O FI Group, consultoria multinacional especializada na gestão de mecanismos públicos de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), acaba de anunciar a abertura das inscrições da terceira edição de seu Programa de Aceleração de Startups, FI Boost, as quais vão até o final de Outubro no site oficial.
O objetivo central da iniciativa é impulsionar a inovação, ampliando a visibilidade das startups vencedoras no mercado brasileiro, bem como a oportunidade de apresentarem suas soluções para mais de 15 mil empresas, clientes do FI Group.
Além disso, as startups vencedoras receberão formação e mentorias personalizadas, totalmente alinhadas às suas necessidades, conforme afirma a Embaixadora do FI Boost, Larissa Ramos. “Ao longo dos cinco meses de mentoria online, as startups têm contato direto com a comunidade do FI Boost, podendo obter a possibilidade de apresentar a solução para os clientes e parceiros do FI Group, bem como do ecossistema inovador. Já ocorreu de uma startup do nosso portfólio pivotar o seu modelo de negócio após observar o mercado por meio de alguns pitches. Isso reforça que o programa é uma grande oportunidade de diálogo e conhecimento da real necessidade da persona e nosso papel é apoiar essa tração do negócio”, comenta.
O programa viabiliza ainda a possibilidade de projeção internacional e networking, uma vez que o FI Group conta com atuação em 14 países, em 3 continentes. “Outro grande diferencial do FI Boost é que as startups podem usufruir do nosso escritório em qualquer país”, destaca Larissa.
A 1ª e 2ª edição do FI Boost no Brasil, já somam nove startups aceleradas. Para esta edição, a expectativa é dobrar o número de inscrições das edições anteriores. “Pretendemos alcançar o maior número de startups em todas as regiões, pois ainda há muita concentração no sudeste e sul, além de verticais de negócios mais amplas, uma vez que atuamos com clientes de diversos portes e setores”, afirma Larissa.
Em relação às inscrições, serão avaliadas as startups que atenderem aos critérios os quais incluem, ser constituída no Brasil, estar no modelo B2B ou B2BC, apresentar MVP (Produto Mínimo Viável), as primeiras métricas de clientes por POC ou piloto, bem como uma equipe totalmente dedicada.
Após isto, o primeiro comitê de seleção avaliará cada uma das empresas, seguindo um criterioso processo de análise entre os modelos de negócio. As maiores médias levarão 10 finalistas para o Startup Day, programado para ocorrer no final de 2023. Os principais tópicos avaliados são: Negócio; Mercado; Equipe e Estado atual do projeto. As inscrições podem ser feitas no site do FI Boost: https://br.fiboost.com/
Demo Day marca o encerramento da 2ª Edição do FI Boost
Na última sexta-feira (18/08), ocorreu o Demo Day, evento que reuniu as cinco startups ganhadoras da 2ª Edição do FI Boost. São elas, Carbo Vapt, voltada à descarbonização dos motores de combustão, Match IT, startup que encontra os melhores fornecedores de TI com selos de certificação para atender aos desafios personalizados de cada projeto da empresa, LiveFarm, agtech com sistema de monitoramento de pragas, tecnologias de plantio e automação do setor agrícola, Fuse IoT, fornecedora de soluções customizadas, com dados inteligentes para uma tomada de decisão ágil, segura e transparente com o uso de IA e IOT para sensores e monitoramento, e deskMy, que digitaliza a mesa de trabalho, integra todos os aplicativos, aumenta as horas produtivas e apoia as empresas na construção de cultura.
Na ocasião, as startups foram premiadas e tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos aos clientes e parceiros do FI Group. O encontro também contou com salas individualizadas para cada startup do FI Boost para que pudessem realizar networking com os clientes, investidores e parceiros que estavam presencialmente. A manhã de celebração também foi transmitida virtualmente pela plataforma de uma das startups vencedoras, a deskMy. No espaço havia a réplica do escritório do FI Group, especialmente o auditório usado no presencial.
