book_icon

Pesquisa conclui que CSPs enfrentam barreiras para implementar IA

Apenas seis por cento dos CSPs entrevistados na pesquisa acreditam estar no nível mais avançado de automação, que depende de IA e aprendizado de máquina

Pesquisa conclui que CSPs enfrentam barreiras para implementar IA

Provedores de serviços de comunicação (CSPs) enfrentam diversas barreiras, como o acesso a Dados de alta qualidade, que impedem sua capacidade de implantar efetivamente a IA, o que poderia aprimorar as operações de rede e serviço, conforme nova pesquisa encomendada pela Nokia e conduzida pela Analysys Mason.

“Os CSPs não conseguem acessar conjuntos de dados de alta qualidade (que permitiriam decisões mais precisas) porque estão usando sistemas legados com interfaces proprietárias. Isso restringirá o quão rapidamente eles podem integrar a IA em suas redes”, de acordo com a pesquisa, que se baseia em respostas de 84 CSPs entrevistados globalmente. Quase 50% dos CSPs de Nível 1 classificaram a coleta de Dados como a fase mais desafiadora do ciclo de desenvolvimento de casos de uso de IA em telecomunicações.

Acesso a Dados de alta qualidade é uma barreira- chave para os provedores de serviços de comunicação alcançarem o nível mais avançado de automação de rede 

Além disso, a pesquisa constatou que apenas seis por cento dos CSPs entrevistados acreditam estar no nível mais avançado de automação, ou seja, automação “zero-touch”, que depende de somente de IA e algoritmos de aprendizado de máquina (ML) para gerenciar e aprimorar as operações de rede. O problema dos Dados de alta qualidade também está impactando a capacidade dos CSPs de reter talentos em IA.

Ainda assim, 87% dos CSPs começaram a implementar a IA em suas operações de rede, seja como prova de conceito ou em produção; com 57% afirmando ter implantado casos de uso de IA em telecomunicações até o ponto de produção.

Os entrevistados dos CSPs afirmaram que acreditam que a IA ajudará a melhorar a qualidade do serviço de rede, o crescimento da receita, a experiência do cliente e a otimização de energia para atender às suas metas de sustentabilidade.

A pesquisa indicou que os CSPs devem avaliar suas estratégias de implementação de IA em telecomunicações e desenvolver um roteiro claro para a implementação de IA, a fim de superar o desafio dos Dados e outros obstáculos, como a incapacidade de escalar as implantações de casos de uso de IA.

Adaora Okeleke, analista principal da Analysys Mason, disse: “Os CSPs precisam fazer a transição para operações mais autônomas se quiserem gerenciar redes com mais eficiência e cumprir suas principais prioridades comerciais. No entanto, como esta pesquisa demonstra, o acesso a Dados de alta qualidade continua sendo um obstáculo crítico para implantar a IA em suas redes. Eles precisam realmente examinar suas estratégias de implementação de IA para contornar esse problema de qualidade de Dados.”

Andrew Burrell, Chefe de Marketing de Aplicações Empresariais, Cloud e Serviços de Rede da Nokia, disse: “A IA desempenha um papel crucial em promover mudanças significativas no desempenho da rede, incluindo a redução da pegada de carbono. Os CSPs estão cientes dos desafios de incorporar ainda mais a IA em suas operações e, como esta pesquisa aponta, das medidas que podem adotar para alterar positivamente essa situação, incluindo a construção do ecossistema certo de parceiros fornecedores com as habilidades adequadas que possam atender melhor às suas necessidades de rede.”

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.