book_icon

Como o Canal pode criar oportunidades de SD-WAN para os clientes

Nos últimos anos, o sistema “trabalhe de onde quiser” conquistou seu espaço no cenário dos negócios. As empresas estão mais dispersas do que nunca – estendendo-se de escritórios corporativos a cafés, residências e quase todos os lugares pelo caminho. Além disso, as arquiteturas de rede agora incorporam tudo, desde Data Centers até a Nuvem e a Borda. Enquanto isso, devido à IoT, estamos vendo uma explosão de dispositivos conectados a redes corporativas.

Com a complexa expansão das redes e um fluxo de novos usuários e dispositivos se conectando fora dos perímetros de segurança tradicionais, as equipes de TI estão enfrentando desafios cibernéticos cada vez maiores. Enquanto fazem isso, tanto as empresas quanto os funcionários exigem cada vez mais flexibilidade e acessibilidade.

Diante de tais mudanças e demandas, a infraestrutura de rede tradicional e as arquiteturas de segurança – baseadas em MPLS, roteadores e firewalls – estão lutando para entregar resultados. Seu custo, rigidez e complexidade não foram projetados para as aplicações atuais ou formas de trabalho emergentes.

Em resposta, algumas organizações tentaram gerenciar essas mudanças estendendo seu roteador legado e infraestruturas centradas em firewall, no entanto, essas simplesmente não são flexíveis o suficiente para aplicações modernas, que são hospedadas principalmente na Nuvem.

Isso faz com que um número cada vez maior de organizações busquem novas tecnologias para a rede de longa distância (WAN) e segurança, o que resulta na crescente demanda por um SD-WAN mais avançado. Combinando a flexibilidade de overlays virtuais SD-WAN e recursos de segurança de última geração, o SD-WAN avançado fortalece a rede na LAN, WAN e em Nuvem.

Nesse cenário de crescente apetite por SD-WAN, como os parceiros de Canal podem maximizar a solução como uma oportunidade de crescimento? Quais benefícios eles podem prometer aos clientes? E como eles devem se posicionar em relação aos firewalls tradicionais das filiais?

Simplificando as operações locais e alcançando benefícios comerciais
Arquiteturas WAN baseadas em roteadores tradicionais exigem que as equipes de TI do cliente lidem com uma vasta gama de equipamentos de rede e segurança que foram acumulados ao longo dos anos. Em muitos casos, esse hardware deve ser configurado manualmente usando uma interface de linha de comando. As filiais locais muitas vezes carecem de mão de obra de TI experiente para instalar e manter todos esses equipamentos, o que significa que são necessárias visitas ao local no caso de qualquer problema ou atualizações, gerando um custo extra.

As soluções avançadas de SD-WAN integram todas as funções necessárias de WAN, como roteamento e otimização de WAN, e podem incluir também firewalls e outras funcionalidades de segurança de última geração incorporados, para que as organizações possam consolidar seus equipamentos de rede em um único dispositivo. Essas soluções avançadas podem ser configuradas e implementadas com provisionamento sem intervenção de pessoas em milhares de locais, eliminando a necessidade de uma equipe de TI local experiente ou a realização de chamados técnicos.

Além disso, as soluções avançadas de SD-WAN vão além dos firewalls, alcançando o SASE e, com isso, permitindo a implementação da segmentação de rede ZTNA – zero trust network access, com base no controle de acesso por identidade e função. Isso garante que apenas usuários e dispositivos autorizados possam acessar áreas específicas da rede e do cliente, de acordo com as permissões concedidas. A automação e a inteligência do SD-WAN simplificam os processos e impulsionam a eficiência, garantindo que os líderes empresariais possam se concentrar em ações estratégicas mais importantes, sem se preocupar com problemas de rede.

Essa mudança na abordagem oferece uma grande oportunidade para os parceiros de canal, especialmente para aqueles que anteriormente comercializavam soluções de rede tradicionais. Agora, em vez de falar com os líderes de TI sobre “produtos” de rede, os parceiros podem dialogar com os líderes empresariais sobre a garantia da disponibilidade das aplicações e a transformação da segurança, permitindo atingir objetivos empresariais mais amplos. Uma abordagem sólida em relação à segurança é fundamental para qualquer jornada de transformação do cliente. Com a segurança adequada, as equipes de TI poderão concretizar qualquer transformação que os clientes estejam buscando, seja relacionada aos negócios, operações, digitalização ou migração para a Nuvem.

