book_icon

Muito além da internet: qualidade pode (e deve) ditar mercado de Telecom

A excelência na gestão, aliada ao uso de equipamentos e processos de qualidade, são fatores determinantes para o sucesso das empresas do setor.

Por muitos anos, as operações das empresas de Telecom foram guiadas pela predominância dos pacotes de internet, uma abordagem que visava atender à crescente demanda por conectividade. No entanto, à medida que a sociedade avança rumo a um futuro digital cada vez mais interconectado, o cenário se revela mais complexo e exigente, demandando uma mudança de paradigma para os empreendimentos do setor.

Em um ambiente competitivo, em que o acesso à internet se tornou quase onipresente, a qualidade da gestão dos negócios – e, claro, dos serviços prestados – assume um papel central, que pode não apenas diferenciar as empresas, mas também ditar o sucesso ou a estagnação no mercado de telecomunicações. Nesse contexto, a necessidade de uma abordagem mais estratégica e inovadora se faz imperativa, impulsionando os provedores a redirecionarem seus esforços para além da simples oferta de conectividade, almejando a excelência na gestão, a implementação de novas tecnologias e a superação das expectativas dos clientes.

Gestão estratégica e inovação: o novo foco do setor
Na atualidade, a consolidação dos provedores de serviços de Internet (ISPs) no setor de telecomunicações passa pela sinergia entre a gestão estratégica e a cultura de inovação, sem dúvidas. Tradicionalmente, o foco preponderante das ações e recursos das empresas do setor esteve voltado à esfera técnica, visando garantir a disponibilidade e a qualidade dos serviços de internet. Contudo, diante da crescente competição e das mudanças nos hábitos dos usuários, aprimorar a gestão estratégica tornou-se premente. Hoje, é essencial alocar recursos em outras frentes, como o marketing, por exemplo, para potencializar a aquisição e a fidelização de clientes, bem como para aprimorar a experiência do usuário, expandindo, assim, os pilares da gestão e adaptando-se aos novos desafios que o mercado impõe.

Por décadas, o setor de Telecom esteve em grande parte orientado pela oferta de pacotes de internet, como mencionado anteriormente. Todavia, a maturidade desse mercado tem impelido os ISPs a inovarem em seus produtos e serviços. De maneira simples e objetiva: a oferta de internet já não é suficiente para garantir destaque e competitividade. Nesse contexto, a inovação surge como um fator determinante para o crescimento sustentável das empresas, permitindo uma diferenciação significativa em relação aos concorrentes.

Os ISPs precisam ampliar sua cartela de serviços, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas, que atendam às necessidades específicas dos clientes e explorem nichos de mercado ainda pouco explorados. Essa abordagem inovadora, alinhada à gestão estratégica, é essencial tanto para a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos pelo setor, quanto para a consolidação do sucesso dos provedores de serviços de internet nesse mercado.

A qualidade nos processos operacionais e gerenciais
A busca incessante por uma gestão estratégica abrangente e alinhada às demandas atuais dos negócios demanda a valorização inequívoca de dois pilares fundamentais: equipamentos de qualidade e processos bem estruturados. A excelência na infraestrutura tecnológica e a implementação de procedimentos eficazes são elementos de suma importância para desbloquear o potencial para o sucesso dos ISPs no mercado de telecomunicações.

Equipamentos de qualidade constituem a base sólida sobre a qual os serviços são edificados. Ao investir em soluções tecnológicas confiáveis e de ponta, os ISPs asseguram a eficiência das operações, a estabilidade das conexões e a capacidade de atender à crescente demanda por conectividade de forma consistente. Por sua vez, processos bem estruturados conferem à gestão a agilidade necessária para adaptar-se ao cenário dinâmico, permitindo aos provedores identificar oportunidades, resolver desafios e implementar mudanças estratégicas com eficácia.

Por fim, reunindo equipamentos de qualidade com processos bem estruturados, os ISPs têm em suas mãos uma poderosa fórmula para impulsionar uma gestão estratégica verdadeiramente holística, capaz de atender às necessidades dos negócios e dos clientes de forma proativa e eficiente. Essa sinergia é o leme que guia os provedores rumo ao sucesso duradouro em um mercado de telecomunicações cada vez mais competitivo e exigente. A relevância dessa união de elementos não se limita ao presente, mas projeta-se para o futuro, fornecendo os alicerces sólidos para a contínua evolução e o crescimento sustentável dos ISPs em um mercado particularmente desafiador.

Por Daniel Melo, diretor de Projetos de Redes na Celeti.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.