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Internet das Coisas impacta o mercado de Telecomunicações

Dispositivos inteligentes quebraram paradigmas e resultaram na oferta de novos produtos e serviços no mercado das operadoras de telecomunicações e provedores de internet

Internet das Coisas impacta o mercado de Telecomunicações

A integração do mundo físico ao digital tem evoluído ao passo que novas tecnologias são incorporadas à estrutura de telecomunicações. Se na virada do século os celulares representaram uma revolução em termos de mobilidade, hoje, inovações como a comunicação Máquina a Máquina, M2M, e a Internet das Coisas, IoT, permitiram a criação de uma rede global de objetos que compartilha, transfere Dados e se comunica entre si em tempo real.

“Os chamados dispositivos inteligentes, como celulares, smartwatches, televisores, eletrodomésticos, dispositivos para smart homes, sensores industriais e até mesmo automóveis automatizados, quebraram paradigmas e resultaram na oferta de novos produtos e serviços no mercado das operadoras de telecomunicações e provedores de internet”, avalia Marcel Zamboni, sócio e diretor de Desenvolvimento de Negócios da VSB International.

Em especial, a gestão do billing (faturamento), agora, apresenta uma demanda específica para a tarifação do tráfego de Dados M2M e IoT 

Zamboni, que há 29 anos atua no mercado, explica que a gestão em telecomunicação mudou. “Não só a gestão, como a aplicação de tecnologias de M2M e IoT também. Tudo e todos estão, de certa forma, conectados por essas inovações que proporcionam vantagens que vão desde a otimização de processos, coleta, armazenamento e cruzamento de um grande volume de dados, monitoramento e melhorias no modo como a comunicação acontece na rotina de empresas e da população”, pontua.

Empresas do setor se atualizam para usufruir das novas tecnologias
A própria VSB, a exemplo do que vem acontecendo com outras empresas do setor de Telecomunicações, foi em busca de soluções para usufruir do potencial de entrega das novas tecnologias e atualizar o portfólio. “Em especial, a gestão do billing (faturamento), agora, apresenta uma demanda específica para a tarifação do tráfego de Dados M2M e IoT. As tecnologias precisam entender o perfil de consumo de cada dispositivo, indo muito além da apuração do uso tradicional de voz, dados e mensagens SMS a qual o mercado estava habituado”, comenta Marcel Zamboni.

Ao longo dos últimos anos, foram desenvolvidas tecnologias como o Rating Management System, RMS, que dá suporte às operadoras de telecomunicações e atende novos modelos de tarifação dedicados a serviços M2M e IoT, permitindo que brokers de serviços de conectividade, provedores de Internet e fornecedores de serviços de Internet, ISPs, de qualquer porte atuem com mais segurança na tarifação e gestão dos acessos na venda no atacado até o consumidor final.

Para Zamboni, é fundamental que o mercado de telecomunicações se ajuste a estes novos modelos de utilização de dados, de forma a atender demandas que surgiram no setor na esteira da adoção massiva do M2M e IoT por diversos agentes econômicos. “Juntos, M2M e IoT estão modificando não apenas o mercado de telecomunicações, mas também o modo como a sociedade incorpora novas tecnologias no seu dia a dia, seja em termos de comodidade ou em inteligência de mercado, carimbando o ‘passaporte’ para a era da Indústria 4.0 e o avanço das chamadas smart cities” conclui.

                                                                                Crédito: Rawpixel/Freepik
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