Apoio a organizações “Cloud-first”
Clientes de todos os setores estão sendo impulsionados a acelerar seus planos de migração para a Nuvem, mas isso é acompanhado de preocupações com a complexidade e interrupção dos serviços. O SD-WAN elimina essas preocupações, como a plataforma de borda SD-WAN Aruba EdgeConnect, por exemplo. Agora é possível estender a rede para a AWS, Azure, Google ou Oracle com poucos cliques, o que significa que as empresas conseguem reduzir a complexidade ao considerarem adotar uma estratégia de Nuvem híbrida ou multi-Cloud.

Há também benefícios na experiência do usuário ao apoiar a migração para a Nuvem com a abordagem avançada de SD-WAN, o que torna essa proposta ainda mais atraente para os clientes – e, portanto, para os parceiros de canal. Quando os clientes hospedavam a maioria das aplicações de negócios em seus próprios Data Centers, rotear o tráfego das aplicações em locais remotos e trazê-las de volta ao data center para uma inspeção de segurança era algo usual. No entanto, à medida que cada vez mais as aplicações são migradas para a nuvem, enviar o tráfego de volta a um data center está impactando de forma negativa o desempenho das aplicações.

Ao implantar um SD-WAN avançado os clientes podem melhorar a qualidade da experiência do usuário ao direcionar automaticamente o tráfego para a internet com base nas políticas específicas de negócios. Aplicações em nuvem confiáveis podem ser enviadas diretamente via nuvem pela internet, enquanto aquelas menos confiáveis podem ser direcionadas primeiro para um serviço de segurança entregue pela nuvem ou de volta ao firewall do data center na ausência de um serviço de segurança. Tudo isso resulta em um melhor desempenho das principais aplicações, o que aumenta a produtividade e a satisfação do cliente final.

Benefícios para a segurança e fim dos problemas de latência

Claro, a transformação para a nuvem é um conceito que abrange diversos aspectos, mas podemos mapear o nível de propensão das empresas e sugerir melhores práticas. As organizações mais inclinadas a adotar o SD-WAN são aquelas que enfrentam dificuldades em manter uma alta qualidade de experiência para os usuários finais ou que apresentam problemas de latência. Os parceiros devem prestar atenção aos clientes que atualmente não conseguem oferecer um desempenho consistente das aplicações ou que se queixam da sua disponibilidade, impactando a produtividade e a realização de novos negócios. Esses são sinais de que o SD-WAN avançado pode oferecer uma solução viável.

Os parceiros também devem lembrar que as ofertas de SD-WAN não se aplicam apenas a empresas de grande porte. Na era do trabalho híbrido, não são apenas grandes filiais e campi que estão sob pressão de segurança. Escritórios domésticos e pequenas filiais remotas também precisam de gerenciamento automatizado baseado em políticas e segurança em nuvem. Ofertas como a solução Microbranch EdgeConnect da Aruba permitem que locais menores desfrutem dos benefícios do SD-WAN e do SASE. A não necessidade de hardware adicional é um fator importante para clientes com escritórios domésticos com restrição de espaço ou pequenos escritórios sem equipe de TI, como lojas temporárias, quiosques e clínicas móveis.

Conforme as organizações continuam suas jornadas pela transformação digital, a necessidade de agilidade e segurança na borda e em locais distribuídos apenas aumenta. Os parceiros devem estar preparados para capitalizar esse impulso e garantir que seus clientes estejam totalmente seguros neste mundo disperso e digital-first. Os parceiros devem trabalhar com os clientes para substituir seus firewalls legados de filial por uma solução de SD-WAN, a fim de abraçar a era do “cloud-first” e modernizar tanto suas redes quanto a sua arquitetura de segurança.

Por Antenor Nogara, gerente nacional da HPE Aruba Networking.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.