book_icon

Relatório da NetApp mostra necessidade de armazenamento unificado de Dados

No meio da jornada para a Nuvem, três em cada quatro cargas de trabalho são armazenadas no local, destacando a necessidade de uma abordagem unificada para arquiteturas híbridas

Relatório da NetApp mostra necessidade de armazenamento unificado de Dados

A NetApp, empresa global de software centrada em dados e liderada pela Nuvem, apresentou o  Relatório de Complexidade de Dados de 2023, um estudo global que explora as crescentes necessidades das empresas por soluções unificadas em armazenamento de dados. O relatório descobriu que 98% das organizações estão no meio de sua jornada para a Nuvem, com três em cada quatro cargas de trabalho armazenadas no local, destacando a necessidade de uma abordagem unificada para arquiteturas híbridas de múltiplas Nuvens e inovação contínua tanto no local de armazenamento totalmente em flash e armazenamento em Nuvem pública para permitir a adoção de IA em escala.

“As empresas enfrentam um cenário tecnológico complexo repleto de riscos de segurança e pressões para acompanhar tecnologias emergentes como IA e, ao mesmo tempo, reduzir os impactos ambientais”, disse Sandeep Singh, vice-presidente sênior e gerente- geral de Armazenamento Empresarial da NetApp. “O Relatório de Complexidade de Dados ressalta que, em meio a essa complexidade, são necessárias soluções inovadoras de armazenamento flash habilitadas para Nuvem para atender às crescentes demandas da IA, aumentar a eficiência e reforçar a resiliência contra as crescentes ameaças cibernéticas no ecossistema de Dados”, comentou.

A sustentabilidade foi uma terceira área de inovação esperada, com apelos por hardware e software mais eficientes em termos energéticos e recomendações automatizadas para redução de energia e CO2 no topo da lista

A migração para a Nuvem não tem sido uma jornada linear para muitas empresas, de acordo com o relatório. De todos os executivos de tecnologia com planos de migrar cargas de trabalho para a Nuvem, três em cada quatro ainda têm a maior parte de suas cargas de trabalho armazenadas no local. No entanto, a adoção da IA ​​é o maior impulsionador da migração para a Nuvem, um importante facilitador para a adoção da IA. Setenta e quatro por cento dos entrevistados disseram que usam serviços de Nuvem pública para IA e análises. Executivos de tecnologia em todo o mundo (39%) afirmam que sua principal necessidade de inovação em flash é otimizar o desempenho, o custo e a eficiência da IA.

A IA está impulsionando a adoção da Nuvem
As empresas continuam a adotar a IA, com 72% dos entrevistados já usando IA Generativa e 74% aproveitando IA em Nuvem pública e serviços analíticos. No entanto, a implementação da IA ​​apresenta o seu próprio conjunto de desafios complexos. De acordo com o estudo, a segurança dos Dados (57%), a integração dos Dados (50%) e a escassez de talentos (45%) persistem como barreiras.

Enquanto isso, os líderes de TI continuam a defender mais financiamento, já que quase dois terços (63%) dos orçamentos de IA vêm de novos financiamentos, em vez de orçamentos realocados, e 65% dos executivos e líderes de TI esperam envolver novos fornecedores com a influência da IA em sua infraestrutura.

Preocupações com segurança
As ameaças à segurança continuam a ser importantes entre executivos C-level e tomadores de decisão de TI na era da IA. De acordo com o relatório, 87% dos executivos de alto escalão e do conselho citaram o ransomware como uma prioridade alta ou máxima, enquanto mais da metade dos executivos de alto escalão e do conselho (55%) declararam a mitigação de ataques de ransomware como a principal prioridade em seus empresa. Quarenta por cento dos entrevistados classificaram as ameaças à segurança e à privacidade dos dados entre as principais causas de complexidade em sua infraestrutura de armazenamento.

Além disso, quase metade (48%) dos entrevistados também previu que levaria dias ou semanas para que a sua empresa se recuperasse dos ataques cibernéticos, representando um risco potencialmente devastador para o seu negócio.

“Os ataques cibernéticos estão apenas se intensificando e os executivos de alto escalão e de nível de conselho reconhecem a necessidade crítica de se protegerem contra esses ataques e, ao mesmo tempo, estarem preparados para se recuperarem de ransomware, caso um deles tenha sucesso”, disse Jeff Baxter, vice-presidente de Marketing de Produtos da NetApp. “Embora a proteção contra ransomware exija uma arquitetura full-stack com resiliência cibernética, os líderes estão cada vez mais exigindo fornecedores de armazenamento que ofereçam garantias de recuperação de dados após um ataque de ransomware”, observou.

Preocupação com a sustentabilidade
A redução do impacto ambiental está agora na base das principais decisões tecnológicas nas empresas. De acordo com o estudo, 83% dos entrevistados citaram a sustentabilidade como um importante fator decisivo na escolha de fornecedores de armazenamento. Além disso, mais de metade (50%) reconhece que a redução da pegada energética e de carbono é fundamental para uma IA responsável, enquanto 84% concordam que a redução da pegada de carbono da sua empresa é uma parte importante das iniciativas de sustentabilidade.

Olhando para o futuro do armazenamento flash, o impacto da IA ​​nas decisões de compra e nas expectativas de inovação é inegável. De acordo com o estudo, 39% dos entrevistados desejam soluções de armazenamento flash que otimizem o desempenho da IA.

A segurança e a privacidade dos Dados também são prioridades quando se trata de inovação em armazenamento. Sessenta e um por cento dos executivos de tecnologia citaram a segurança ou a privacidade de Dados entre suas principais escolhas para onde desejam ver avanços no design de armazenamento Flash nos próximos três anos.

A sustentabilidade foi uma terceira área de inovação esperada, com apelos por hardware e software mais eficientes em termos energéticos e recomendações automatizadas para redução de energia e CO2 no topo da lista.

“As cargas de trabalho modernas exigem armazenamento flash desenvolvido para oferecer velocidade, escala, segurança e sustentabilidade”, acrescentou Singh. “Mais do que nunca, devemos preparar-nos para um ambiente capaz de se integrar perfeitamente com a IA, despertando a necessidade dos líderes tecnológicos impulsionarem a inovação e repensarem tudo”, finalizou.

Serviço
www.netapp.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.