book_icon

Akamai expande rede de Nuvem distribuída, incluindo site em São Paulo

São sete novas regiões de computação central e com a adição de São Paulo e Miami, a Akamai torna mais fácil para as empresas fazerem negócios na América Latina

Akamai expande rede de Nuvem distribuída, incluindo site em São Paulo

A Akamai Technologies, empresa de Nuvem que alimenta e protege a vida online, anunciou nesta quarta-feira (27/9) sete novas regiões de computação central na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. As locações em Amsterdã (Holanda), Jacarta (Indonésia), Los Angeles (EUA),  Miami (EUA), Milão (Itália), Osaka (Japão)  e São Paulo (Brasil) são a terceira parcela do lançamento de novas regiões de computação central da Akamai desde que adquiriu a Linode no ano passado e representam um passo fundamental no esforço da empresai para redefinir a forma como a Nuvem funciona.

Com a adição de São Paulo e Miami, a Akamai torna mais fácil para as empresas fazerem negócios na América Latina. As duas novas regiões centrais de computação tornam a Akamai um concorrente atraente em um mercado há muito dominado por provedores maiores de hiperescala. A entrada da Akamai em São Paulo permite que os clientes executem cargas de trabalho em uma das cidades e países mais populosos do Hemisfério Sul, eliminando um obstáculo econômico e de desempenho significativo que hoje exige que as cargas de trabalho transitem entre continentes. São Paulo e Miami são representativos do esforço da Akamai para estabelecer regiões de computação centrais em mercados de difícil acesso em todo o mundo, conectando-os ao mesmo backbone subjacente que alimenta sua rede de Borda hoje, uma área de cobertura massivamente distribuída, que abrange mais de 4,1 mil PoPs de Borda em 131 países.

Com uma das maiores populações digitais da América Latina, São Paulo é a primeira região central de computação da Akamai na América Latina, com conectividade adicional planejada ainda este ano

A Akamai está mudando a forma como as organizações abordam a arquitetura de Nuvem, enfatizando um design mais distribuído e descentralizado, de baixa latência e globalmente escalável. Os serviços de computação em Nuvem da Akamai são ideais para cargas de trabalho de alto desempenho, que precisam ser executadas mais próximas dos usuários finais, como aquelas frequentemente encontradas em aplicativos de streaming de mídia, jogos e comércio eletrônico. Os serviços fazem parte do Akamai Connected Cloud, uma plataforma de Borda e Nuvem massivamente distribuída para computação em Nuvem, segurança e entrega de conteúdo que mantém aplicativos e experiências mais próximos e as ameaças mais distantes.

“A necessidade das empresas fornecerem uma melhor experiência ao usuário expõe cada vez mais os limites do modelo legado de Nuvem centralizada”, disse Adam Karon, diretor de Operações e gerente-geral do Cloud Technology Group da Akamai. “Estamos resolvendo esse desafio para os clientes invertendo o script. Com o Akamai Connected Cloud, estamos adotando uma abordagem de fora para dentro, distribuída primeiro, baseada no compromisso com tecnologias nativas da Nuvem e na mesma rede de muitas das maiores redes do mundo e que as empresas confiam há mais de duas décadas. É uma abordagem focada em um futuro onde a escala depende tanto do tamanho da rede quanto do tamanho do Data Center”,completou.

Sete novas regiões globais de computação central

O último lote de novas regiões estratégicas de computação central começará a ficar online e disponível para os clientes durante setembro e outubro. Eles expandem a rede de computação em Nuvem da Akamai para pontos-chave de conexão com uso intensivo de dados que, em última análise, permitirão que os clientes tragam conectividade e experiência aprimoradas aos usuários finais.

A nova região da Akamai em Amsterdã abriga a segunda maior central de Internet do mundo. Ela se junta à região de Estocolmo (Suécia) recentemente lançada pela Akamai para fornecer aos clientes do noroeste da Europa um novo nível de conectividade em Nuvem.

A região de Jacarta da empresa está localizada no coração de uma nação que vivencia uma economia digital em rápido crescimento. Prevê – se que a Indonésia aumente o seu número de utilizadores da Internet em 36 milhões até 2028.

A nova região central de computação da Akamai em Los Angeles, líder no mercado global de mídia e entretenimento, está posicionada para expandir os serviços robustos da empresa em um setor no qual durante anos aprimorou experiência considerável e um profundo banco de clientes corporativos.

A região central de computação da empresa, baseada em Miami, permite que a empresa atenda melhor aos clientes que fazem negócios na América Latina, trazendo a conectividade distribuída da Akamai para um centro de negócios em rápido crescimento, que tem visto uma explosão de talentos tecnológicos e investimentos de capital de risco .

A presença da Akamai em Milão coloca uma aposta na segunda maior cidade da Itália. O mercado italiano de serviços em nuvem cresceu 250% de 2015 a 2022. Além de atender clientes na Europa, o local também dará suporte a clientes no Oriente Médio.

A nova região de Osaka da empresa conectará a população de 125 milhões de habitantes do Japão ao backbone massivamente escalável da Akamai. O Japão ocupa o oitavo lugar no mundo em países com as maiores populações digitais.

Com uma das maiores populações digitais da América Latina, São Paulo é a primeira região central de computação da Akamai na América Latina, com conectividade adicional planejada ainda este ano.

Nos últimos 90 dias, a Akamai abriu 13 novas regiões principais de computação. As regiões anunciadas hoje se juntam aos locais existentes em Atlanta, Dallas, Fremont, Newark, Toronto, Frankfurt, Londres, Mumbai, Cingapura, Sydney e Tóquio, e às regiões anunciadas recentemente em Chicago, Washington DC, Paris, Estocolmo, Seattle e Chennai. A Akamai planeja lançar mais regiões globais de computação central ainda este ano.

Serviço
www.akamai.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.