book_icon

Expectativa de vendas de PCs em 2024 ficará abaixo dos níveis de 2019, diz IDC

As remessas de PCs deverão crescer 3,7% ano após ano em 2024, atingindo 261,4 milhões, um pouco acima dos 259,6 milhões de 2018, mas ainda abaixo dos níveis de 2019

Expectativa de vendas de PCs em 2024 ficará abaixo dos níveis de 2019, diz IDC

O caminho para a recuperação das vendas dos computadores pessoais (PCs) tem sido desafiador após os anos explosivos de 2020 e 2021, mas os sinais de crescimento estão finalmente retornando. De acordo com o estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da International Data Corporation (IDC), as remessas de PCs deverão crescer 3,7% ano após ano em 2024, atingindo 261,4 milhões de unidades. Este volume de remessas será superior aos 259,6 milhões de 2018, mas ainda abaixo dos níveis de 2019.

A indústria ainda enfrenta desafios, incluindo preocupações em torno do ciclo de atualização do mercado consumidor, empresas que impulsionam a compra de dispositivos e orçamentos para a educação que não estão se recuperando em muitos mercados. Como resultado, prevê-se que as remessas de 2023 diminuam 13,7% ano após ano, para 252 milhões de unidades.

Parece claro que a Apple vê uma oportunidade de continuar seu crescimento no segmento comercial e este será um ângulo a ser observado de perto no futuro

“A demanda do consumidor permanece morna, na melhor das hipóteses, à medida que o segmento continua a enfrentar dificuldades econômicas”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa da IDC Mobility and Consumer Device Trackers. “A demanda do consumidor por PCs também enfrenta desafios de outros dispositivos, incluindo smartphones, consoles, tablets e muito mais, marcando 2023 como o ano com o maior declínio anual nas remessas de PCs de consumo desde o início da pesquisa”, observou.

O mercado comercial de PCs está ficando muito interessante por vários motivos. Do ponto de vista do processador, estamos sem dúvida vendo algumas das maiores mudanças na história dos PCs comerciais, com a AMD atingindo 11% de participação em 2022 e a Apple pouco mais de 5% em 2022. Além disso, a introdução da IA ​​generativa fez com que todos os tomadores de decisão de TI questionassem onde priorizar orçamentos. E embora os PCs com capacidade de IA não estejam prontos hoje, eles estão chegando e mudaram parte da discussão em torno da compra de dispositivos nas empresas.

Por último, a mudança para ambientes de trabalho remotos/híbridos não desapareceu e, como resultado, ainda há muitas empresas que estão ouvindo as solicitações dos seus funcionários neste sentido. Isso inclui quais marcas, tipos de PCs e se são necessários vários PCs para aqueles que estão em um ambiente de trabalho híbrido.

“Hoje em dia é difícil ter uma conversa que não envolva IA e onde e como investir”, disse  Ryan Reith, vice-presidente do grupo Worldwide Mobile and Consumer Device Trackers da IDC. “Os PCs comerciais continuarão interessantes nos próximos anos com os avanços tecnológicos adicionando um elemento extra à tomada de decisões, mas é importante lembrar que o fim do suporte do Windows 10 chega em 2025 e isso impulsionará a atualização comercial, independentemente de as empresas estarem esperando por versões mais avançadas de PCs ou apenas a necessidade de atualizar uma base instalada antiga. Parece claro que a Apple vê uma oportunidade de continuar seu crescimento no segmento comercial e este será um ângulo a ser observado de perto no futuro”, finalizou.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.