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Vendas de chromebooks tiveram leve aumento no segundo trimestre, diz Canalys

Já o declínio do mercado de tablets no segundo trimestre de 2023 representa uma pequena melhora em relação à queda de 13% ano a ano experimentada no primeiro trimestre do ano

Vendas de chromebooks tiveram leve aumento no segundo trimestre, diz Canalys

De acordo com os dados mais recentes da Canalys, as remessas mundiais de tablets caíram 11% ao ano no segundo trimestre de 2023, para 31 milhões de unidades. Isso representa um declínio sequencial em relação ao primeiro trimestre e significa o menor volume de remessas globais de tablets desde o primeiro trimestre de 2020. Enquanto isso, os chromebooks tiveram um trimestre decente, com as remessas crescendo 1,2% no segundo trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado, somando 5,9 milhões de unidades, impulsionadas pelo retorno da demanda educacional, em particular na América do Norte.

O declínio do mercado de tablets no segundo trimestre de 2023 representa uma pequena melhora em relação à queda de 13% ano a ano experimentada no primeiro trimestre do ano. A Apple fortaleceu sua posição como fornecedora líder de tablets, vendendo 12,3 milhões de unidades, o que representa quase dois quintos do mercado global total de tablets. Apesar de uma queda anual de 14% nas vendas, a Samsung garantiu a segunda posição, vendendo 6 milhões de tablets. A terceira colocada foi a Amazon (2,2 milhões) e a quarta colocada a Lenovo (2,1 milhões), que registraram as maiores quedas entre os principais fornecedores de tablets, com vendas caindo 33% e 39%, respectivamente. A Huawei ficou em quinto lugar no ranking, com 1,7 milhão de unidades vendidas.

Os EUA representaram 81% das remessas globais de chromebook no segundo trimestre de 2023, bem acima de sua participação média desde o início da pandemia

“Embora a demanda por tablets tenha caído desde os picos da pandemia, ela permanece relativamente resiliente”, disse Himani Mukka, gerente de Pesquisa da Canalys. “Com os mercados de PCs e smartphones também sob ameaça, os vendedores de tablets têm uma ferramenta adicional para ajudar a atingir bolsões de oportunidade nos setores de consumo, comercial e educacional. O mercado receberá um impulso da demanda sazonalmente mais forte na segunda metade do ano, com fornecedores continuando a lançar produtos, adotando estratégias agressivas de entrada no mercado e impulsionando atividades promocionais. No entanto, na frente comercial, parece que a diferença de produtividade entre tablets e PCs deve aumentar. Com a Intel e a AMD estabelecendo roteiros para o desenvolvimento de ‘PCs IA’, a capacidade futura de os tablets servirem como substitutos de notebook pode ser diminuída à medida que a funcionalidade IA se torna cada vez mais importante para a produtividade do trabalhador”, observou.

Recuperação

O mercado global de chromebooks experimentou um crescimento modesto no segundo trimestre de 2023, após sete trimestres consecutivos de declínio. A HP garantiu o primeiro lugar como fornecedor líder de chromebook, com vendas de 1,5 milhão de unidades, um crescimento de 69% em relação ao ano passado. A Lenovo manteve o segundo lugar no ranking, com remessas de 1,3 milhão de chromebook, crescendo 14,5%, enquanto a Dell, terceira colocada (1,29 milhão), sofreu uma queda de 15%. A Acer (1 milhão) e a Asus (372 mil) ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, ambas perdendo participação de mercado em comparação com o ano anterior.

“O retorno ao crescimento dos chromebooks foi impulsionado por uma forte demanda no setor de educação nos EUA”, disse Kieren Jessop, analista de Pesquisa da Canalys. “Os EUA representaram 81% das remessas globais de chromebook no segundo trimestre de 2023, bem acima de sua participação média desde o início da pandemia. Antes do próximo ano letivo, as instituições dos EUA apresentaram inscrições antes do prazo de 13 de maio de 2023 para a terceira rodada do Fundo de Conectividade de Emergência (ECF) do governo. A Comissão Federal de Comunicações (FCC) informa que a última rodada de financiamento apoiou o lançamento de 5,1 milhões de dispositivos conectados, com compromissos totais até o momento atingindo quase 13 milhões de dispositivos conectados. No entanto, o uso do dinheiro do contribuinte para chromebooks foi recentemente examinado, com o US Public Interest Research Group Education Fund publicando um relatório crítico sobre a vida útil dos dispositivos. Salvo mais financiamento federal, as escolas que mantêm chromebooks mais antigos podem enfrentar interrupções devido a problemas de usabilidade e experiência”, finalizou Jessop.

Serviço
www.canalys.com

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