book_icon

Cresce o uso de robôs móveis inteligentes em cadeias de suprimentos, diz Gartner

Segundo o relatório Hype Cycle for Mobile Robots and Drones 2023, mais de 75% das empresas terão adotado automação ciberfísica em suas operações de depósito até 2027

Cresce o uso de robôs móveis inteligentes em cadeias de suprimentos, diz Gartner

A adoção de robôs móveis inteligentes em cadeias de suprimentos está crescendo rapidamente e ultrapassará em muito os drones nos próximos três anos, de acordo com o Gartner. No relatório Hype Cycle for Mobile Robots and Drones 2023, os especialistas do Gartner disseram que muitas organizações que já implementaram robôs móveis expandirão sua frota nos próximos três anos. É provável que as empresas tenham centenas, senão milhares, de robôs móveis em uso, enquanto os drones serão implementados de maneiras mais direcionadas, como para inspeção em um local ou entrega de mercadorias críticas, como medicamentos, para áreas remotas.

“Até 2027, mais de 75% das empresas terão adotado alguma forma de automação ciberfísica em suas operações de depósito”, disse Dwight Klappich, vice-presidente e membro da prática de Cadeia de Suprimentos do Gartner. “A escassez de mão de obra e os desafios de retenção de talentos, juntamente com os avanços tecnológicos, como aprendizado de máquina e IA, continuarão a impulsionar a adoção de robôs inteligentes”, observou.

No ano passado, vimos um interesse crescente em robôs inteligentes e plataformas MAO, pois as empresas buscam melhorar ainda mais as operações logísticas, dar suporte à automação e ajudar os humanos em vários trabalhos

O Hype Cycle deste ano inclui várias tecnologias que foram classificadas como “Transformadoras”, incluindo aprendizado de máquina, que deve atingir a adoção principal nos próximos cinco anos. Além disso, muitas tecnologias com “Alto Impacto” também amadurecerão nos próximos anos, criando um mercado acelerado para robôs e drones inteligentes, autônomos e móveis cada vez mais capazes.

Tecnologias avançadas aceleram a adoção de robôs inteligentes

Os robôs inteligentes estão se aproximando do “Pico das Expectativas Infladas”, onde a publicidade inicial produz histórias de sucesso, mas as expectativas aumentam acima da realidade atual do que pode ser alcançado. Essas máquinas frequentemente móveis e alimentadas por IA ajudam as cadeias de suprimentos a automatizar várias tarefas físicas. Os robôs inteligentes podem contar com tecnologias avançadas, como aprendizado de máquina, para incorporar tarefas em atividades futuras ou suportar condições sem precedentes.

À medida que as empresas expandem seu uso da robótica, a maioria acabará tendo frotas heterogêneas de robôs de diferentes fornecedores realizando várias tarefas, o que exigirá software padronizado que pode ser facilmente integrado a uma variedade de agentes e plataformas de robôs. Como tal, as plataformas de orquestração multiagente (MAO), que ajudam a orquestrar o trabalho, estão “Em Alta” no Hype Cycle deste ano. As plataformas MAO reduzirão o tempo, esforço e custo para integrar novos robôs e reduzirão os custos de suporte, tornando as organizações mais eficientes.

“No ano passado, vimos um interesse crescente em robôs inteligentes e plataformas MAO, pois as empresas buscam melhorar ainda mais as operações logísticas, dar suporte à automação e ajudar os humanos em vários trabalhos”, observou Klappich. “Tecnologias emergentes e em rápida evolução, como MAO, permitirão que as organizações aproveitem frotas heterogêneas de robôs móveis para auxiliar em atividades mais complexas, proporcionando economia de custos e benefícios de produtividade”, finalizou.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.