book_icon

MWC Barcelona mostra as tendências da tecnologia móvel

Promovido pela GSMA, o maior evento de mobilidade do mundo será híbrido, no formato presencial, que deverá reunir 35 mil pessoas na Espanha, e também online

MWC Barcelona mostra as tendências da tecnologia móvel

Começou nesta segunda-feira (28/6) e termina na quinta-feira (1/7) o MWC Barcelona (Espanha), ​​o maior evento de ecossistema móvel do mundo. Promovida pela GSMA, entidade que reúne mais de 750 operadoras de telefonia móvel, o evento este ano será híbrido, tanto físico quanto virtual, o primeiro desse tipo desde a Covid-19. A GSMA se compromete a levar o melhor que a indústria móvel oferece para seus 35 mil participantes presenciais e milhares mais em todo o mundo.

“Estamos entusiasmados por estar de volta aos negócios, de volta a Barcelona e juntos novamente. O tema deste ano, Impacto Conectado, coloca o poder da tecnologia móvel no centro das discussões que irão propiciar mudanças significativas na sociedade. Teremos palestras, lançamentos de produtos inovadores e a apresentação do relatório GSMA Intelligence Global Mobile Economy Report 2021. Estamos comemorando a resiliência e o progresso que o setor fez apesar de um ano de desafios extraordinários”, disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA na palestra de abertura.

A indústria móvel está comprometida em impulsionar a inovação que seja acessível, justa e segura para todos. O MWC Barcelona deste ano é uma oportunidade perfeita para nos reunirmos como a indústria e discutirmos como podemos conseguir isso

O Relatório anual da GSMA revela o ímpeto contínuo em torno do lançamento do 5G, com todas as regiões do mundo agora hospedando uma rede 5G comercial. Desde a última reunião do setor em Barcelona, em fevereiro de 2019, o número de redes 5G aumentou de três na Coreia do Sul para 165 redes em mais de 65 países em todo o mundo.

O relatório destaca o papel crucial que a tecnologia móvel terá à medida que os governos buscam revigorar suas economias e construir uma sociedade melhor e mais inclusiva. Ele descreve uma série de recomendações de políticas para moldar a economia digital pós-pandemia, desde fundos de estímulo direto e políticas de equilíbrio para dados pessoais até a remoção de barreiras para implantação de rede.

No final de 2025, diz o estudo, o 5G será responsável por pouco mais de um quinto do total das conexões móveis, e mais de duas em cada cinco pessoas ao redor do mundo viverão ao alcance de uma rede 5G.
Em 2021, as redes 5G foram lançadas pela primeira vez na Indonésia, Quênia e, apenas neste mês, no Tadjiquistão. Embora o 4G ainda tenha margem significativa para crescimento, globalmente se espera que ele alcance um pico de pouco menos de 60% até 2023, conforme o 5G começa a ganhar força. Nos principais mercados 5G, como China, Coreia do Sul e Estados Unidos, o 4G atingiu o pico e, em alguns casos, começou a cair.

Rede Blockchain

Outro passo significativo para a indústria móvel hoje é o anuncio da disponibilidade comercial do GSMA eBusiness Network, uma nova rede Blockchain de permissão privada para toda a indústria. O primeiro conjunto de aplicativos GSMA hospedado na rede visa transformar o processo de liquidação e compensação de roaming no atacado.

A mudança segue uma pesquisa colaborativa entre a GSMA e seis grupos de operadoras móveis globais. Eles foram os membros fundadores da iniciativa Blockchain for Wholesale Roaming (BWR). Juntamente com a GSMA, as seis operadoras – Deutsche Telekom Global Carrier, CK Hutchison, Orange, Telefónica, Verizon e Vodafone – consolidaram vários testes de prova de conceito bem-sucedidos usando a tecnologia Blockchain em um produto mínimo viável (MVP). O esforço entregou com sucesso uma solução de Blockchain de código aberto que automatiza as operações do processo de liquidação de roaming no atacado.

Desafios 

Reconhecendo o papel crítico que as startups desempenham no cumprimento do potencial da tecnologia móvel, o evento paralelo 4YFN também está em andamento. Pela primeira vez, será colocado no coração do MWC Barcelona na Fira Gran Via. A novidade deste ano é o 4YFN Investor Program, que dará às 400 startups internacionais participantes a oportunidade de atrair a atenção dos principais fundos, VCs e CVCs. Além disso, o 4YFN Impact Awards inaugural destacará startups de todo o mundo que estão fazendo uma contribuição positiva para o planeta.

“A indústria móvel está comprometida em impulsionar a inovação que seja acessível, justa e segura para todos. O MWC Barcelona deste ano é uma oportunidade perfeita para nos reunirmos como a indústria e discutirmos como podemos conseguir isso. Embora a lacuna da cobertura móvel tenha diminuído em 1 bilhão de pessoas nos últimos cinco anos, uma lacuna de uso mais significativa permanece e, juntos, devemos combatê-la”, disse John Hoffman, CEO da GSMA. “”Esta semana, espero ter conversas, pessoalmente e virtualmente, com aqueles que desejam desafiar o presente, defender o futuro e criar um impacto positivo para o mundo para que juntos possamos desbloquear todo o poder da conectividade”, finalizou.

Serviço
www.mwcbarcelona.com

 

4G

4YFN

5G

Blockchain

Espanha

GSMA

MWC Barcelona

pesquisa

telefonia móvel

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento