book_icon

Para mitigar apagões, “Everything as a Grid” da Eaton é uma alternativa

O apagão recém ocorrido que afetou todos os estados brasileiros, exceto Roraima, e cujas causas ainda não estão totalmente identificadas, traz novamente à tona o debate sobre soluções para um grid de energia mais descentralizado e baseado na microgeração

Para mitigar apagões, “Everything as a Grid” da Eaton é uma alternativa

Além das já conhecidas possibilidades de painéis solares em prédios e casas, uma outra tecnologia totalmente inovadora e muito menos conhecida, se destaca por não requerer a instalação de equipamentos adicionais, apenas a atualização. Trata-se do sistema EnergyAware desenvolvido pela Eaton, e que permite uma integração com a rede de alimentação de forma a monitorar a mesma e atuar em momentos de alta ou baixa demanda da mesma.

A tecnologia já está presente em Nobreaks de grande porte da empresa, tais como o Eaton 9395 High Performance. Com ela, os Nobreaks, ao invés de ficarem em stand-by na maior parte do tempo, passam a atuar constantemente, monitorando rede e suas baterias de alta capacidade através de algoritmos inteligentes que avaliam os melhores momentos para armazenar ou descarregar.

A tecnologia já está presente em Nobreaks de grande porte da empresa, tais como o Eaton 9395 High Performance 
 

Quando a energia for mais abundante e barata, eles irão armazená-la o máximo possível. Se o fornecimento for interrompido ou as tarifas estiverem altas, usarão a energia “barata” estocada para alimentar cargas críticas. E o que sobrar, poderá ser comercializado, sempre que for possível e oportuno. Do mesmo modo, poderá ser entregue ao grid energético se necessário. As possibilidades são ilimitadas na medida em que basta adicionar mais baterias para projetos específicos de alta capacidade. Isso inclui aplicações não apenas de backup de infraestruturas de missão crítica, mas também usinas híbridas de energia por exemplo, onde a função específica pode ser armazenar a energia extra quando está abundante para utilizá-la em momentos de escassez.

A evolução destas ferramentas para interagir com o grid de energia em “mão dupla” faz parte de uma abordagem mais ampla da Eaton, denominada “Everything as a Grid” (tudo como um Grid), um ambiente onde os pontos de geração e armazenamento de energia podem incluir uma casa, uma fábrica, um prédio de escritórios, um Data Center e muito mais.

Além do EnergyAware, a Eaton equipa sua nova geração de Nobreaks com tecnologias que maximizam sua capacidade de armazenamento de energia, o que é essencial para atuarem no “Everything as a Grid”. Por exemplo, na medida em que as baterias são mais exigidas em ciclos de carga e descarga, foi necessário desenvolver softwares para assegurar que isso não impactasse em sua vida útil. Neste caso, uma nova solução equipa a nova geração de Nobreaks Eaton. O Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS) foi pensado especialmente para baterias de íons de lítio e fornece monitoramento contínuo da temperatura da célula, ciclos de bateria e vida útil restante.

Igualmente importante neste contexto é o balanceamento de cargas, para o qual a Eaton desenvolveu o sistema VMMS (Variable Module Management System). Como o próprio nome sugere, ele gerencia o sistema em módulos de energia redundantes, ativando a transferência de carga entre tais módulos quando necessário. Desta forma ele otimiza tanto a eficiência quanto maximiza a vida útil. O VMMS está atualmente disponível para o Nobreak Eaton 9395 High Performance, 93PR e 93PM.

É interessante observar que muitas empresas utilizam grupos geradores para realizar a função de peak shaving e com as soluções para o “Everything as a Grid” da Eaton, seu uso também pode ser reduzido, economizando diesel. Softwares como o VCOM e Intelligent Power Manager da Eaton permitem monitorar todos os elementos da infraestrutura elétrica e desta forma integrar a gestão e sinergia entre Nobreaks e geradores de energia. A oportunidade que a abordagem “Everything as a Grid” da Eaton traz oferece novos paradigmas de resiliência energética, cortando custos, criando fluxos de receita e apoiando um mundo muito mais sustentável.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.