos de desenvolvimento, otimiza a segurança e o gerenciamento de código-fonte e pipelines de DevOps. Ao executar o Gitness, o Docker run permite extrair a imagem e iniciar o contêiner do Gitness para importar o repositório Git existente – tudo em alguns minutos.

O Gitness inclui ferramentas de:
Colaboração e velocidade simplificadas:
Impõe revisões de código por meio de verificações de status automatizadas e correções obrigatórias. Essa ferramenta acelera o trabalho em equipe e garante a qualidade do código.

Segurança aprimorada: Regras específicas de proteção de branchs e gerenciamento de acesso de usuários promovem o gerenciamento seguro de código, minimizando riscos associados a alterações não verificadas.

Gerenciamento eficiente de código: Integração da AI-powered semantic search, permitindo que os desenvolvedores naveguem e entendam rapidamente a base de código, agilizando o desenvolvimento e a depuração.

Pipelines automatizados: cada alteração de código aciona pipelines de CI automatizados, otimizando o desempenho por meio de cache, reduzindo a intervenção manual e garantindo processos consistentes de construção e teste.

Um dos recursos de destaque do Gitness é o fácil processo de migração do código, onde os DevOps podem transferir facilmente seus repositórios e pipelines existentes, incluindo aqueles do GitHub e GitLab, para a plataforma. “Hoje, os desenvolvedores e as equipes enfrentam dois problemas principais no desenvolvimento de software tradicional: a falta de plataformas de código aberto de qualidade e a complexidade do gerenciamento de múltiplas ferramentas. Ao mesmo tempo, o gerenciamento e a integração de ferramentas diferentes levam a tarefas administrativas demoradas e possíveis falhas, causando gargalos, erros e riscos de segurança no processo de desenvolvimento, aumentando o trabalho do engenheiro”, explica o gerente de Engenharia de Vendas de Campo da Harness, Luis Redda.

“O Gitness representa um marco significativo para a Harness e a comunidade de desenvolvimento de software e representa nosso compromisso em impulsionar a inovação e capacitar desenvolvedores em todo o mundo. Como o primeiro grande lançamento de uma plataforma Git Open Source em anos, o Gitness está equipado para fornecer a todos os desenvolvedores as ferramentas que eles precisam para simplificar seus fluxos de trabalho, colaborar de forma eficaz e garantir a qualidade do código”, aponta Jyoti Bansal, CEO e cofundador da Harness.

Como opção premium para demandas específicas de empresas, a Harness também está lançando o Harness Code Repository, um módulo Open Source Gitness que fornece recursos e capacidades aprimorados, como governança, com políticas OPA e RBAC, além de integrações personalizadas para o processo de desenvolvimento na plataforma Harness. O Harness Code Repository estará disponível em versão beta no próximo mês.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.