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Automação é indispensável no crescimento de uma empresa

Tanto no setor de negócios, como no modelo B2B, a implementação da automação traz um sem fim de vantagens, que incluem uma maior eficiência nos processos, melhoria do atendimento ao cliente e permite, inclusive, espaço para a inovação

Automação é indispensável no crescimento de uma empresa

Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas buscam melhorar a realização de determinados trabalhos e processos em um espaço de tempo cada vez mais otimizado.

Não é de hoje que a automação faz parte da vida de várias esferas empresariais. Dentro do setor agrícola, que vem se beneficiando cada vez mais do uso das tecnologias, é possível ver sensores, drones entre outros sistemas de monitoramento remoto que acompanham as condições das plantações em tempo real.

Com o aumento da escala de produção, o setor agrícola não só ganhou em escala, mas também ajudou a minimizar o impacto dos trabalhadores a ambientes perigosos ou tarefas mais arriscadas, principalmente ao lidarem com o manuseio de produtos químicos.
Passando por todos os segmentos, a automação vem conectando os ambientes híbridos e de multi Nuvem a processos que permitem às empresas ganhar maior escalabilidade e velocidade, além de melhorar a consistência dos processos realizados, podendo se ocupar com outras tarefas que requerem um acompanhamento mais dedicado e centralizado.

O leque de possibilidades é bem extenso e bastante adaptável às demandas específicas dos mais variados negócios

Existem várias maneiras de usar a automação dentro de uma empresa: desde a captação de leads até ajudando na organização das tarefas internas cotidianas. O leque de possibilidades é bem extenso e bastante adaptável às demandas específicas dos mais variados negócios.

Dentro do segmento corporativo, e até mesmo no B2B, a automação consegue agilizar atividades consideradas repetitivas e demoradas, o que resulta em uma maior eficiência operacional. O resultado disso é que as empresas conseguem alocar os recursos de maneira mais inteligente, economizando tempo e reduzindo custos.

O líder em crescimento da empresa Groufy Aceleradora, Matheus Maiberg, explica o case de uma empresa que precisava gerar uma alta quantidade de etiquetas para o envio dos produtos de um e-commerce via Correios.

“Só essa operação gerava um custo entre R$2 mil a R$3 mil no mês. Em um ano, após a implementação da automação, a empresa passou a economizar cerca de R$36 mil”, explica o expert em automação Matheus Maiberg. Desde essa perspectiva, fica claro que sem a automação em determinados processos considerados como repetitivos, uma empresa pode perder rendimento frente a outra que já implementa essas boas práticas, conseguindo render até o dobro, além de alavancar um maior lucro final.

Ainda no mundo corporativo, onde números são vitais, o simples erro ou imprecisão ao preencher algumas tabelas podem acarretar falhas extremamente nocivas para todo o processo, que vão desde pagamentos feitos de maneira incorreta até as perdas financeiras que podem ser até fatais para as empresas.

Essa última situação é perigosa se pensamos que boa parte desses trabalhos são feitos por colaboradores. Os erros podem gerar uma perda de credibilidade da marca, não só de maneira interna, mas também frente aos clientes e consumidores: os resultados podem ser devastadores a médio e longo prazo.

Ainda com todas essas suscetibilidades, um relatório apontou que pelo menos 85% das companhias, a nível mundial, ainda usam as planilhas do Excel para fazer o controle operacional e financeiro. Nesse caso, a automação vem como uma luva, permitindo às empresas terem um sistema mais eficiente, transparente e assertivo.

Conforme explica o CEO da Groufy, Matheus Maiberg, a automação ainda permite que as empresas possam expandir suas operações com maior facilidade, já que a maioria dos processos podem ser escalados, sem ter a necessidade de aumentar a força de trabalho. Nisso, o foco passa a ser a expansão para novos mercados ou a manutenção do crescimento.

Outros casos onde a automação pode ser implantada é na primeira abordagem aos clientes. Sem ter a aparência robótica e engessada, é possível criar uma pergunta humanizada para estabelecer o primeiro contato com o cliente.

Com um simples “Oi, eu sou o consultor da empresa X e gostaria de marcar uma reunião”, é estimado que haja uma economia de tempo para o colaborador, garantindo um alto nível de produtividade, que se traduz em melhores resultados para os negócios.
Embora existam especialistas treinados para oferecer um bom atendimento a cada cliente, enfrentamos desafios inerentes a essa abordagem. Questões como tempos de espera prolongados, repetidas transferências de setores, falhas bobas repetitivas e a necessidade dos clientes de reiterar informações.

Felizmente, os tempos evoluíram e hoje testemunhamos uma transformação nesse setor, com recursos tecnológicos. Segundo a pesquisa “Relatório do Estado do Atendimento ao Cliente Global”, conduzida pela Microsoft, 85% dos entrevistados consideram o atendimento ao cliente de extrema importância, e 68% esperam que suas necessidades sejam atendidas em até uma hora.

Ao usarem ferramentas como chatbots e sistemas de suporte automatizado, os colaboradores podem lidar com consultas básicas, o que os libera para resolver problemas mais complexos, que requerem mais atenção como o desenvolvimento de novos produtos e estratégias de crescimento.

A automação permite às empresas uma adaptação mais rápida às mudanças dentro das atuais condições do mercado. Essa reconfiguração de processos tornam mais ágeis os processos, o que leva uma maior satisfação por parte do cliente, cujas demandas estão em constante evolução”, explica o expert Matheus Maiberg.

Outro fator bastante positivo é que a automação de determinados processos garantem que as atividades realizadas pelas empresas estejam em conformidade com os regulamentos e normas, o que reduz os riscos legais e até mesmo financeiros.

Tanto no setor de negócios, como no modelo B2B, a implementação da automação traz um sem fim de vantagens, que incluem uma maior eficiência nos processos, melhoria do atendimento ao cliente e permite, inclusive, espaço para a inovação.

Todas essas características benéficas têm contribuído para o crescimento organizado e orgânico, como também para o sucesso sustentável das empresas em um ambiente comercial que sempre está em constante mudança.

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