A IBM anunciou planos para novos modelos generativos de base de IA e melhorias chegando ao watsonx, sua plataforma de IA e dados com um conjunto de recursos de IA projetados para ajudar as empresas a dimensionar e acelerar o impacto da IA. Essas melhorias incluem uma prévia técnica do watsonx.governance, novos serviços generativos de dados de IA chegando ao watsonx.data e a integração planejada de modelos básicos do watsonx.ai em softwares e produtos de infraestrutura selecionados.
Os novos modelos de IA generativa da IBM e de terceiros que chegam ao watsonx.ai incluem:
Modelos da série Granite: a IBM planeja lançar seus modelos da série Granite ainda este mês. Os modelos Granite usam a arquitetura “Decoder”, que sustenta a capacidade dos grandes modelos de linguagem (LLMs) atuais de prever a próxima palavra em uma sequência e pode oferecer suporte a tarefas empresariais de PNL, como resumo, geração de conteúdo e extração de insights. A IBM planeja fornecer uma lista das fontes de dados, bem como uma descrição das etapas de processamento e filtragem de dados que foram executadas para produzir os dados de treinamento para a série de modelos Granite. (Disponibilidade planejada para o terceiro trimestre de 2023).
Modelos de terceiros: a IBM agora oferece o modelo de parâmetros Llama 2-chat de 70 bilhões da Meta e o StarCoder LLM para geração de código em watsonx.ai na IBM Cloud. (Disponível agora).
A IBM estabeleceu um processo de treinamento para seus modelos básicos – centrado em princípios de confiança e transparência – que começa com uma coleta rigorosa de dados e termina em pontos de controle para permitir implementações responsáveis de modelos e aplicativos para governança, avaliação de riscos, preocupações com privacidade, mitigação de preconceitos, e conformidade.
A IBM também está anunciando planos para lançar novos recursos na plataforma watsonx.
Watsonx.ai
Tuning Studio: a IBM planeja lançar a primeira iteração de seu Tuning Studio, que incluirá ajuste imediato – uma maneira eficiente e de baixo custo para os clientes adaptarem modelos básicos às suas tarefas downstream exclusivas com seus próprios dados corporativos. (Disponibilidade planejada para o 3T23).
Gerador de dados sintéticos: a IBM lançou um gerador de dados sintéticos para ajudar os usuários na criação de conjuntos de dados tabulares artificiais a partir de esquemas de dados customizados ou conjuntos de dados internos. Isso permitirá que os usuários extraiam insights para treinamento de modelos de IA com risco reduzido, aumentando assim a tomada de decisões e acelerando o tempo de lançamento no mercado. (Disponível agora)
Watsonx.dados
IA generativa: a IBM planeja infundir recursos de IA generativa watsonx.ai em watsonx.data para ajudar os usuários a descobrir, aumentar, visualizar e refinar dados para IA por meio de uma experiência de autoatendimento alimentada por uma interface de linguagem natural e conversacional. (Visualização técnica planejada para o 4T 2023)
Capacidade de banco de dados vetorial: a IBM planeja integrar um recurso de banco de dados vetorial em watsonx.data para suportar casos de uso de geração aumentada de recuperação de watsonx.ai. (Visualização técnica planejada para o 4T 2023)
Watsonx.governance
Governança de risco de modelo para IA generativa: a IBM está lançando uma prévia tecnológica para watsonx.governance. Os clientes na visualização técnica poderão explorar recursos para coleta automatizada e documentação de detalhes do modelo básico e recursos de governança de risco de modelo que permitem que as partes interessadas visualizem métricas relevantes em painéis de seus fluxos de trabalho de IA em toda a empresa com aprovações para que os humanos estejam envolvidos no momentos certos.
“Conforme demonstrado pela implementação contínua da plataforma watsonx em apenas alguns meses desde o lançamento, estamos aqui para apoiar os clientes durante todo o ciclo de vida da IA”, disse Dinesh Nirmal , vice-presidente sênior de Produtos da IBM Software. “Como parceira de transformação, a IBM está colaborando com os clientes para ajudá-los a dimensionar a IA de maneira confiável, desde ajudar a instituir elementos fundamentais de suas estratégias de dados até ajustar modelos para seus casos de uso de negócios específicos, até ajudá-los a governar modelos além disso”, comentou.
A plataforma de dados e IA IBM watsonx será complementada por um conjunto de assistentes de IA projetados para ajudar os clientes a dimensionar e acelerar o impacto da IA com seus dados confiáveis nos principais casos de uso corporativo, como:
Modernização de aplicativos: os produtos IBM watsonx Code Assistant, a serem lançados ainda este ano, usarão modelos básicos personalizados para transformar código e gerar recomendações de código para desenvolvedores. Recentemente, a IBM anunciou dois próximos produtos de código assistido por IA – watsonx Code Assistant for Z para aumentar a produtividade do desenvolvedor e acelerar a modernização de aplicativos Cobol e watsonx Code Assistant para Red Hat Ansible Lightspeed para ajudar desenvolvedores de todos os níveis a escrever manuais Ansible.
Atendimento ao cliente: o IBM watsonx Assistant ajudará a fornecer soluções consistentes e inteligentes de atendimento ao cliente com IA conversacional. Por exemplo, o IBM Support Insights Pro, que deverá estar disponível ainda este mês, usará o watsonx Assistant para ajudar os clientes a encontrar insights em suas infraestruturas de TI de vários fornecedores para avaliar proativamente padrões de suporte e remediar riscos, resultando em maior disponibilidade e segurança.
RH e Talento: o IBM watsonx Orchestrate ajudará os profissionais de RH a automatizar tarefas repetitivas e de alto atrito e processos de back-office, como agendamento de entrevistas ou publicação de vagas em aberto, por meio de uma interface conversacional.
A IBM também está planejando incorporar inovações do watsonx.ai em seu software de Nuvem híbrida e produtos de infraestrutura, incluindo:
Automação inteligente de TI: entrando na prévia da tecnologia na próxima semana, os produtos de automação de TI Instana e AIOps Insights incluirão Remediação Inteligente, que incorpora modelos de base de IA generativos watsonx.ai para ajudar os profissionais de operações de TI com o resumo de detalhes de incidentes, bem como fornecer sugestões prescritivas de fluxo de trabalho para ajudar os engenheiros a implementar soluções rapidamente.
Serviços de desenvolvedor para watsonx: para ajudar a simplificar e acelerar a capacidade dos desenvolvedores de aproximar os recursos do watsonx dos dados de suas empresas nas cargas de trabalho do IBM Power for SAP, espera-se que o SAP ABAP SDK para watsonx aumente as maneiras pelas quais os clientes podem usar IA para inferir perto de seus dados em sistemas Power e implementar algoritmos de IA em seus dados e transações mais confidenciais. (Disponibilidade planejada 1T24)
Serviço
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