Com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir os custos, muitas empresas têm adotado Centros de Serviços Compartilhados (CSC) como uma estratégia para centralizar e otimizar suas operações. Esses centros concentram funções administrativas e de suporte, como finanças, recursos humanos, contabilidade e tecnologia da informação, e têm se mostrado vantajosos para empresas de diversos setores.
No entanto, a gestão de processos desempenha um papel fundamental para garantir o sucesso de um CSC. Por meio dessa abordagem, os resultados esperados com a padronização, simplificação e otimização dos processos são traduzidos em indicadores com metas específicas e o alcance delas é monitorado através de uma sistemática de acompanhamento, resultando em maior produtividade, qualidade e satisfação dos clientes internos e externos.
De acordo com especialistas, independente do segmento ou porte empresarial, os resultados são provenientes da execução de processos. Uma gestão orientada aos processos permite a correta identificação e priorização dos gargalos, direcionando os investimentos de forma mais assertiva para o aumento da eficiência operacional. Além disso, oferece maior transparência e visibilidade sobre o desempenho dos processos, suportando uma tomada de decisões Data Driven.
Um exemplo de segmento que tem adotado a estratégia para melhorar suas práticas de gestão é o agronegócio.
Segundo Rodrigo Rodrigues, VP para soluções de agronegócio da Falconi, consultoria brasileira em gestão empresarial e de gente, a estruturação de CSCs, amparado por boa governança e tecnologias de ponta, pode se mostrar uma alternativa valiosa para o setor. “São movimentos que trazem vantagens competitivas aos empresários, gerando melhores resultados com mais rapidez”, afirma.
Marina Penha Moreira, Advisor em projetos relacionados a CSC da Falconi, destaca que “a implementação de uma abordagem estruturada de gestão de processos é essencial para garantir a efetividade de um Centro de Serviços Compartilhados. Ela permite uma visão abrangente das atividades, identificando oportunidades de melhoria e promovendo uma cultura de inovação e excelência operacional.”
A Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC), reconhecida como referência no setor, desempenha um papel importante ao fornecer diretrizes e promover melhores práticas de gestão de processos para os Centros de Serviços Compartilhados no Brasil. Sua expertise e experiência contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo desses centros, impulsionando sua eficácia e resultados.
Leandro Maia, especialista em Processos da Falconi, ressalta que os benefícios da Gestão de Processos vão além da eficiência operacional. “Ela também possibilita a redução de custos, a melhoria na qualidade dos serviços prestados, a padronização de práticas e a criação de uma cultura colaborativa entre as equipes do CSC”.
Portanto, para empresas que desejam otimizar seus Centros de Serviços Compartilhados, a implementação da Gestão de Processos se apresenta como uma estratégia indispensável. Ao implementar consistentemente essa abordagem e contar com o apoio da Associação, é possível impulsionar a produtividade, a eficácia e a satisfação dos clientes internos e externos, garantindo resultados cada vez mais satisfatórios.
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