Os Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs) enfrentam uma série de barreiras, como a falta de dados de alta qualidade, que impedem sua capacidade de implementar a IA de forma eficaz, o que poderia melhorar as operações de rede e serviço, de acordo com uma nova pesquisa encomendada pela Nokia e conduzida pela Analysys Mason.
Os CSPs não conseguem acessar conjuntos de dados de alta qualidade (o que lhes permitirá tomar decisões mais precisas) porque estão usando sistemas legados com interfaces proprietárias. Isso restringirá a rapidez com que eles podem integrar a IA em suas redes, de acordo com a pesquisa, baseada nas respostas de 84 CSPs pesquisados globalmente. Quase 50% dos CSPs Tier-1 classificaram a coleta de dados como o estágio mais desafiador do ciclo de desenvolvimento de casos de uso de IA de telecomunicações.
Além disso, a pesquisa descobriu que apenas 6% dos CSPs pesquisados acreditam estar no nível mais avançado de automação, ou automação sem toque, que depende de algoritmos de IA e aprendizado de máquina (ML) para gerenciar e melhorar as operações de rede. A questão dos dados de alta qualidade também está afetando a capacidade dos CSPs de reter talentos de IA.
Ainda assim, 87% dos CSPs começaram a implementar IA em suas operações de rede, seja como prova de conceito ou em produção; com 57% dizendo que implementaram casos de uso de IA de telecomunicações no ponto de produção.
Os entrevistados CSPs disseram acreditar que a IA ajudará a melhorar a qualidade do serviço de rede, o crescimento da receita, a experiência do cliente e a otimização de energia para atender às suas metas de sustentabilidade.
A pesquisa recomenda que os CSPs devem avaliar suas estratégias de implementação de IA de telecomunicações e desenvolver um roteiro claro para a implementação de IA para superar seu desafio de dados e outros impedimentos, como a incapacidade de dimensionar implantações de casos de uso de IA.
“Os CSPs devem fazer a transição para operações mais autônomas se quiserem gerenciar redes com mais eficiência e cumprir suas principais prioridades de negócios. Mas, como demonstra esta pesquisa, o acesso a dados de alta qualidade continua sendo um obstáculo crítico para a implementação de Telco IA em suas redes. Eles precisam realmente examinar suas estratégias de implementação de IA para contornar esse problema de qualidade de dados”, disse Adaora Okeleke, analista principal da Analysys Mason.
“A IA tem um papel crucial na condução de mudanças no desempenho da rede, incluindo a redução das pegadas de carbono. Os CSPs estão cientes dos desafios de incorporar mais profundamente a IA em suas operações e, como aponta esta pesquisa, as etapas que podem tomar para alterar positivamente essa situação, incluindo a construção do ecossistema certo de parceiros fornecedores com os conjuntos de habilidades certos que podem atender melhor aos suas necessidades de rede”, comentou Andrew Burrell, chefe de Marketing de Aplicativos de Negócios, Serviços de Nuvem e Rede da Nokia.
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