Para o CEO e co-fundador da Carbo Vapt, Thelis Botelho, o programa foi importante para a evolução da empresa no que tange o pitch de vendas. “Sentimos uma ascensão significativa na conexão com grandes clientes onde estamos em processo de fechamento de contrato, com POCs em segmentos que ainda no explorávamos”, comenta.
No mesmo sentido, o CEO e co-fundador da LiveFarm, Joélcio Carvalho explica que o processo de aceleração foi crucial para abrir uma carteira de clientes dentro do próprio FI, além de buscar trabalhar com aqueles que já estão voltados aos subsídios na área de inovação. “Toda a parte de capacitação e essa rede que se cria com as startups e clientes do FI Group são fundamentais para a tomada de decisão do porque se acelerar”, aponta.
Já o fundador da deskMy, Vinicius Donin, reforça a importância estratégica das mentorias oferecidas durante o programa. “Para nós foi muito positivo pela própria estrutura do FI Group e pelo fato de estarem em diferentes países. Além disso, todo o know-how da consultoria nos ajudou a ajustar nosso próprio roadmap, tanto do produto, quanto da empresa, tendo em vista o que temos de possibilidade e em quem podemos nos apoiar para ajudar em conhecimentos específicos, a fim de otimizar o nosso tempo”, pontuou.
A CEO e fundadora da Match IT, Rose Ramos, também reitera os ganhos da capacitação. “Diferentemente de programas de curta duração ou muito massificados, tivemos um projeto mais longo e customizado, com atendimento para as nossas necessidades reais, além da oportunidade de fazermos pitch (comerciais e investidores) diretamente para clientes corporativos. Como somos B2B, nós abrimos portas que levariam muitos meses para fazermos sozinhos. No FI já temos esse canal aberto”, destaca.
O CEO da Fuse IoT, Dirceu Torres, acredita que o programa fez diferença quanto a evolução do business. “O programa trouxe uma maturidade de entendimento de negócio em relação a impostos, tarifas e posicionamento, contribuindo muito para chegarmos nesse momento onde estamos, de realizar a abertura de captação”, assegura.
Além do lançamento da 3ª Edição no Brasil, o FI Group comemora a expansão do programa na América Latina, já que Colômbia e Chile acabam de iniciar a 1ª Edição Hispano-América do FI Boost. “Nosso propósito é impulsionar a inovação, por isso iniciativas como o FI Boost são tão importantes. Hoje, 67% da inovação aberta é feita com startups. Nós acompanhamos esse movimento e temos como projeção também selecionar, acelerar e conectar essas startups em nosso ecossistema”, salienta Larissa.
Para o diretor nacional do FI Group, Rafael Costa, com o FI Boost, o FI Group Brasil reforça sua missão de apoiar o desenvolvimento dos negócios das empresas. “Nosso foco é evidenciar os mecanismos de inovação, promovendo a troca de experiências e oportunidades entre empresas de diversos níveis de maturidade e segmentos”, finaliza.
Sobre o FI Group
FI Group é referência no setor de financiamento de PD&I. Com um know-how de mais de 20 anos, o grupo é especialista na obtenção de financiamentos, subvenções econômicas e incentivos fiscais para projetos de PD&I. A consultoria assessora as empresas na gestão de incentivos fiscais (tais como Lei do Bem, Ex-Tarifário, Lei de Informática ou Rota 2030, entre outros) e no financiamento da PD&I, por meio da concepção e da implementação de ações que visam maximizar o desenvolvimento tecnológico e econômico de seus clientes. Globalmente, o FI Group trabalha com mais de 18.000 empresas, e valida anualmente mais de 20 mil projetos.
O FI Boost é a vertente de inovação aberta do FI Group com o programa de aceleração de startups desde 2018 na Espanha e desde 2022 no Brasil.
Leia nesta edição:
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