book_icon

Interplayers colhe benefícios da metodologia Ágil com apoio da Verity

Especialistas em agilidade da Verity fizeram um diagnóstico para entender quais processos poderiam ter transformações que ajudassem a Interplayers a criar uma cultura ágil e de produtos

Interplayers colhe benefícios da metodologia Ágil com apoio da Verity

A empresa Interplayers, um hub de negócios em saúde e bem-estar que utiliza tecnologia e produtos digitais para prover soluções nas cadeias de valor que atende, utilizou a metodologia Ágil (Agile) para conseguir alcançar o objetivo de crescer ainda mais o seu negócio, em 2022, de forma sustentável e escalável. Os trabalhos de transformação com agilidade e tecnologia para a cultura de produtos têm sido implementados por equipes da Verity, aceleradora para a Transformação Digital, que atuaram no cliente por cerca de um ano, auxiliando na evolução do propósito e estratégia do hub.

A Interplayers acompanha o mercado de saúde, percebendo que o setor está apostando cada vez mais em tecnologia e agilidade para conseguir suprir as necessidades dos pacientes atuais, que buscam por inovações no tratamento e acompanhamento dos profissionais. Por isso, notou que existiam alguns desafios, para que seus processos internos pudessem ter mais dinamismo, flexibilidade e qualidade, baseados em ambientes ágeis. A empresa também buscava evoluir o modelo e práticas de gestão para acelerar e escalar ainda mais o negócio, além de encontrar inovações para construir novos produtos e serviços que possam manter a perenidade da companhia e continuar perseguindo o propósito de melhorar o acesso à saúde dos brasileiros.

Atualmente, a agilidade faz parte da rotina das equipes da Interplayers, com o engajamento dos times para que todo o trabalho possa fluir de forma rápida e eficiente

Diante deste cenário, as equipes da Verity, que são especialistas em agilidade, fizeram um amplo diagnóstico, para entender quais processos poderiam ter transformações que ajudassem a Interplayers a criar uma cultura ágil e de produtos. Entre os desafios estavam uma maior clareza nos processos, papéis e responsabilidades das equipes, mais agilidade na tomada de decisões, necessidade de uma comunicação mais fluida entre as áreas, necessidade de mudança no modelo de gestão tradicional e falta de autonomia nos squads existentes.

“A Transformação Digital e a adoção de metodologias ágeis são assuntos que permeiam diversas empresas atualmente. Por isso, nós da Verity buscamos oferecer à Interplayers uma maneira rápida e fácil para promover essas mudanças necessárias na gestão. Por isso, criamos um diagnóstico cultural com ênfase em agilidade para a empresa, incluindo um redesenho e otimização do design funcional, baseado em centros de excelência, uma agenda de Webinars com líderes de mercado, criação do framework de agilidade com geração de playbook contemplando os papéis de cada um da equipe e a realização do AgileThon, uma maratona de agilidade, adaptada do formato de um hackathon, para promover a vivência dos conceitos, princípios e prática. Além de outras iniciativas, que conseguiram fazer com que a empresa atingisse o seu objetivo de escalar o negócio”, destaca Victor Gonçalves, Chief Digital Officer da Verity.

Mudança cultural como diferencial alcançado

Entre os resultados alcançados, que fizeram com que a Interplayers tivesse uma mudança cultural significativa, foram o maior engajamento da alta direção nos projetos, otimização dos fluxos de comunicação entre as áreas, nova composição organizacional dos times voltados a produtos, expansão da agilidade pela organização, indo além da diretoria de TI, promoção do desenvolvimento de habilidades dos colaboradores e uma agenda de capacitação permanente.

“O apoio da Verity neste projeto foi essencial, para que pudéssemos entender quais processos poderiam ser mais ágeis, para que não nos afastássemos de nosso propósito. Após esse trabalho, conseguimos criar um processo de gestão de mudanças, liderado por nosso RH, e criamos um modelo de atuação adaptado à nossa cultura, uniformizando os princípios e valores. Desta forma trouxemos mais clareza no modelo e ferramentas objetivos para agilizar nossas operações no dia a dia”, afirma Rodrigo Galesi, CTO da Interplayers.

Atualmente, a agilidade faz parte da rotina das equipes da Interplayers, com o engajamento dos times para que todo o trabalho possa fluir de forma rápida e eficiente. “Nisso destacamos o AgileThon, que fez com que as equipes ficassem cada vez mais envolvidas com os processos e, consequentemente, nos ajudassem a atingir o crescimento que almejávamos”, complementa Galesi.

Serviço
www.verity.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.