book_icon

Oracle destaca compromisso com IA generativa e Cloud em evento

A última edição do Oracle CloudWorld trouxe as últimas novidades do setor e os mais recentes anúncios da empresa em relação à inovação e liderança em Nuvem

Oracle destaca compromisso com IA generativa e Cloud em evento

A última edição do Oracle CloudWorld, evento que trouxe as últimas novidades do setor e os mais recentes anúncios da empresa em relação à inovação e liderança em Nuvem, aconteceu nos dias 18 a 21 de setembro. Com 33 anúncios diferentes divididos em 300 sessões e 6 keynotes, mobilizou mais de 23 mil pessoas presencialmente a debater sobre a Transformação Digital no mundo. As principais novidades da empresa foram nos segmentos de Nuvem e Inteligência Artificial generativa e como essa estratégia impacta a América Latina.

Larry Ellison, CTO e cofundador da empresa, destacou em sua palestra o compromisso da Oracle em liderar o campo da IA ​​generativa, a fim de fornecer aos seus clientes a melhor plataforma para aproveitarem esta tecnologia transformadora. A Inteligência Artificial como conceito não é uma novidade para a Oracle, já que a infraestrutura e aplicativos do Oracle ERP, HCM, por exemplo, já possuem essas funcionalidades. Mas, a IA generativa se tornou de extrema relevância para  a Oracle e de grande impacto a nível tecnológico e social que essa tecnologia possui.

A TIM Brasil também levou destaque com sua história de Transformação digital no setor de telecomunicações no País, sendo a pioneira do ramo a estar 100% na Nuvem.

Por exemplo, para o setor de Saúde, o Oracle Clinical Digital Assistant foi lançado permitindo que os provedores aproveitem o poder da IA ​​generativa junto com comandos de voz para reduzir o trabalho manual e concentrar mais atenção no atendimento ao paciente. Além disso, ele facilita a realização de ações de autoatendimento para os pacientes, como agendamento de consultas ou visualização de informações clínicas, usando comandos de voz.

Ainda sobre IA generativa, a Oracle destacou a sua parceria com duas grandes empresas do setor: a Nvidia possibilitou a execução mais acessível para as organizações de diversas cargas de trabalho na Nuvem, desde treinamento, ajuste fino e inferência de modelo de IA, execução de aplicativos nativos da Nuvem e aplicativos de transcodificação de vídeo, entregando um melhor custo-desempenho. E a parceria com a Cohere, plataforma de IA generativa nativa para empresas permite que a empresa aproveite a alta capacidade de processamento da OCI, entregando para seus clientes a alta execução de cargas de dados, baixa latência, baixo custo e aceleração de treinamento de modelos de linguagem (Large Language Models, LLM) e criação de novos níveis de automação.

Outro destaque foi o Fusion Data Intelligence Platform, uma nova plataforma de dados, análises e IA de última geração, com o propósito de obter melhores resultados de negócios, combinando insights baseados em dados com decisões e ações inteligentes. É uma evolução do produto Oracle Fusion Analytics Warehouse, que fornece dados corporativos como serviço com pipelines de dados automatizados, modelos de dados de 360 ​​graus para entidades comerciais importantes, análises interativas avançadas, modelos de IA/ML e aplicativos inteligentes.

Sobre o mercado de Nuvem, a interconexão e interoperabilidade entre múltiplas Nuvens no contexto de Multicloud foi amplamente debatido. Para Ellison, “É nosso trabalho (Oracle e Microsoft) garantir que todas as plataformas funcionem juntas e de forma orgânica”. Desta forma, a Oracle e a Microsoft ampliaram a parceria ao integrar sua Nuvem aos Data Centers do Azure, no qual facilita a conexão entre seus serviços, permitindo aos aliados combinar o melhor de ambas as empresas para transferência de dados sem custos adicionais e de forma rápida e fácil.

São mais de 12 regiões em todo o mundo com essa interconexão, incluindo em São Paulo, no Brasil. A parceria iniciou em 2019, com projeto conjunto na TIM e B3. Essa parceria também facilitará que os clientes desenvolvam com componentes de IA generativa disponíveis nas plataformas das duas empresas com aumento de desempenho. Além de facilitar a automação e reduzir os custos operacionais e riscos associados a erros humanos.

Oracle na América Latina

Na América Latina, a Oracle atua há 35 anos, sendo uma região de grande relevância para a estratégia da empresa, principalmente em seu mercado de Nuvem. Ela possui 5 regiões de Nuvem no total, no Chile, México e Brasil, que utilizam 100% de energia renovável, com foco em eficiência energética e carbono zero. A grande novidade é que novas três regiões de Nuvens serão inauguradas nos próximos meses na região. A Oracle possui 8 mil clientes na Nuvem na América Latina, setor que lidera a receita da empresa, representando mais de 70%.

Alguns clientes que mais se destacaram nesse assunto no evento foram a Uber, no qual a Nuvem se encontra no centro de crescimento da empresa, que declarou que espera que 100% do crescimento da companhia esteja em Nuvem nos próximos anos. Com a adoção da tecnologia, reduziu-se custos de infraestrutura, além de garantir escalabilidade dos serviços lançados. A TIM Brasil também levou destaque com sua história de Transformação digital no setor de telecomunicações no País, sendo a pioneira do ramo a estar 100% na Nuvem. Além disso, a Tim é líder em cobertura 4G no Brasil e pioneira em redes de ativação 5G.

Serviço
www.oracle.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.