book_icon

Empresas no Brasil lideram uso de IA no desenvolvimento de software, diz ISG

Relatório conclui que, quando se trata de implementar IA generativa, fornecedores menores e mais ágeis têm uma vantagem decisiva sobre seus rivais maiores

Empresas no Brasil lideram uso de IA no desenvolvimento de software, diz ISG

Os fornecedores regionais brasileiros estão ultrapassando muitas grandes empresas globais na adoção de IA generativa para desenvolvimento e manutenção de aplicativos (ADM), de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global em pesquisa e consultoria tecnológica.

O relatório 2023 ISG Provider Lens Next-Gen ADM Services para o Brasil conclui que, quando se trata de implementar IA generativa, fornecedores menores e mais ágeis têm uma vantagem decisiva sobre seus rivais maiores, que permanecem cautelosos na adoção desta tecnologia em seus portfólios, em parte por conta da dificuldade natural de implementar a inovação em grandes equipes. Os fornecedores de serviços que operam exclusivamente no Brasil empregam menos de 5 mil especialistas em aplicações no total, permitindo-lhes mais controle ao experimentar IA generativa, afirma o relatório do ISG.

Para alcançar com sucesso estes ganhos de produtividade, as empresas que implementaram ferramentas de programação generativa de IA tiveram de formar e educar os seus programadores

“Muitas soluções generativas de IA ainda são novas e imaturas”, disse Shafqat Azim, parceiro do ISG e líder nas Américas em Transformação Digital. “Mesmo assim, a maioria dos prestadores de serviços que os utilizam estão explorando possibilidades e antecipam um aumento de produtividade de 40% a 70% em algumas tarefas específicas”, observou.

Um papel fundamental para a IA generativa é a automação de testes, afirma o relatório do ISG. De acordo com o estudo, a IA generativa acelera a identificação e a criação de scripts de casos de teste, permitindo que os especialistas em testes selecionem ou aprovem scripts em vez de perder tempo pesquisando e escrevendo. Durante a execução automatizada de testes, o GenAI pode relatar rapidamente erros de script e aplicar correções instantaneamente, eliminando paradas durante os testes automatizados, afirma o relatório. Depois que os testes são concluídos, a IA generativa pode identificar partes do código do aplicativo que podem exigir correção e até mesmo aumentar a produtividade do desenvolvedor escrevendo correções, diz o ISG.

Se introduzida de forma adequada, a IA generativa pode revelar-se um recurso decisivo, afirma o relatório do ISG. No entanto, de acordo com alguns fornecedores, o papel da IA generativa no aumento da produtividade não reduzirá realmente os custos de desenvolvimento de aplicações. Em vez disso, os principais benefícios da IA residem na expansão da cobertura e na redução do tempo total necessário para os testes, afirma o relatório. Para alcançar com sucesso estes ganhos de produtividade, as empresas que implementaram ferramentas de programação generativa de IA tiveram de formar e educar os seus programadores, afirma o ISG.

“Ainda não chegamos a um ponto em que a IA generativa possa substituir os especialistas humanos”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global do ISG Provider Lens Research. “No entanto, a GenAI tem potencial para aumentar visivelmente a produtividade destes especialistas”, afirmou.

O relatório também examina como as empresas estão mudando do desenvolvimento ágil focado principalmente em software para uma perspectiva mais ampla de produtos digitais que inclui uma variedade de aplicações.

O relatório 2023 ISG Provider Lens Next-Gen ADM Services para o Brasil avalia as capacidades de 61 fornecedores em cinco quadrantes: Agile Application Development Outsourcing, Agile Application Development Projects, Application Managed Services, Application Quality Assurance e Continuous Testing Specialists.

O relatório nomeia Capgemini e Wipro como Líderes em três quadrantes cada, enquanto Accenture, DXC Technology, Iteris, Softtek, Stefanini e Tech Mahindra são nomeadas como Líderes em dois quadrantes cada. Base2, BRQ, CI&T, Compass UOL, e-Core, FCamera, GFT, Globant, Inmetrics, NTT Data, Objective Group, Prime Control, Sempre IT, Sofist, TCS, Thoughtworks, TIVIT, T-Systems, Vericode e Yaman são nomeados como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, GFT, Inmetrics, Spassu e SVLabs são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Serviço
www.isg-one.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.