book_icon

Scala anuncia a aquisição da Tatic Software e planeja expansão na AL

Com atuação no Brasil, Colômbia e Equador, a Tatic vem complementar o portfólio de soluções de Analytics e contribui para a expansão da Scala na América Latina

Scala anuncia a aquisição da Tatic Software e planeja expansão na AL

Especializada em tecnologias como Analytics, Hiperautomação, integração de sistemas, Inteligência Artificial, Cloud e Observabilidade, a Scala, empresa brasileira que desde 2016 integra a divisão de Ventures do Grupo Stefanini, decidiu investir em sua internacionalização e viu na aquisição de 100% da Tatic Software uma oportunidade para expansão na América Latina. Com sede em Belo Horizonte (MG), a Tatic conta com operações na Colômbia e no Equador, onde atende grandes operadoras de telecomunicações.

Com esta transação, cujo valor não é revelado pelo grupo, a Scala vai incorporar em seu portfólio algumas soluções da Tatic que fortalecem ainda mais sua atuação em Analytics. É o caso da Dora, que gerencia bancos de dados e grandes volumes de informações de empresas de diferentes portes e segmentos. A solução possui um mecanismo de busca avançado, que disponibiliza os dados online de forma imediata, com segurança de parâmetros de acesso bem definidos, que trazem impactos positivos na estratégia e na operação dos clientes.

A Tatic complementa o portfólio da Scala com soluções próprias, além de favorecer a expansão geográfica e a consolidação das ofertas em mercados estratégicos para o grupo

Outras soluções são Alice e Improve. A primeira é uma plataforma de Inteligência Artificial que acelera o desenvolvimento de algoritmos para otimizar os negócios, seja da empresa como um todo ou de áreas e produtos específicos. Já o Improve é uma solução SaaS de análise de dados que possibilita a implementação flexível de modelos de remuneração variável, alinhando os objetivos da empresa com a motivação da força comercial, além de ampliar a produtividade da equipe e permitir um monitoramento contínuo.

“As três soluções da Tatic ampliam nosso leque de atuação e potencializam nossa plataforma Lore, que consiste na oferta de créditos para realizar jornadas analíticas como serviço quando o cliente achar mais conveniente”, explica Filipe Cotait, diretor de Tecnologia e Operações da Scala.

Considerado um modelo inovador e flexível – o cliente paga apenas pelo que usa, por créditos de consumo -, a plataforma da Scala oferece aceleradores, ferramentas, ativos e todo o know how de sua equipe de engenheiros e cientistas de dados para ajudar as corporações com as questões relativas a dados. O objetivo é gerar insights para que as empresas possam se planejar, tomar decisões, acompanhar o mercado e alcançar as metas desejadas.

Cotait explica que a decisão de implementar uma plataforma como a Lore foi baseada nas experiências da Scala como fornecedora de soluções analíticas e nas necessidades apresentadas pelos clientes. Segundo o executivo, as organizações precisam de diferentes tipos de dados, sejam internos ou externos, para compor suas estratégias de negócios. O problema é que essas informações estão espalhadas em diferentes fontes, tais como redes sociais, sites e aplicativos, dificultando a coleta e organização dos dados, de modelo que sejam utilizáveis.

“O quarteto Alice, Dora, Lore e Improve é ideal para empresas que buscam expandir seus negócios, lançar novos produtos ou serviços e atender melhor às demandas de mercado em que atuam, oferecendo um atendimento mais personalizado a partir das informações captadas e analisadas pelas plataformas”, afirma José Carlos Pires, presidente da Scala, que estima um crescimento de 70% na geração de novos negócios nos próximos dois anos. “Certamente, a Tatic contribuirá com essa audaciosa meta”, acrescenta.

Crescimento

O Grupo Stefanini finalizou 2022 com um faturamento de R$ 6,2 bilhões. Boa parte do resultado veio do ecossistema de inovação representado pela divisão Stefanini Ventures, composta por mais de 30 empresas de diferentes tamanhos e especialidades, que estão reunidas em seis principais plataformas: Analytics e IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Indústria 4.0, Marketing Digital e Tecnologia. A expectativa é fechar este ano com um faturamento global acima de R$ 7 bilhões.

“Temos um plano acelerado de crescimento orgânico, que será potencializado com aquisições no Brasil e no exterior. A aquisição da Tatic é a segunda do ano – em março anunciamos a chegada da consultoria Safeway para reforçar o protagonismo do grupo em cibersegurança. Temos uma equipe de M&A que recebe pelo menos 30 propostas de aquisição por mês e que está atenta a oportunidades, tanto para fortalecer as ofertas atuais quanto para investir em novas frentes de negócios”, destaca Marco Stefanini, fundador e CEO global do Grupo Stefanini, que prevê mais aquisições ainda este ano.

De acordo com Marcelo Louro, CFO Global da Stefanini e que lidera o time de M&A, a multinacional brasileira, que completou 36 anos em setembro, tem um modelo de negócios vitorioso pautado no crescimento orgânico e em aquisições que trazem novas habilidades, competências e produtos para o ecossistema de inovação. “A Tatic complementa o portfólio da Scala com soluções próprias, além de favorecer a expansão geográfica e a consolidação das ofertas em mercados estratégicos para o grupo”, finaliza.

Serviço
www.stefanini.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.