book_icon

As 10 principais tendências do setor de telecomunicações para este ano

O setor Telecom deve apresentar uma série de tendências que prometem transformar o cenário tecnológico em escala transnacional

As 10 principais tendências do setor de telecomunicações para este ano

A indústria de telecomunicação tem passado por profundas atualizações nos últimos anos, as quais foram impulsionadas por inovações tecnológicas e pelas mudanças nas demandas dos consumidores, em especial quando o consumo é feito diretamente por empresas – clientes com operações mais volumosas e que têm engajado cada vez mais com o fenômeno da transformação digital.

Seguindo a inclinação ao desenvolvimento contínuo, em 2024, o setor Telecom deve apresentar uma série de tendências que prometem transformar o cenário tecnológico em escala transnacional, remodelando a forma como diferentes instituições se conectam com seus stakeholders, de acordo com o relatório da consultoria britânica Juniper Research.

Segundo o órgão de pesquisa, quatro temas-chave guiarão as tendências vigentes no ecossistema de telecomunicações durante o próximo ano, sendo eles: o avanço da tecnologia 5G, a evolução das mensagens, a disrupção da inteligência artificial (IA) e a inovação na sustentabilidade.

Redes 5G Advanced, evolução da quinta geração de telefonia celular, influenciará uma gama diversificada de setores verticais da indústria, como mobilidade e realidade estendida, transformando a experiência do usuário

As temáticas elencadas pela Juniper Research devem ecoar na dinâmica brasileira, em especial no segmento B2B, conforme destaca Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom, empresa que afirma ter o maior banco de conexões Máquina a Máquina (M2M) e Internet das Coisas (IoT) para empresas no Brasil e na América Latina.

“À medida que essas transformações se desenrolam, as empresas do setor Telecom devem estar preparadas para abraçar a inovação e propiciar isso para seus parceiros, investindo em tecnologias emergentes e, acima de tudo, atendendo às crescentes expectativas por conectividade rápida, confiável e inovadora”, afirma Fabozi.

Além das tendências mundiais, muitas com adoção nacional, em 2024, haverá uma aceleração na transição tecnológica do 2G. “A segunda geração é uma tecnologia ultrapassada e já em descontinuação para o 4G, sendo este LTE, CAT-M ou NB-IOT. Mercados M2M, como o de rastreamento, segurança, meios de pagamentos, telemetria e gerenciamento de frotas, entre outros, terão um grande impacto”, observa o executivo.

O profissional destaca ainda que este movimento já vem acontecendo há algum tempo, mas que, em 2024, terá uma aceleração considerável, permitindo assim novas oportunidades de negócios e serviços de valor agregado. “Nós da Allcom Telecom, por exemplo, temos nos preparado para essas alterações há alguns anos e, hoje, detemos o maior e mais completo portfólio de produtos e serviços 4G, desde rastreadores de baixo custo, telemetria, câmeras para vídeotelemetria e gestão de frotas, POS, entre outros”, elenca.

Conforme destaca Fabozi, o futuro das telecomunicações caminha para ser cada vez mais conectado, eficiente e seguro, tríade de fatores que permeiam as 10 tendências indicadas pela Juniper Research para 2024; confira quais são elas:

– Aceleração do lançamento de satélites, promovendo a integração das redes celulares, fixas e via satélite, possibilitando a oferta de uma cobertura global ininterrupta.

– Maior uso de APIs abertas nas telecomunicações, possibilitando que empresas e desenvolvedores explorem canais alternativos de mensagens comerciais.

– Utilização da IA generativa com o objetivo de revolucionar a IA conversacional e automatizar a criação de conteúdo marketing personalizado.

– Dispositivos SIM integrados, chamados de iSIM. (MF) e-sim e nao isim.

– Interoperabilidade entre plataformas a partir da entrada em vigor do regulamento da Lei dos Mercados Digitais da União Europeia.

– Crescimento do tráfego de roaming 5G e consequente aceleração da adoção do protocolo BCE 2.0.

– Priorização de iniciativas sustentáveis a fim de reduzir o impacto nas cadeias de suprimentos de telecomunicações.

– Revolução das capacidades dos voicebots baseados em LLM, melhorando a personalização de serviços e a eficiência geral dos negócios.

– Redes 5G Advanced, evolução da quinta geração de telefonia celular, influenciará uma gama diversificada de setores verticais da indústria, como mobilidade e realidade estendida, transformando a experiência do usuário.

– Implementação de IA em toda a rede para aumentar a eficiência, à medida que o 6G se aproxima.

Serviço
www.allcomtelecom.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento