book_icon

Empresas de semicondutores unem forças para promover a arquitetura RISC-V

Consórcio criará uma empresa na Alemanha com foco inicial em aplicações no setor automotivo, mas com uma eventual expansão para incluir dispositivos móveis e IoT

Empresas de semicondutores unem forças para promover a arquitetura RISC-V

Grandes empresas da indústria de semicondutores como Qualcomm Technologies, Robert Bosch GmbH, Infineon Technologies AG, Nordic Semiconductor e NXP Semiconductors se uniram para investir em conjunto em uma empresa que visa promover a adoção do RISC-V globalmente, permitindo o desenvolvimento de hardwares de próxima geração.

Formada na Alemanha, esta empresa, cujo nome não foi definido, terá como objetivo acelerar a comercialização de futuros produtos baseados na arquitetura RISC-V de código aberto. A empresa será uma fonte única para habilitar produtos baseados em RISC-V compatíveis, fornecer arquiteturas de referência e ajudar a estabelecer soluções amplamente utilizadas na indústria. O foco inicial da aplicação será automotivo, mas com uma eventual expansão para incluir dispositivos móveis e IoT.

Uma colaboração aberta com empresas afins para aprimorar continuamente o IP inovador do microprocessador RISC-V e garantir um fornecimento robusto e confiável da tecnologia é a resposta ideal para esse desafio

Em sua essência, o RISC-V incentiva a inovação, permitindo que qualquer empresa desenvolva hardware personalizado de ponta com base em um conjunto de instruções de código aberto. A adoção adicional da tecnologia RISC-V promoverá ainda mais diversidade na indústria eletrônica – reduzindo as barreiras de entrada para empresas menores e emergentes e permitindo maior escalabilidade para empresas estabelecidas.

A empresa pede às associações, líderes e governos da indústria que unam forças em apoio a esta iniciativa, que ajudará a aumentar a resiliência do ecossistema mais amplo de semicondutores. A formação desta empresa estará sujeita a aprovações regulatórias em várias jurisdições.

“Estamos entusiasmados por nos unirmos a outros players do setor para impulsionar a expansão do ecossistema RISC-V por meio do desenvolvimento de hardware de próxima geração. A Qualcomm Technologies vem investindo em RISC-V há mais de cinco anos e integramos microcontroladores RISC-V em muitas de nossas plataformas comerciais. Acreditamos que o conjunto de instruções de código aberto do RISC-V aumentará a inovação e tem o potencial de transformar o setor”, disse Ziad Asghar, vice-presidente sênior de Gerenciamento de Produtos da Qualcomm Technologies.

“A Bosch está convencida de que as iniciativas que promovem as especificações abertas RISC-V levarão o mercado global de mobilidade um passo significativo adiante. A iniciativa agora planejada ajudará muito a estabelecer um ecossistema de semicondutores confiável e eficiente com base na UE”, disse Jens Fabrowsky, vice-presidente executivo da Bosch e responsável pelos negócios de semicondutores.

“À medida que os veículos se tornam definidos por software e os requisitos de confiabilidade aumentam devido à eletrificação e conectividade, por exemplo, bem como através de tendências como direção autônoma, há uma necessidade geral de padronização e compatibilidade de ecossistema em todo o setor, com as CPUs sendo um IP chave. Estamos orgulhosos de apoiar o estabelecimento de produtos automotivos confiáveis ​​baseados em RISC-V com esta iniciativa. O conhecimento e a experiência dos principais participantes do mercado liberarão todo o potencial do RISC-V no setor automotivo”, disse Peter Schiefer, presidente da Divisão Automotiva da Infineon.

“A Nordic Semiconductor é uma apoiadora comprometida e entusiástica da iniciativa RISC-V e está pronta para impulsionar o projeto. As soluções de IoT da Nordic representam a vanguarda da tecnologia sem fio de baixo consumo de energia e, para manter essa posição, é fundamental mantermos acesso contínuo a microprocessadores integrados eficientes e poderosos. Uma colaboração aberta com empresas afins para aprimorar continuamente o IP inovador do microprocessador RISC-V e garantir um fornecimento robusto e confiável da tecnologia é a resposta ideal para esse desafio”, disse Svein-Egil Nielsen, CTO/EVP P&D e Estratégia da Nordic Semicondutor.

Serviço
www.qualcomm.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.