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Pesquisa conclui que CSPs enfrentam barreiras para implementar IA

Apenas seis por cento dos CSPs entrevistados na pesquisa acreditam estar no nível mais avançado de automação, que depende de IA e aprendizado de máquina

Pesquisa conclui que CSPs enfrentam barreiras para implementar IA

Provedores de serviços de comunicação (CSPs) enfrentam diversas barreiras, como o acesso a Dados de alta qualidade, que impedem sua capacidade de implantar efetivamente a IA, o que poderia aprimorar as operações de rede e serviço, conforme nova pesquisa encomendada pela Nokia e conduzida pela Analysys Mason.

“Os CSPs não conseguem acessar conjuntos de dados de alta qualidade (que permitiriam decisões mais precisas) porque estão usando sistemas legados com interfaces proprietárias. Isso restringirá o quão rapidamente eles podem integrar a IA em suas redes”, de acordo com a pesquisa, que se baseia em respostas de 84 CSPs entrevistados globalmente. Quase 50% dos CSPs de Nível 1 classificaram a coleta de Dados como a fase mais desafiadora do ciclo de desenvolvimento de casos de uso de IA em telecomunicações.

Acesso a Dados de alta qualidade é uma barreira- chave para os provedores de serviços de comunicação alcançarem o nível mais avançado de automação de rede 

Além disso, a pesquisa constatou que apenas seis por cento dos CSPs entrevistados acreditam estar no nível mais avançado de automação, ou seja, automação “zero-touch”, que depende de somente de IA e algoritmos de aprendizado de máquina (ML) para gerenciar e aprimorar as operações de rede. O problema dos Dados de alta qualidade também está impactando a capacidade dos CSPs de reter talentos em IA.

Ainda assim, 87% dos CSPs começaram a implementar a IA em suas operações de rede, seja como prova de conceito ou em produção; com 57% afirmando ter implantado casos de uso de IA em telecomunicações até o ponto de produção.

Os entrevistados dos CSPs afirmaram que acreditam que a IA ajudará a melhorar a qualidade do serviço de rede, o crescimento da receita, a experiência do cliente e a otimização de energia para atender às suas metas de sustentabilidade.

A pesquisa indicou que os CSPs devem avaliar suas estratégias de implementação de IA em telecomunicações e desenvolver um roteiro claro para a implementação de IA, a fim de superar o desafio dos Dados e outros obstáculos, como a incapacidade de escalar as implantações de casos de uso de IA.

Adaora Okeleke, analista principal da Analysys Mason, disse: “Os CSPs precisam fazer a transição para operações mais autônomas se quiserem gerenciar redes com mais eficiência e cumprir suas principais prioridades comerciais. No entanto, como esta pesquisa demonstra, o acesso a Dados de alta qualidade continua sendo um obstáculo crítico para implantar a IA em suas redes. Eles precisam realmente examinar suas estratégias de implementação de IA para contornar esse problema de qualidade de Dados.”

Andrew Burrell, Chefe de Marketing de Aplicações Empresariais, Cloud e Serviços de Rede da Nokia, disse: “A IA desempenha um papel crucial em promover mudanças significativas no desempenho da rede, incluindo a redução da pegada de carbono. Os CSPs estão cientes dos desafios de incorporar ainda mais a IA em suas operações e, como esta pesquisa aponta, das medidas que podem adotar para alterar positivamente essa situação, incluindo a construção do ecossistema certo de parceiros fornecedores com as habilidades adequadas que possam atender melhor às suas necessidades de rede.”

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