book_icon

Importância do `smart mobility´ para o futuro sustentável e inclusivo das cidades

Um dos maiores incômodos dos moradores das grandes cidades é o trânsito. Ele prejudica a qualidade de vida das pessoas e torna frustrante a locomoção. Por esse motivo, muitas delas têm investido no conceito de smart mobility, uma tecnologia inteligente capaz de sinalizar aos moradores como utilizar o transporte público fora do horário de expediente, rastrear itinerários de ônibus ou trens e alterar rotas em caso de congestionamento.

Porém, essa solução não se limita apenas ao transporte de pessoas e cargas. Ela envolve um novo projeto de inovação tecnológica habilitado para reduzir o número de acidentes e vítimas, aumentar a velocidade e a segurança dos deslocamentos, com o acesso cada vez maior aos carros elétricos autônomos, proporcionando a mobilidade do futuro, além de ser responsável pelo impacto ambiental, social e econômico.

Tendo em vista a relevância dessa iniciativa, a inteligência geográfica é incluída como uma ferramenta cognitiva, qualificada para reconhecer a distribuição de objetos no tempo e espaço, fazer correlações e revelar padrões válidos que servem de base para a tomada de decisões. Aplicada ao setor logístico, a Inteligência Artificial (IA) entende e monitora em tempo real o comportamento dos motoristas de carros, motos, caminhões e tratores, gerando alertas que levam à redução do número de acidentes, consumo de combustível e dos custos de manutenção dos veículos, o que gera economia e aumenta a segurança global das operações.

Algumas tecnologias possuem dispositivos de Internet das Coisas (IoT) implantados nos veículos e enviam Dados do nível de aceleração, frenagem e mais de 50 variáveis que podem definir o comportamento do motorista em duas dimensões: conforto, velocidade em que essas ações ocorrem, e tranquilidade, que mede a intensidade das atividades realizadas. Ao desenhar o comportamento dos motoristas, o software pode aplicar o conceito de alta definição, ou seja, reações são lidas e analisadas a cada segundo, o que é fundamental para obter avaliações refinadas e com alto nível de assertividade.

Essas ferramentas permitem o cruzamento de todos os Dados, otimizando a operação e gerenciando as diferenças entre o que estava previsto e o que foi realizado de fato, bem como manter um controle rígido contra fraudes e desvios, tudo em tempo real. Além disso, é permitido acompanhar ao vivo a localização dos veículos e auxiliar ativamente cada motorista a fazer escolhas precisas e obter mais eficiência na atuação proativa do veículo conectado.

Outra forma de promover o smart mobility é por meio do incentivo ao uso de recursos para uma locomoção ativa, que se trata de estimular a utilização de bicicletas e da caminhada, com a criação de áreas mais seguras e iluminadas por lâmpadas que utilizam energia eólica, impactando positivamente a saúde dos cidadãos e do planeta.

Por fim, é importante ressaltar que cidades conscientes que priorizam o desenvolvimento e se preocupam em oferecer uma mobilidade urbana segura e inteligente, costumam utilizar a tecnologia como instrumento de apoio que gera redução de custos e fornece melhor qualidade de vida para as pessoas por meio da aplicação de ações efetivas focadas na inclusão social, sustentabilidade e diminuição da desigualdade.

Por Vania Rios, diretora de vendas da Viasat, Intelie.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.