A última edição do Oracle CloudWorld, evento que trouxe as últimas novidades do setor e os mais recentes anúncios da empresa em relação à inovação e liderança em Nuvem, aconteceu nos dias 18 a 21 de setembro. Com 33 anúncios diferentes divididos em 300 sessões e 6 keynotes, mobilizou mais de 23 mil pessoas presencialmente a debater sobre a Transformação Digital no mundo. As principais novidades da empresa foram nos segmentos de Nuvem e Inteligência Artificial generativa e como essa estratégia impacta a América Latina.
Larry Ellison, CTO e cofundador da empresa, destacou em sua palestra o compromisso da Oracle em liderar o campo da IA generativa, a fim de fornecer aos seus clientes a melhor plataforma para aproveitarem esta tecnologia transformadora. A Inteligência Artificial como conceito não é uma novidade para a Oracle, já que a infraestrutura e aplicativos do Oracle ERP, HCM, por exemplo, já possuem essas funcionalidades. Mas, a IA generativa se tornou de extrema relevância para a Oracle e de grande impacto a nível tecnológico e social que essa tecnologia possui.
Por exemplo, para o setor de Saúde, o Oracle Clinical Digital Assistant foi lançado permitindo que os provedores aproveitem o poder da IA generativa junto com comandos de voz para reduzir o trabalho manual e concentrar mais atenção no atendimento ao paciente. Além disso, ele facilita a realização de ações de autoatendimento para os pacientes, como agendamento de consultas ou visualização de informações clínicas, usando comandos de voz.
Ainda sobre IA generativa, a Oracle destacou a sua parceria com duas grandes empresas do setor: a Nvidia possibilitou a execução mais acessível para as organizações de diversas cargas de trabalho na Nuvem, desde treinamento, ajuste fino e inferência de modelo de IA, execução de aplicativos nativos da Nuvem e aplicativos de transcodificação de vídeo, entregando um melhor custo-desempenho. E a parceria com a Cohere, plataforma de IA generativa nativa para empresas permite que a empresa aproveite a alta capacidade de processamento da OCI, entregando para seus clientes a alta execução de cargas de dados, baixa latência, baixo custo e aceleração de treinamento de modelos de linguagem (Large Language Models, LLM) e criação de novos níveis de automação.
Outro destaque foi o Fusion Data Intelligence Platform, uma nova plataforma de dados, análises e IA de última geração, com o propósito de obter melhores resultados de negócios, combinando insights baseados em dados com decisões e ações inteligentes. É uma evolução do produto Oracle Fusion Analytics Warehouse, que fornece dados corporativos como serviço com pipelines de dados automatizados, modelos de dados de 360 graus para entidades comerciais importantes, análises interativas avançadas, modelos de IA/ML e aplicativos inteligentes.
Sobre o mercado de Nuvem, a interconexão e interoperabilidade entre múltiplas Nuvens no contexto de Multicloud foi amplamente debatido. Para Ellison, “É nosso trabalho (Oracle e Microsoft) garantir que todas as plataformas funcionem juntas e de forma orgânica”. Desta forma, a Oracle e a Microsoft ampliaram a parceria ao integrar sua Nuvem aos Data Centers do Azure, no qual facilita a conexão entre seus serviços, permitindo aos aliados combinar o melhor de ambas as empresas para transferência de dados sem custos adicionais e de forma rápida e fácil.
São mais de 12 regiões em todo o mundo com essa interconexão, incluindo em São Paulo, no Brasil. A parceria iniciou em 2019, com projeto conjunto na TIM e B3. Essa parceria também facilitará que os clientes desenvolvam com componentes de IA generativa disponíveis nas plataformas das duas empresas com aumento de desempenho. Além de facilitar a automação e reduzir os custos operacionais e riscos associados a erros humanos.
Oracle na América Latina
Na América Latina, a Oracle atua há 35 anos, sendo uma região de grande relevância para a estratégia da empresa, principalmente em seu mercado de Nuvem. Ela possui 5 regiões de Nuvem no total, no Chile, México e Brasil, que utilizam 100% de energia renovável, com foco em eficiência energética e carbono zero. A grande novidade é que novas três regiões de Nuvens serão inauguradas nos próximos meses na região. A Oracle possui 8 mil clientes na Nuvem na América Latina, setor que lidera a receita da empresa, representando mais de 70%.
Alguns clientes que mais se destacaram nesse assunto no evento foram a Uber, no qual a Nuvem se encontra no centro de crescimento da empresa, que declarou que espera que 100% do crescimento da companhia esteja em Nuvem nos próximos anos. Com a adoção da tecnologia, reduziu-se custos de infraestrutura, além de garantir escalabilidade dos serviços lançados. A TIM Brasil também levou destaque com sua história de Transformação digital no setor de telecomunicações no País, sendo a pioneira do ramo a estar 100% na Nuvem. Além disso, a Tim é líder em cobertura 4G no Brasil e pioneira em redes de ativação 5G.
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