book_icon

Trabalhadores são favorecidos com cursos e certificações

Empresas, incluindo marcas estabelecidas e referências da indústria como a Red Hat, reconhecem a lacuna de talentos na tecnologia e pretendem reduzi-la

Trabalhadores são favorecidos com cursos e certificações

Impulsionados pela abordagem tecnológica predominante no ambiente de trabalho, os treinamentos e as certificações estão se tornando uma tendência crescente e atraente para melhor posicionar empresas e profissionais.

A procura de competências técnicas derivadas da digitalização – sofisticadas por tecnologias como a Inteligência Artificial e Machine Learning – está aumentando rapidamente. Consequentemente, as universidades tradicionais muitas vezes não conseguem acompanhar a rapidez dos avanços.

As empresas, incluindo marcas estabelecidas e referências da indústria como a Red Hat, reconheceram esta lacuna de talentos para o mundo da tecnologia da informação (TI) e estão tomando medidas para reduzi-la.
Por exemplo, oferecem cursos técnicos e certificações que qualificam pessoas para atuar em diversas áreas. Estas certificações não só validam as competências dos profissionais, mas também os preparam para o sucesso em um mercado competitivo e em constante evolução.

Estas certificações não só validam as competências dos profissionais, mas também os preparam para o sucesso em um mercado competitivo e em constante evolução

Um dos aspectos mais notáveis deste recurso é que, em muitos casos, não é necessário um diploma universitário para se qualificar. “As coisas estão mudando e você não precisa mais de diploma universitário para trabalhar em TI. Se você fizer os respectivos cursos, obter o conteúdo, as certificações e começar a ter experiência, as empresas vão contratá-lo”, afirma Cristina Crepalde, diretora Regional de Treinamento Técnico da Red Hat América Latina.

Benefícios pessoais e corporativos
Os cursos e treinamentos permitem aos profissionais estar preparados para o presente e o futuro do trabalho, pois além de serem ministrados em diversos formatos, a grande variedade de programas facilita a busca por opções que se adaptem às necessidades específicas.

Nesse sentido, treinamentos e certificações podem ajudar tanto organizações quanto indivíduos, pois juntos poderão encontrar as alternativas mais convenientes para a ascensão profissional e o salto qualitativo que proporcionam.

No caso das empresas, por exemplo, podem obter maior eficiência e produtividade, reduzir custos, criar novos produtos e serviços, além de atrair e reter talentos. No entanto, a nível pessoal, obter a certificação ajuda a conquistar melhores ofertas de emprego, desenvolvimento de competências e crescimento profissional.

O valor agregado
Alinhada aos benefícios e o potencial dessa abordagem, a Red Hat está comprometida em fornecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento por meio dos programas Red Hat Training and Certification ou Red Hat Learning Subscription (RHLS).

“Os cursos da Red Hat são muito focados nas necessidades atuais das empresas. Hoje, 90% das organizações da Fortune 500 utilizam tecnologias Red Hat. Trabalhamos em estreita colaboração com elas, Dado que nos dizem constantemente o que precisam. Por isso, nossos cursos são pensados para atender às necessidades atuais do mercado”, explica Cristina.

A executiva acrescenta: “Algo de que gosto muito nas nossas certificações é que elas são 70% práticas e 30% teóricas, o que significa que os alunos devem demonstrar seus conhecimentos resolvendo problemas reais. Isso os ajuda a interiorizar os conceitos e habilidades que estão aprendendo”.

Embora seja verdade que cursos e certificações são serviços ou produtos que devem ser contratados e, portanto, representam um investimento, a Red Hat também publica conteúdo de treinamento em comunidades online. Muitos deles estão em cursos da edX, Coursera e Udemy. Além disso, a empresa oferece conteúdos formativos oficiais em seu canal no YouTube que permitem que qualquer pessoa tenha acesso às tendências e conhecimentos que hoje moldam os ambientes de negócios em nível tecnológico.

Conrado Costa, engenheiro de Software da Red Hat Brasil, vivenciou a importância dessa troca de conhecimentos dentro de comunidades na própria pele. Na adolescência, o executivo aprendeu os fundamentos de programação graças à receptividade do open source. “Naquela época, a ideia era compartilhar saberes para consolidar a base de profissionais de tecnologia. Hoje, com a democratização da internet, acredito que a barreira de entrada para a formação de profissionais tenha diminuído substancialmente. E para além disso, a chance de você ser reconhecido no mercado e garantir um plano de carreira é cada vez maior por meio de certificações, como é o caso da Red Hat. Então, eu diria que atualmente treinamentos e capacitações em tecnologia representam o melhor custo-benefício para o profissional”, diz.

Embora possam existir organizações que hesitem em formar os seus colaboradores temendo que mudem de emprego depois, Cristina Crepalde revela que a tendência sugere o oposto: “Tenho visto que aqueles que são valorizados pela empresa e recebem oportunidades de desenvolvimento profissional tendem a ser mais leais a ela.” E acrescenta: “Quando um colaborador se sente valorizado, é mais provável que se sinta comprometido com o seu trabalho, queira ficar e construir carreira”.

E, por parte das empresas ou organizações, a executiva destaca: “Há muitas formas de mostrar aos colaboradores que eles são valorizados. Uma delas é investir em seu desenvolvimento profissional. Isto pode ser feito por meio da oferta de formação, oportunidades de mentoria e acesso a recursos educativos”.

É claro que tudo isso não exclui a colaboração entre os mundos acadêmico e corporativo para fornecer conteúdos atualizados e aplicáveis que ajudem os profissionais a terem mais sucesso em suas carreiras. É por isso que a Red Hat também faz parceria com universidades para oferecer programas de certificação que permitam aos estudantes entrar no mundo do trabalho mais preparados e com maiores oportunidades.

Nesta era de alta inovação e competição, é fundamental que as equipes e os profissionais independentes tenham as ferramentas e as habilidades necessárias para atingir seus objetivos corporativos. Programas flexíveis como o Red Hat Training and Certification oferecem diversas modalidades de treinamento ideais para prepará-los.
Gestores e líderes se sentem mais confiantes ao delegar tarefas a colaboradores que receberam algum tipo de treinamento. Na verdade, as empresas membros do RHLS beneficiaram de um aumento de 59% na velocidade de implementação de recursos de TI, com um retorno sobre o investimento (ROI) previsto de 365% em cerca de três anos.

Em suma, investir em formação e certificações tornou-se uma estratégia fundamental para indivíduos e empresas que procuram manter-se competitivos num mercado tecnológico em constante mudança. Ao investir nestes desenvolvimentos, tanto os profissionais como as empresas posicionam-se para prosperar num mundo impulsionado pela tecnologia.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.