book_icon

A importância de Quality Assurance para além da fase de testes

Especialista destaca a importância de encarar Qualidade como uma abordagem em todo o desenvolvimento do produto e não apenas uma fase do processo

A importância de Quality Assurance para além da fase de testes

As atividades de Quality Assurance (QA) são amplamente reconhecidas como componentes essenciais no ciclo de desenvolvimento de software, garantindo que os produtos atendam aos padrões de qualidade, confiabilidade e usabilidade esperados. No entanto, a importância do profissional de QA vai além de atividades de teste, abrangendo todo o espectro de desenvolvimento, desde a concepção até a entrega, como apontado por Gabriel Tavares, líder de Garantia de Qualidade do Hub de Engenharia da Zallpy, empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais personalizadas para empresas de grande porte.

Os especialistas em QA precisam trabalhar em estreita colaboração com as equipes de desenvolvimento, desde a definição de requisitos até a entrega final, garantindo que a qualidade seja incorporada em todos os aspectos do produto 

“Nós acreditamos que Quality Assurance é mais do que apenas testar. É uma mentalidade, uma abordagem que permeia todas as etapas do processo de desenvolvimento de software”, afirma Tavares. “Os especialistas em QA precisam trabalhar em estreita colaboração com as equipes de desenvolvimento, desde a definição de requisitos até a entrega final, garantindo que a qualidade seja incorporada em todos os aspectos do produto.”

Um dos desafios- chave do QA é criar uma cultura de qualidade entre todos os membros da equipe de desenvolvimento. A qualidade de um software é tão boa quanto a qualidade do processo de desenvolvimento. Portanto, o profissional de QA não se limita a encontrar bugs, mas também desenvolve atividades como revisões de código, definição de processos claros, garantia de rastreabilidade de requisitos e colaboração próxima com os proprietários de produtos.

A automação de testes é outro aspecto crucial que, embora seja uma parte valiosa do QA, não é uma solução única. A automação deve ser usada estrategicamente para melhorar a eficiência dos testes, aumentar a cobertura e permitir a entrega contínua. No entanto, também é preciso reconhecer a importância dos testes manuais, especialmente em áreas como usabilidade e experiência do usuário.

Com uma visão voltada para o futuro, Tavares espera que o papel do QA continue a evoluir à medida que a indústria de tecnologia cresce e se transforma. “Estamos comprometidos em impulsionar a inovação e qualidade em todas as nossas soluções. Ao promover a mentalidade de qualidade e integrar o QA em todas as fases do desenvolvimento de software, estamos construindo produtos que realmente atendem às necessidades e expectativas de nossos clientes” conclui.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.