Com o mote “Vender mais, com mais margem”, o Neogrid Summit 2023, evento que aconteceu dia 22 de agosto, reuniu 1.155 participantes presencialmente no WTC Events Center de São Paulo para debater sobre as principais dores da cadeia de consumo e compartilhar práticas vencedoras das indústrias, varejos e distribuidores. O evento, que também teve transmissão ao vivo para 2.015 espectadores, abordou diversos assuntos, como redução de ruptura, aumento de disponibilidade em gôndola, crescimento do giro dos produtos, precificação de forma competitiva, gestão de verbas comerciais, entendimento do comportamento de consumo, entre outros temas.
O dia começou com as boas-vindas de Jean Klaumann, CEO da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, além de apresentar o mockup de Inteligência Artificial (IA) da empresa, que permite que o representante comercial de uma indústria possa visitar um varejo e promover um diálogo colaborativo ganha-ganha e ser assertivo no trabalho.
“Nossa agenda foi pensada para mostrar a importância de seguir a transformação do comportamento do consumidor. Hoje, o cliente chega na loja, muito provavelmente, com mais informações sobre o produto do que o próprio vendedor, pois está muito mais conectado e tem acesso à ficha técnica e reputação do item. Assim sendo, temos que pensar como vamos ser identificados e achados daqui para frente, quais vão ser os feedbacks que vamos receber. É essa legitimidade que vai fazer com que a gente venda mais e é o que queremos mostrar nesse evento”, comentou Klaumann.
O evento contou com a apresentação de dados importantes para o setor, lançamento de novas tecnologias, simulação, exibição de diversos cases de sucesso, mostra da iniciativa social apoiada pela Neogrid, o Instituto Miguel Abuhab e a participação do filósofo Luiz Felipe Pondé.
Dados de mercado
Em apresentação junto com Marcos Filgueiras, gerente de RGM e Inteligência de Vendas da DPA, Bruna Fallani, diretora de Marketing da Horus, mostrou que os produtos com embalagens menores estão sendo mais vendidos no varejo. Segundo o levantamento apresentado por ela, no sistema de Cash & Carry (em que o cliente escolhe seu produto diretamente nas gôndolas, fecha a compra, efetua o pagamento e leva o produto na hora), houve um aumento de 80% de marcas por gôndola entre maio de 2022 e maio de 2023.
A pesquisa também mostrou que, no atacarejo, que vem ganhando destaque entre os estabelecimentos escolhidos pelos brasileiros para a aquisição de alimentos, 44% do faturamento corresponde a compras para abastecimento, mas que aquelas de emergência também estão ganhando incidência.
Lançamentos
No evento, foram anunciadas quatro novas tecnologias:
Novo DRP: ferramenta que combina a expertise da Neogrid, Smarket e Predify para proporcionar o planejamento de abastecimento e distribuição multicanal integrado à gestão de promoções. A tecnologia utiliza Inteligência Artificial para reduzir a indisponibilidade de produtos, integrar o planejamento de promoções e simplificar os processos nos pontos de venda de grandes redes do varejo, otimizando estoques, minimizando excessos e liberando o capital parado para gerar maior rentabilidade para o negócio;
EDI PDF Connect: solução da Neogrid que centraliza as solicitações recebidas pela indústria, as converte para o layout padrão do cliente e as inclui na plataforma EDI ou WEBEDI, ajudando a indústria com a padronização e total cobertura para controle de pedidos recebidos via WhatsApp ou e-mail em formato PDF;
Plataforma da Predify: permite identificar o ponto ideal para estabelecer preços que atraiam e engajem os consumidores, maximizando as vendas. Para isso, envolve fatores que influenciam a decisão de compra e a capacidade dos consumidores em adquirir bens ou serviços em um determinado estabelecimento;
Inteligência Comercial: com o propósito de contribuir para o crescimento sustentável dos clientes por meio de informações simples e valiosas, a Arker criou a Inteligência Comercial, plataforma de Software as a Service (SaaS) que resolve a falta de visibilidade de como a equipe está usando os investimentos em relação ao planejado, como os clientes respondem aos investimentos, quais clientes e categorias de produtos devem ter aumento, redução ou manutenção de investimentos. O “GPS dos investimentos comerciais” aponta os clientes mais promissores, as marcas mais lucrativas e as estratégias de investimento mais eficazes para tirar o maior número de vendas em cada centavo investido;
Plataforma Smarket: a Smarket Place identifica planos ideais para impulsionar as vendas e assegurar a assertividade de ações promocionais, pontos de vendas, JBP, ROI e execução de promoções adaptando a cada varejista de forma personalizada, servindo como um GPS estratégico para as empresas não só de varejo, mas também indústrias.
Demonstração
Após explicarem sobre a importância da IA, inclusive, a generativa, para o entendimento de dados não estruturados, Lucas Brossi e Felipe Fiamozzini, líderes na Bain & Company, mostraram a demo que prepararam a pedido da Neogrid sobre a utilização dessa tecnologia por distribuidores. Dessa forma, os participantes puderam observar como aproveitar a ferramenta para analisar a experiência de compra, capacitar o frontline, realizar o suporte ao consumidor, inovar e elaborar catálogo de produtos, verificar a cadeia de suprimentos, desenvolver customer insights, criar engajamento para aquisição e descobrir produtos.
Serviço
www.neogrid.com
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