book_icon

Os fatores que determinam a disponibilidade 24×7 dos Data Centers

A humanidade testemunhou quatro principais revoluções que mudariam para sempre o curso da sociedade. A primeira ocorreu em 1780 com a introdução da mecanização; a segunda em 1870 quando a eletricidade iluminou o mundo; a terceira em 1969 com o uso da computação e a quarta está ocorrendo nesta década, através da Transformação Digital.

A Transformação Digital ocorrendo hoje inclui todos os setores e todas as economias, e aborda duas necessidades essenciais: volumes enormes de dados e disponibilidade em tempo real.

Nesta nova revolução, os Data Centers são protagonistas. De acordo com a Global Data, como resultado da pandemia da covid-19, os Data Centers se tornaram o quinto serviço essencial mais crítico, após telecomunicações, água, eletricidade e combustível. A empresa estima que as receitas globais dos Data Centers chegarão a US$ 948 bilhões até 2030, com um crescimento anual de 6,7% nesta década.

A dependência inusitada pelos sistemas de TI, levada pelo distanciamento social requerido pela pandemia, deixou os operadores de Data Center com uma necessidade vital de habilitar a disponibilidade da infraestrutura durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. A disponibilidade tornou-se uma prioridade para as empresas, mas como proporcioná-la?

Construindo e dando suporte 24×7 à infraestrutura do Data Center
Considerando que os serviços dos data centers são essenciais no mundo pós- pandêmico e, portanto, precisam operar sem interrupções, você precisa de infraestrutura e serviços eficientes e robustos para dar suporte à computação:

Gerenciamento térmico adequado para manter os equipamentos críticos nas temperaturas de operação corretas.
Gerenciamento da energia otimizado, através de sistemas de alimentação de energia ininterrupta (UPS) de alta eficiência
Monitoramento em tempo real dos equipamentos de infraestrutura e do seu desempenho; 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Rotinas de manutenção preventiva para os equipamentos de infraestrutura do data center, de forma que o data center permaneça altamente disponível.

Contratações das equipes para gerenciar a disponibilidade do Data Center
Embora buscando dar suporte à continuidade dos data centers, os operadores muitas vezes encontram uma falta de pessoal com conhecimento especializado para dar suporte a todas as etapas do desenvolvimento e da operação do Data Center. A América Latina precisará de 21.000 profissionais adicionais para atender ao setor de data centers, de acordo com estimativas do Uptime Institute. As empresas também precisarão de fornecedores de equipamentos que tenham uma disponibilidade para fornecer serviços 24×7, ajudando a lidar com a sua falta de profissionais.

A extrema dependência de pessoas, empresas e países em relação aos sistemas digitais recomenda, ainda, a implementação de times de serviços perto do cliente. Essa equipes, treinadas para atender a qualquer necessidade, reduzem o tempo de reação a um incidente, cumprindo com os prazos prometidos.

Por Francisco Sales, diretor de serviços da Vertiv América Latina.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.