book_icon

Remessas de PCs no 3T23 cresceram 8% em relação ao trimestre anterior, diz Canalys

Os fabricantes comercializaram 65,6 milhões de unidades no terceiro trimestre do ano, uma queda de 7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, mas o mercado vem reagindo

Remessas de PCs no 3T23 cresceram 8% em relação ao trimestre anterior, diz Canalys

De acordo com os dados mais recentes da Canalys, o mercado mundial de PCs registrou outra melhoria sequencial no terceiro trimestre de 2023 (3T23). Embora as remessas totais de PCs de 65,6 milhões de unidades tenham caído 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, elas aumentaram 8% em comparação com o segundo trimestre de 2023. Isso representa o menor declínio anual nas remessas da indústria em mais de um ano e é mais um sinal de recuperação, tanto nos níveis de estoque quanto na demanda subjacente. As remessas de notebooks caíram 6% anualmente, para 52,1 milhões de unidades, enquanto as remessas de desktops caíram 8%, para 13,5 milhões de unidades.

A Canalys prevê que a adoção de PCs com capacidade de IA irá acelerar a partir de 2025, com tais dispositivos representando cerca de 60% de todos os PCs vendidos em 2027

“Depois de um início de ano difícil, o terceiro trimestre de 2023 trouxe sinais mais positivos para o mercado global de PCs”, afirmou Ishan Dutt, analista principal da Canalys. “Em meio a algumas melhorias no ambiente macroeconómico, os principais obstáculos em toda a indústria estão agora expressando um otimismo cauteloso, uma vez que os seus esforços de correcção de inventários têm sido amplamente bem sucedidos. Como resultado, a procura subjacente em todos os segmentos de usuário finais refletem agora melhoria no desempenho das remessas de vendas dos fornecedores. A maioria dos principais OEM registou um crescimento sequencial nos envios, mesmo depois de contabilizar o aumento da procura do setor da educação que se materializou em grande parte no último trimestre. Olhando para o futuro, a Canalys espera que esta tendência positiva continue, com o mercado preparado para um retorno ao crescimento durante a tão esperada temporada de férias”, comentou.

A Lenovo liderou o ranking do mercado no terceiro trimestre de 2023, com remessas de 16 milhões de unidades e registrando um declínio anual relativamente modesto de 4%. A HP, segunda colocada, desfrutou de mais um trimestre de crescimento, com suas vendas aumentando 7% ao ano, para 13,5 milhões de unidades. A Dell ficou em terceiro lugar, passando por uma queda mais acentuada nas remessas, de 14%.

A Apple, que ficou em quarto lugar no ranking do terceiro trimestre, registrou a maior queda anual nas remessas, queda de 29%, para 6,4 milhões de unidades. No entanto, isto foi em grande parte impulsionado pela comparação com um trimestre forte no ano passado, quando foi capaz de satisfazer a procura reprimida na sequência de perturbações na cadeia de abastecimento. A Asus completou os cinco principais fornecedores, com vendas de 4,9 milhões de unidades.

“Com a redução de muitos dos problemas que atormentaram o mercado, os fornecedores de todo o ecossistema de PC podem agora esperar um aumento adicional na demanda por parte da IA”, disse Kieren Jessop, analista de Pesquisa da Canalys. “Roteiros para integração de recursos de IA no dispositivo já foram delineados, com vários produtos apresentados no evento HP Imagine no início deste mês e outros fornecedores prontos para seguir o exemplo. A Canalys prevê que a adoção de PCs com capacidade de IA irá acelerar a partir de 2025, com tais dispositivos representando cerca de 60% de todos os PCs vendidos em 2027. Os fornecedores e parceiros de Canal que aproveitarem esta oportunidade se beneficiarão dos preços mais altos que os PCs com capacidade de IA exigem e das oportunidades mais amplas de fornecer serviços e soluções além de hardware”, finalizou.

Serviço
www.canalys.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.