book_icon

Sustentabilidade social aumenta a receita e a produtividade nas empresas

Estudo da NTT mostra que nas grandes empresas o crescimento médio da receita é de US$ 710 milhões, com aumento de 11,4% na produtividade dos funcionários

Sustentabilidade social aumenta a receita e a produtividade nas empresas

Grandes empresas que investem em sustentabilidade social observam um aumento médio na receita de US$ 710 milhões, de acordo com um novo estudo encomendado pela NTT Corporation chamado The Business Case for Social Sustainability. O estudo, realizado em colaboração com a ThoughtLab, também revela que as empresas líderes em sustentabilidade social registam um aumento de 11,4% na produtividade dos funcionários e desbloqueiam aproximadamente US$ 675 bilhões em Produto Interno Bruto (PIB) em oito países e cinco indústrias. O relatório publicado fornece um roteiro concebido para ajudar as empresas a maximizar o valor dos seus investimentos em sustentabilidade social.

A pesquisa internacional incluiu 250 executivos sêniores de organizações globais e foram divididas em três categorias (Iniciante/Intermediário/Avançado) com base em uma estrutura analítica que mediu o progresso em relação a 10 iniciativas-chave em sustentabilidade social. As principais conclusões da pesquisa incluem:

O relatório também concluiu que os líderes empresariais em sustentabilidade social empregam mais tecnologias do que as empresas menos avançadas numa série de utilizações

– 40% das empresas integram metas de sustentabilidade social e fazem cumprir a conformidade dos fornecedores.

– Todas as categorias de empresas reportam um aumento médio de receitas de 8% e um aumento de produtividade de 10% a partir de iniciativas de sustentabilidade social.

– Os líderes avançados de sustentabilidade social experimentam um aumento de receita de quase 10%.

– Mais de 50% dos líderes de sustentabilidade social esperam aumento de receita e lucratividade nos próximos dois anos.

– 62% das empresas planejam aumentar os gastos com sustentabilidade social em uma média de 6%.

“Agora, mais do que nunca, as empresas estão ouvindo as demandas de toda a cadeia de valor por operações inovadoras, inclusivas e socialmente impactantes”, disse Kaoru Asakura, vice-presidente e chefe do Escritório de Sustentabilidade do Departamento de Planejamento de Estratégia Corporativa da NTT. “Este estudo prova que o investimento em sustentabilidade social é do interesse tanto das empresas como da sociedade em geral. É por isso que a NTT definiu a sua estratégia de médio prazo com foco na inovação de um futuro sustentável para as pessoas e o planeta”, observou.

Construindo uma empresa socialmente sustentável

O investimento na sustentabilidade social cria confiança nas marcas das empresas e melhora a credibilidade. As empresas mais bem-sucedidas pesquisadas gastaram cerca de US$ 20 milhões em suas iniciativas de sustentabilidade social no último ano, acompanhando o sucesso desde a aquisição até a tomada de decisões de investimento.

Com base nos resultados da pesquisa, a NTT e a ThoughtLab criaram uma estrutura de ações, com detalhes adicionais no relatório, para organizações que desejam melhorar os esforços de sustentabilidade social, incluindo:

1. Compreender e comunicar o caso empresarial para a sustentabilidade social .

2. Construir as bases para a excelência em sustentabilidade social .

3. Ampliar a sustentabilidade social em toda a cadeia de abastecimento .

4. Construir parcerias para cumprir objetivos comuns e multiplicar resultados .

5. Aproveitar as tecnologias digitais para impulsionar resultados de sustentabilidade .

Papel da tecnologia em todos os setores

O relatório também concluiu que os líderes empresariais em sustentabilidade social empregam mais tecnologias do que as empresas menos avançadas numa série de utilizações. Além disso, as empresas líderes estão adotando de forma mais ampla tecnologias avançadas, como a Nuvem, sensores inteligentes, análises avançadas de perigos e diversidade, sistema integrado de gestão empresarial (ERP) e Inteligência Artificial (IA).

A pesquisa está alinhada com o programa Inovação para um Futuro Sustentável da NTT, que mostra o impacto positivo da tecnologia, da Transformação Digital e de P&D na obtenção de sustentabilidade e benefícios sociais. O programa visa capacitar organizações de todos os tamanhos para contribuir para a sustentabilidade a longo prazo da natureza, do bem-estar e da prosperidade.

Serviço
www.global.ntt

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.