![Do ponto eletrônico à Nuvem, tecnologias garantem agilidade dos registros na jornada de trabalho](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Tecnologia03.jpg)
Com a implementação da tecnologia em diferentes frentes, a rotina de trabalho no geral passou por grandes transformações dentro do ambiente corporativo, e na área de recursos humanos não seria diferente. O setor responsável pela gestão de pessoas vem se adaptando e aderindo soluções avançadas, que proporcionam agilidade, além de otimização de tempo e desperdícios, tornando os processos cada vez mais estratégicos.
Um exemplo claro de toda essa evolução, é a mudança da gestão de ponto do manual para o digital, que atualmente pode ser feito por um computador, tablet ou até mesmo pelo celular via aplicativos ou até mesmo o whatsapp. “A digitalização do ponto eletrônico se fortaleceu durante a pandemia, e segue crescendo em diferentes vertentes de trabalho, tornando a tarefa corriqueira dos colaboradores muito mais simples. Além disso, para os gestores, as soluções são aliadas e auxiliam inclusive no cálculo de horas extras e dias de férias de forma automática. O RH ganha mais produtividade e elimina as chances de erros, comuns nas entradas manuais de gestão de ponto”, comenta Francisco Pereira, diretor de RH da Intelligenza IT, maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH.
O especialista reforça ainda, que as ferramentas tecnológicas para acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores, permitem que a equipe de recursos humanos consiga direcionar seu foco e atenção a outras tarefas, tornando a evolução das ações do setor mais assertivas. “Hoje, temos softwares no mercado com soluções capazes de armazenar todos os Dados dos colaboradores na Nuvem e promover uma gestão muito mais eficiente, dando ao funcionário autonomia e acesso para efetuar suas marcações”, complementa Ricardo Nóbrega, diretor de vendas e marketing da Intelligenza IT.
A Intelligenza IT, por exemplo, possui nível máximo de qualificação na implementação da solução WorkForce Software, sendo a primeira HRTech no Brasil a alcançar a posição e uma das primeiras da América Latina. A tecnologia em gestão de ponto, possibilita o gerenciamento da carga horária de forma automatizada e qualificada via software, com o armazenamento dos Dados em Nuvem, e mais possibilidades de personalização para as rotinas de trabalho, o que colabora para a otimização do setor de Recursos Humanos, uma vez que a equipe terá mais facilidade para lidar com os processos.
Outro grande benefício da ferramenta é assegurar a conformidade com a legislação brasileira referente a salários, licenças, folgas e tantas outras questões. O software auxilia no Compliance, adequando os mecanismos de controle às regras aplicáveis a cada contrato de trabalho. Ao mesmo tempo, é capaz de viabilizar que mudanças nas normas sejam atendidas prontamente pelas empresas.
Para Nóbrega, soluções como a WFS permitem um apoio maior ao crescimento das organizações, beneficiando o setor de RH como um todo, ao oferecer autonomia para as rotinas manuais e promover assertividade no desempenho de processos burocráticos, que passam a ser mais práticos, ágeis e precisos.
![Edição do mês](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/01_CAPA-IC81-251x300.jpg)
Leia nesta edição:
![Leia nessa edição sobre tecnologia](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MATCAPA-ENERGIA-SOLAR_768x768-150x150.jpg)
MATÉRIA DE CAPA | SUSTENTABILIDADE
Fonte solar ganha expressão na matriz energética do Brasil
![Leia nessa edição sobre carreira](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/TECNOLOGIA-EMERGENTE_768x768-150x150.jpg)
TECNOLOGIA
Combinar tecnologias emergentes é uma tendência sem volta
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MACHINE-CUSTOMER_768x768-150x150.jpg)
TENDÊNCIAS
A era dos bots autônomos
Esta você só vai ler na versão digital
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/EXCLUSIVA_768x768-150x150.jpg)
APLICAÇÃO
Como o Canal se beneficia dos novos recursos dos CRMs
Baixe o nosso aplicativo