book_icon

Banco adota solução para ter visibilidade nas transações digitais

Implementadas pela Yssy, solução da SolarWinds permitiu acompanhar toda a estrutura de tecnologia do Banco Inter, monitorando performance e disponibilidade

Banco adota solução para ter visibilidade nas transações digitais

O relacionamento entre o Banco Inter e a Yssy começou em 2020. O Banco tinha desafios de visibilidade de rede e de monitoramento de sua infraestrutura, não só pelo seu crescimento exponencial, mas também para eliminar os acionamentos feitos, tanto pelos seus correntistas, quanto por áreas internas da própria instituição, relacionadas à lentidão e até à interrupção dos serviços. A solução anterior, usada pelo Inter, não gerava relatórios satisfatórios que identificassem os gargalos na operação.

Veio a calhar que, nesse período, o PIX estava entrando em produção, então foi um ganho muito grande, porque era um desafio manter um ambiente de alta performance e disponibilidade, 24/7

“Junto com o pessoal do Inter, entendemos que as soluções da SolarWinds, como Network Performance Monitor (NPM), Network Traffic Analyzer (NTA) entre outras eram as melhores soluções do mercado para trazer toda essa visibilidade do ambiente. Além disso, era necessário ganhar previsibilidade, que possibilitaria a identificação de problemas antes que eles ocorressem, automatizando as ações de correção, sem a necessidade de interferência humana”, conta Alex Camargo, chief digital officer (CDO) da Yssy.

A solução core da SolarWinds, NPM, monitora a performance e disponibilidade de todos os componentes da infraestrutura de uma empresa, tudo que tiver IP e estiver conectado na rede terá sua performance monitorada. Essas medidas colaboraram para que o banco tivesse seus lucros aumentados em 83,6% nos anos seguintes.

Camargo relembra que o grande desafio desse projeto para a Yssy e para o banco Inter era não só trazer visibilidade e eficiência operacional dentro de troubleshooting, mas trazer uma visibilidade preditiva. “O Inter entendeu o valor que a ferramenta agregava em conjunto com os serviços da Yssy, porque a tecnologia por si só não anda sozinha, precisa de um parceiro qualificado, certificado, muito bem monitorado tecnicamente”, comenta.

Em dois dias a solução da SolarWinds conseguiu produzir vários indicadores e reports através das métricas coletadas, assim prevendo quando iria acontecer um problema, quando um equipamento estaria prestes a se tornar sobressalente ou se estaria no topo da utilização de recursos, dentre de alguns dias, semanas ou meses.

Marcus Ferreira, senior network specialist do Banco Inter, comenta que a segurança passada pela equipe Yssy foi determinante para o sucesso da parceria. “Vimos, desde o início, que eles realmente eram capacitados para nos atender e decidimos fazer uma Prova de Conceito (POC) e experimentar a ferramenta indicada. E foi surpreendente, porque com dois dias a gente já tinha disponibilizado para eles o ambiente que eles precisavam para rodar a solução e já no primeiro dia fizemos uma descoberta na nossa rede e conseguimos pegar todos os equipamentos que seriam monitorados e no segundo dia já estávamos criando triggers e recebendo alertas”, diz. “Veio a calhar que, nesse período, o PIX estava entrando em produção, então foi um ganho muito grande, porque era um desafio manter um ambiente de alta performance e disponibilidade, 24/7, com a operação bancária mudando completamente sua característica”, complementa.

O software NPM da SolarWinds monitora a disponibilidade e performance dos elementos de infraestrutura em tempo real. Com uma feature poderosa chamada Netpath, o NPM faz uma análise detalhada e profunda, salto a salto, desde a origem até o destino do tráfego. Foi exatamente essa feature que trouxe um valor muito grande para o Inter, permitindo a visibilidade dos serviços de terceiros, isolando assim possíveis problemas, garantindo assim uma atuação preditiva dos times de engenharia do Inter.

Serviço
www.yssy.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.